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    Sensor de estacionamento e câmera ré são a mesma coisa?

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    Você é do grupo que acha que sensor de estacionamento e câmera de ré são a mesma coisa? Então viemos te contar que apesar dos dois acessórios serem extremamente úteis para o motorista, eles possuem funções parecidas, mas não são a mesma coisa. 

    Essas duas tecnologias são essenciais na vida de qualquer motorista que preza pela segurança e conforto na hora de dirigir, mas qual é o mais indicado para você?

    Para isso, preparamos um texto que vai te explicar direitinho a diferença de cada um deles para que você possa escolher o melhor para o seu possante. 

    Leia também: Tilt Down: como funciona, para que serve e principais características.

    Qual a diferença entre sensor de estacionamento e câmera de ré?

    A principal diferença entre eles é a seguinte: o sensor de estacionamento emite sons e alertas, sobre a proximidade de veículos e objetos evitando batidas. Já a câmera de ré, é uma câmera que fica na traseira do carro, ajudando o condutor a ter mais visibilidade enquanto estaciona. 

    O que é câmera de ré?

    A câmera de ré é uma tecnologia que facilita na hora de fazer manobras, balizas e estacionar, é um recurso multimídia que sinaliza as possíveis barreiras. 

    O equipamento fica instalado próximo a placa do carro e a tecnologia é ativada no momento que o condutor engata a marcha ré. 

    A câmera mostra tudo que está atrás do veículo, o motorista consegue enxergar toda a vaga e objetos através do aparelho multimídia e isso facilita muito no momento da baliza. 

    Além disso, a tecnologia faz uma projeção do trajeto que o carro tem que cumprir de acordo com o posicionamento das rodas, para que o motorista gire o volante. 

    Leia também: Melhor Câmera de Ré: quais cuidados ter ao comprar e melhores marcas (2021). 

    O que é sensor de estacionamento?

    O ato de estacionar está entre as funções que mais demandam atenção dos condutores. Há quem pense que o sensor de estacionamento só é útil para os recém habilitados ou aqueles que têm dificuldade de fazer a baliza. 

    Mas não é bem assim. O sensor também é muito útil para os motoristas que têm facilidade para estacionar, afinal ele proporciona mais segurança e rapidez ao condutor. 

    O sensor de estacionamento, é também conhecido como sensor de ré. O objetivo da tecnologia é informar se há algum objeto ou qualquer outra coisa que pode colidir com a traseira do seu carro, através de um alerta sonoro. 

    Normalmente, são instalados 4 sensores no para-choque traseiro do veículo, para garantir a abrangência de captação dos objetos ao redor e são acionados quando o motorista engata a ré. 

    Quanto mais próximo da colisão, mais alto e rápido fica o alerta sonoro dentro do veículo. A maior parte dos sensores inicia os avisos a partir de 150 centímetros de distância. Essa distância é calculada por meio do tempo de retorno do sinal do obstáculo ao sensor. 

    As duas tecnologias podem ser instaladas no carro?

    Sim, as duas tecnologias podem ser instaladas no carro, caso o possante que você comprou não possua nenhuma delas. Tanto o sensor de ré, quanto a câmera de ré são acessórios que podem ser comprados em lojas de produtos automotivos para ser instalado. 

    É válido lembrar que você pode optar por ter os dois acessórios ao mesmo tempo, ou apenas um dos dois, que achar melhor. 

    Outra tecnologia que auxilia muito nas balizas é o Sistema ADAS, leia mais sobre ele nos artigos:

    • Sistema ADAS: o que é, como funciona e recalibragem.
    • Quando recalibrar o Sistema ADAS do carro?

    Quais são os tipos de sensores de ré?

    Sensor de estacionamento ultrassonográfico

    Esse é o mais comum e pode ser instalado em qualquer tipo de carro. O acessório fica distribuído em pontos estratégicos do para-choque, para captar obstáculos de diversos ângulos. 

    Quando há uma barreira próxima que pode resultar em colisão, a tecnologia emite sons que vão aumentando a intensidade conforme o carro se aproxima.  

    Para ser instalado é necessário fazer furos no para-choque. 

    Vantagens

    Além de ser adaptável em qualquer para-choque, o seu kit tem um valor acessível, pode ser encontrado a partir de R$60. 

    Desvantagens

    É mais indicado para obstáculos maiores, pois ele identifica sinais a partir de um metro de distância e já começa a apitar. 

    Sensor de estacionamento eletromagnético

    Esse modelo já não é indicado para todos os carros, principalmente para aqueles que possuem para-choque de metal, pois eles podem interferir no sinal dos sensores. 

    Para que seja instalado é necessário retirar o para-choque. 

    Vantagens

    É de fácil instalação e não é necessário furar o para-choque impactando a estética do veículo. 

    Desvantagens

    Não é possível instalar em qualquer para-choque, além disso ao desligar o carro o sensor para de funcionar, também possui um custo mais elevado, custando a partir de R$100. 

    Como instalar o sensor de ré?

    O ideal é que você procure um profissional capacitado para fazer a instalação de forma correta. Afinal acessórios que mexem com a parte elétrica do carro, quando realizados de forma errada podem trazer problemas e gastos maiores. 

    Mas, se você é daqueles que gosta de se aventurar e possui certa habilidade para realizar a instalação, vamos te ensinar o passo a passo. É um trabalho minucioso, que exige atenção e paciência, mas é possível ser realizado por uma pessoa. Primeiro, você vai precisar de:

    • furadeira;
    • fita crepe;
    • fita isolante. 

    Siga o passo a passo: 

    • Use uma fita crepe para marcar o centro do para-choque.
    • Faça marcações no meio do para-choque, com 20 cm do centro para a esquerda e direita e mais 40 cm para cada lado, formando um total de 4 pontos. 
    • Cada ponto necessita ficar a 40 cm de distância entre si. 
    • Meça a distância dos pontos em relação ao chão, pois eles necessitam estar alinhados. 
    • Fure cada ponto, usando a serra copo. 
    • Da esquerda para a direita, encaixe cada sensor, seguindo a ordem crescente de numeração. 
    • Passe o cabo do sensor pelo furo, até que a ponta saia pela parte debaixo do para-choque. 
    • Siga a orientação da parte traseira do sensor, na qual estará escrito UP, com uma seta que deve apontar para cima. 
    • Depois de encaixar todos, faça um chicote e passe-o para dentro do porta-malas.
    • Desconecte o plug de energia da lanterna e procure pelo positivo e negativo da ré.
    • Ligue os fios de alimentação da central, conforme as marcações. 
    • Utilize a entrada que sobrou para ligar o display.
    • Esconda a central do sensor no local do porta-malas, usando uma fita dupla face. 
    • Esconda o cabo do display, para preservar a parte estética do carro.
    • Organize os fios e feche o compartimento.
    • Teste se funcionou engatando a marcha ré. 

    Quais são os benefícios de ter um sensor de ré?

    Agilidade para estacionar

    Mesmo que fazer balizas não seja um problema para você, o sensor irá te auxiliar te garantindo mais agilidade, segurança e rapidez, pois você terá que olhar menos e se atentar a menos detalhes. 

    Evita colisões

    Sabe aquele dia que você está distraído? Então o sensor vai te ajudar também nesses momentos, afinal é impossível continuar dando ré infinitamente até colidir se o mesmo emite um sinal sonoro que te fará prestar atenção. 

    Qual é o melhor sensor de estacionamento ou câmera de ré? 

    Não existe melhor ou pior nessa equação, tudo irá depender da sua necessidade e também do seu bolso – visto que a câmera de ré é um investimento maior. É válido ressaltar que os dois são muito bons para ajudar nas manobras e quando instalados em conjunto, melhor ainda.

     

    Conclusão

    Pronto, se você tinha dúvidas para entender a diferença entre o sensor de estacionamento e a câmera de ré, agora já sabe o que é cada um. Dessa forma, você pode decidir qual se encaixa melhor com a sua necessidade e possante.

    Para continuar acessando conteúdos como esse, visite nossos artigos semanais aqui no blog, nos siga também nas redes sociais. 

    Leia também: Start Stop e Start&Stop: o que são, diferenças e como funcionam?

     

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