Você é do grupo que acha que sensor de estacionamento e câmera de ré são a mesma coisa? Então viemos te contar que apesar dos dois acessórios serem extremamente úteis para o motorista, eles possuem funções parecidas, mas não são a mesma coisa.
Essas duas tecnologias são essenciais na vida de qualquer motorista que preza pela segurança e conforto na hora de dirigir, mas qual é o mais indicado para você?
Para isso, preparamos um texto que vai te explicar direitinho a diferença de cada um deles para que você possa escolher o melhor para o seu possante.
Leia também: Tilt Down: como funciona, para que serve e principais características.
A principal diferença entre eles é a seguinte: o sensor de estacionamento emite sons e alertas, sobre a proximidade de veículos e objetos evitando batidas. Já a câmera de ré, é uma câmera que fica na traseira do carro, ajudando o condutor a ter mais visibilidade enquanto estaciona.
A câmera de ré é uma tecnologia que facilita na hora de fazer manobras, balizas e estacionar, é um recurso multimídia que sinaliza as possíveis barreiras.
O equipamento fica instalado próximo a placa do carro e a tecnologia é ativada no momento que o condutor engata a marcha ré.
A câmera mostra tudo que está atrás do veículo, o motorista consegue enxergar toda a vaga e objetos através do aparelho multimídia e isso facilita muito no momento da baliza.
Além disso, a tecnologia faz uma projeção do trajeto que o carro tem que cumprir de acordo com o posicionamento das rodas, para que o motorista gire o volante.
Leia também: Melhor Câmera de Ré: quais cuidados ter ao comprar e melhores marcas (2021).
O ato de estacionar está entre as funções que mais demandam atenção dos condutores. Há quem pense que o sensor de estacionamento só é útil para os recém habilitados ou aqueles que têm dificuldade de fazer a baliza.
Mas não é bem assim. O sensor também é muito útil para os motoristas que têm facilidade para estacionar, afinal ele proporciona mais segurança e rapidez ao condutor.
O sensor de estacionamento, é também conhecido como sensor de ré. O objetivo da tecnologia é informar se há algum objeto ou qualquer outra coisa que pode colidir com a traseira do seu carro, através de um alerta sonoro.
Normalmente, são instalados 4 sensores no para-choque traseiro do veículo, para garantir a abrangência de captação dos objetos ao redor e são acionados quando o motorista engata a ré.
Quanto mais próximo da colisão, mais alto e rápido fica o alerta sonoro dentro do veículo. A maior parte dos sensores inicia os avisos a partir de 150 centímetros de distância. Essa distância é calculada por meio do tempo de retorno do sinal do obstáculo ao sensor.
Sim, as duas tecnologias podem ser instaladas no carro, caso o possante que você comprou não possua nenhuma delas. Tanto o sensor de ré, quanto a câmera de ré são acessórios que podem ser comprados em lojas de produtos automotivos para ser instalado.
É válido lembrar que você pode optar por ter os dois acessórios ao mesmo tempo, ou apenas um dos dois, que achar melhor.
Outra tecnologia que auxilia muito nas balizas é o Sistema ADAS, leia mais sobre ele nos artigos:
Esse é o mais comum e pode ser instalado em qualquer tipo de carro. O acessório fica distribuído em pontos estratégicos do para-choque, para captar obstáculos de diversos ângulos.
Quando há uma barreira próxima que pode resultar em colisão, a tecnologia emite sons que vão aumentando a intensidade conforme o carro se aproxima.
Para ser instalado é necessário fazer furos no para-choque.
Além de ser adaptável em qualquer para-choque, o seu kit tem um valor acessível, pode ser encontrado a partir de R$60.
É mais indicado para obstáculos maiores, pois ele identifica sinais a partir de um metro de distância e já começa a apitar.
Esse modelo já não é indicado para todos os carros, principalmente para aqueles que possuem para-choque de metal, pois eles podem interferir no sinal dos sensores.
Para que seja instalado é necessário retirar o para-choque.
É de fácil instalação e não é necessário furar o para-choque impactando a estética do veículo.
Não é possível instalar em qualquer para-choque, além disso ao desligar o carro o sensor para de funcionar, também possui um custo mais elevado, custando a partir de R$100.
O ideal é que você procure um profissional capacitado para fazer a instalação de forma correta. Afinal acessórios que mexem com a parte elétrica do carro, quando realizados de forma errada podem trazer problemas e gastos maiores.
Mas, se você é daqueles que gosta de se aventurar e possui certa habilidade para realizar a instalação, vamos te ensinar o passo a passo. É um trabalho minucioso, que exige atenção e paciência, mas é possível ser realizado por uma pessoa. Primeiro, você vai precisar de:
Mesmo que fazer balizas não seja um problema para você, o sensor irá te auxiliar te garantindo mais agilidade, segurança e rapidez, pois você terá que olhar menos e se atentar a menos detalhes.
Sabe aquele dia que você está distraído? Então o sensor vai te ajudar também nesses momentos, afinal é impossível continuar dando ré infinitamente até colidir se o mesmo emite um sinal sonoro que te fará prestar atenção.
Não existe melhor ou pior nessa equação, tudo irá depender da sua necessidade e também do seu bolso – visto que a câmera de ré é um investimento maior. É válido ressaltar que os dois são muito bons para ajudar nas manobras e quando instalados em conjunto, melhor ainda.
Pronto, se você tinha dúvidas para entender a diferença entre o sensor de estacionamento e a câmera de ré, agora já sabe o que é cada um. Dessa forma, você pode decidir qual se encaixa melhor com a sua necessidade e possante.
Para continuar acessando conteúdos como esse, visite nossos artigos semanais aqui no blog, nos siga também nas redes sociais.
Leia também: Start Stop e Start&Stop: o que são, diferenças e como funcionam?