Quando você liga o carro e dá partida, muitos processos são realizados, para que ele de fato comece a funcionar e muito desses processos acontecem no sistema de arrefecimento do motor.
Para que o motor funcione, muitas explosões acontecem através da queima do combustível, e com isso as temperaturas nesse sistema tornam-se elevadas.
Dessa forma, para que nenhum item derreta e atrapalhe o funcionamento do carro, o sistema de arrefecimento torna-se importante realizando o seu trabalho.
Para entender melhor, a sua função é manter a temperatura do automóvel em um certo nível para garantir o seu bom funcionamento.
Ele é responsável em evitar o superaquecimento, afinal quando isso acontece geram diversos problemas, como diminuir a vida útil do motor e do carro.
Neste texto, você vai entender como funciona o sistema de arrefecimento do motor e a sua importância.
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O sistema de arrefecimento do motor está presente nos carros que possuem motor a combustão e é um componente de refrigeração.
Durante o funcionamento do motor, cerca de 60% da energia do combustível é transformada em calor, que sai pelo escapamento do veículo e o restante fica misturada na água, óleo ou ar.
Os sistema de arrefecimento do motor tem como função manter a temperatura do carro em um grau ideal para o seu bom funcionamento. Quando o item atinge temperaturas altas, o motor pode superaquecer, causando problemas e danificando a peça.
O sistema de arrefecimento do motor possui muitas peças em sua composição, dentre elas estão:
A válvula termostática tem como função controlar a entrada do fluxo do fluido de arrefecimento dentro do motor. A sua responsabilidade é bloquear a água que fica em contato com o bloco do motor para que ela alcance a temperatura correta.
Quando o motor aproxima-se da temperatura ideal, essa válvula abre e concede a passagem da água para o radiador do carro, criando um ciclo de resfriamento no motor.
Muita gente acha que remover a válvula do sistema de arrefecimento do motor é uma opção para que ele não superaqueça, mas isso é completamente errado, afinal ela é responsável pela eficiência do automóvel.
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O eletroventilador ou a ventoinha tem objetivo o que o próprio nome já diz, que é ventilar o radiador. Dessa forma, a troca de calor entre a água que passa no sistema é feita de maneira correta, resfriando o motor e evitando altas temperaturas.
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O fluído ou aditivo, tem como responsabilidade não permitir que a água dentro do reservatório do carro congele ou ferva, fazendo com que o motor fique em uma temperatura ideal quando o carro estiver em movimento. O aditivo também é primordial para que as peças não oxidem ao entrar em contato com a água no sistema de arrefecimento do motor.
O aditivo é encontrado em 3 formas químicas diferentes, como o composto por etileno glicol, orgânico ou sintético. Para saber qual é o indicado para o seu possante, é importante olhar o manual do carro.
Muitos defeitos são causados, por conta do mau uso ou estado do fluido. Por isso, a sua troca deve ser feita sempre nos tempos certos que ficam indicados no manual do veículo.
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A bomba d’água é responsável em fazer a água circular no sistema de arrefecimento do motor, fazendo com a aconteça a troca de calor entre as peças e a água. É comum achar defeitos nelas, como vazamentos, folgas, barulhos no rolamento, desgaste ou falhas no sistema de acionamento. Dessa forma, é importante checar seu estado constantemente.
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A abraçadeira amarra as mangueiras para elas fiquem na posição correta. É uma peça do sistema de arrefecimento do motor que precisa de checagem e troca periódica. Quando for trocar, confira sempre qual é modelo original do seu carro.
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O radiador é responsável por realizar à troca de calor entre água quente que vem do motor e ar que vem de fora. É um sistema que quando dá problemas, são bem visíveis, como vazamentos, trincas, obstrução interna ou deficiência na troca térmica.
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Sensor de temperatura ou cebolinha de temperatura
Esse item tem como função informar a temperatura do motor e da água no sistema de arrefecimento, para o painel do carro.
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O reservatório nada mais é do que a peça que guarda a água do sistema de arrefecimento do motor. Nele é possível verificar o nível de água de todo o sistema, por isso importante abastecê-lo com água e aditivo, quando necessário.
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O sistema funciona como um ciclo, onde a bomba d’água faz com que o fluido do radiador circule entre as partes internas do motor, fazendo com que ele resfrie.
Todo esse ciclo, é controlado pela válvula termostática que se abre sempre que o aditivo atinge a temperatura correta. A tampa do radiador também tem uma função importante, ela expande e controla a pressão do sistema, dessa forma, ela mantém o nível do fluido no radiador.
Já falamos acima que o fluido do radiador é extremamente importante para o funcionamento do sistema. Esse líquido, muitas vezes é misturado com a água e garante a temperatura dos componentes do motor, evitando seu superaquecimento. Porém, ele sozinho não garante a refrigeração do automóvel.
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Existem diversos tipos de fluido de arrefecimento no mercado e eles são diferentes, por isso é importante conhecer cada opção.
Essa opção não é necessário misturar com água, pois ela já vem misturada. Para colocar é só seguir as orientações do rótulo e preencher o recipiente.
Já essa opção de aditivo é necessário diluir com água, mas não é qualquer água, é a desmineralizada e precisa ser na proporção correta que também vem especificada no rótulo.
Quando o aditivo precisa ser misturado com água, não é a água da torneira da sua casa, ela é corrosiva nesse contexto, por isso, a indicada é a desmineralizada.
Deixar que o sistema fique sem o líquido ou atrasar a sua troca, causa danos ao motor.
Como falamos existe a quantidade correta de cada um, para saber leia o rótulo ou o manual do seu veículo.
Não compre qualquer líquido, ou escolha o mais barato. Existe o correto para o seu carro e para saber é só ler o manual que lá estará especificado.
Manter as manutenções em dia é primordial para garantir a saúde do sistema e evitar gastos não previstos. Mas não é só isso, seguir as instruções do manual do carro também garante seu funcionamento. Cheque sempre que possível os componentes como:
A maioria dos problemas são causados pela falta de cuidado, manutenção ou aditivo. Dessa forma, se você seguir as dicas que deixamos, dificilmente encontrará problemas no sistema. Alguns outros prejuízos que podem acontecer são:
Esse problema acontece principalmente nos seguintes locais:
As galerias são espaços que ficam no bloco do motor, para a água passar por lá e resfriar o motor, ela precisa estar limpa.
Se ela estiver enferrujada quer dizer que o aditivo não está cumprindo sua função de forma correta.
Para saber o nível correto observe as marcas na vareta, que demonstram o nível máximo e mínimo. É importante ressaltar que essa medição precisa ser feita com o carro frio, faça o teste depois que o carro estiver desligado por um bom tempo, se fizer a checagem com o motor quente dará interferência.
O líquido de arrefecimento fica dentro do reservatório do motor.
É ideal que o sistema de arrefecimento do motor fique em uma faixa de 90º Celsius.
Para fazer a limpeza o indicado é procurar um profissional qualificado, mas se você deseja limpar em casa nós vamos te ajudar. Você vai precisar de:
Ao terminar, teste para ver se tudo saiu como esperado, caso a luz no painel acenda, quer dizer que a limpeza deu errado, então é melhorar procurar um profissional.
Tirando o líquido de arrefecimento que deve se trocado a cada dois anos e meio, as peças só devem ser trocadas quando realmente estragarem.
Em média, o líquido (aditivo + água desmineralizada) custa R$ 45.
As outras peças, variam de valor de acordo com o modelo do carro, mas a média é:
O principal risco é fundir o motor, que te obrigará a trocar a peça inteira e custa muito caro.
Como você pode ver cuidando direitinho do sistema de arrefecimento do motor e fazendo as manutenções necessárias raramente ficará no prejuízo.
Esperamos que essas dicas ajudem você na hora de fazer o diagnóstico do sistema. Confira mais conteúdos sobre o funcionamento do carro em nosso blog.
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