A suspensão dianteira é uma parte do veículo que possui uma enorme importância, pois ela garante não apenas o conforto dos motoristas e passageiros do veículo, mas também a segurança durante a condução do automóvel na estrada.
Diante da sua importância, produzimos este artigo onde vamos explorar tudo que você precisa saber sobre a suspensão dianteira, desde a sua composição e funcionamento até os sinais de problemas e dicas de manutenção. Então continue lendo até o final.
Leia mais: Como funciona a suspensão de competição
A suspensão dianteira nada mais é do que um conjunto de componentes que ligam as rodas dianteiras com o chassi do carro.
A sua principal função é absorver os impactos que os carros sofrem nas estradas e ruas, dando aos motoristas e passageiros segurança durante a condução.
Sem esquecer, também, da contribuição na estabilidade e controle do veículo, em especial durante as curvas e as frenagens nas estradas.
Leia mais: Curiosidades sobre o Sistema de Suspensão
Muitos, de forma equivocada, acreditam que a suspensão dianteira é apenas uma peça. Na verdade, ela é composta por várias peças, sendo que cada uma desempenha um papel específico. As peças são:
Como você viu acima, a suspensão dianteira é formada por um conjunto de peças. E como todas as peças, elas apresentam desgastes com o tempo, o que acarreta em alguns problemas, que podem dar alguns sinais:
Existem algumas formas de conseguir identificar se a suspensão dianteira do seu carro está com problemas.
O teste de compressão é uma forma bem popular. Basta pressionar o carro para baixo sobre cada uma das rodas. Caso o carro quique mais de uma vez, pode ser que exista um problema com os amortecedores.
Outra forma é fazer uma análise visual mesmo. É olhar se as peças que compõem a suspensão estão desgastadas, rachadas ou se há um vazamento de óleo. Com uma simples inspeção o dono do carro consegue enxergar algum problema.
E também dá para serem realizados testes com o carro em movimento. Dirigir em estradas irregulares para sentir o comportamento do carro, se tem algo anormal na suspensão do veículo.
Leia mais: Suspensão de carro: sinais de problema, componentes e como fazer a manutenção
Um kit completo de suspensão dianteira inclui amortecedores, molas, buchas e outros componentes. E substituir todas as peças de uma vez pode ser algo benéfico para o carro.
Isso porque você garante uma compatibilidade de peças, bem como um melhor desempenho da suspensão.
Mas qual é o melhor momento para fazer essa troca? No geral, quando algumas peças estiverem desgastadas, ou se você desejar uma melhor qualidade de condução do carro na estrada e após uma quilometragem específica, recomendada pela fabricante do veículo.
Leia mais: Como saber se o carro está com folga na suspensão?
A suspensão dianteira tem uma grande influência na estabilidade do veículo. Uma suspensão em perfeito estado, portanto, garante uma condução suave para o motorista, isso porque ela absorve os impactos que são gerados durante uma viagem.
Além disso, o motorista do veículo sente maior estabilidade durante as curvas, visto que a suspensão reduz a inclinação do automóvel, dando maior controle do carro.
E não para por aí! O condutor sente mais segurança durante as frenagens. Isso porque as rodas continuam em contato com o solo, aumentando a eficiência das frenagens.
Leia mais: Carros com controle de estabilidade oferecem mais segurança?
Acima, relatamos quais os problemas, sinais e impactos que uma suspensão dianteira com problemas traz para os motoristas e passageiros. Uma forma de prolongar a vida útil dessas peças é a manutenção regular. Confira algumas dicas:
Escolher as peças certas para a suspensão dianteira é uma medida importante para manter o bom desempenho e a segurança do carro. Portanto, na hora de comprar as peças, leve em consideração as seguintes dicas:
Como toda e qualquer tecnologia está em constante evolução, com a suspensão não é diferente. Conheça algumas tendências para esse componente:
Como mostramos no decorrer de todo o conteúdo, a suspensão dianteira é uma parte importante do carro no que diz respeito à segurança e conforto.
Manter essa parte do carro em bom estado, portanto, requer atenção aos sinais de desgaste, revisões periódicas e a escolha de peças originais e de qualidade.
Leia mais: Fazer revisão fora da concessionária faz o carro perder a garantia?