Às vezes as palhetas velhas acabam causando riscos no para-brisa do carro, sua borracha perde rigidez e dobra, deixando a haste metálica riscar o vidro.
Mas a culpa não é só delas, pedras, cocôs de pássaros e outros materiais podem arranhar o vidro.
Porém isso prejudica a visibilidade frontal, principalmente em dias chuvosos, a eficiência da palheta fica reduzida e embaça o vidro. Dependendo do tamanho do risco, podem até rachar o para-brisa.
O mesmo acontece a noite, onde os reflexos de diferentes tipos de faróis em sentido contrário acabam intensificando as imperfeições no vidro.
Se a área danificada for maior do que simples arranhões e pequenas marcas é recomendado que o para-brisa seja reparado ou substituído por um técnico de vidro qualificado. Vamos te ajudar a se livrar dos riscos no para-brisa.
Leia também: Palheta do carro: quanto tempo dura?
Para ver se o risco pode ser reparado, passe o dedo de forma vertical pelo arranhão para ver a sua profundidade. Caso suas unhas fiquem presas, é porque o risco é fundo demais e não pode ser reparado.
Riscos profundos não param de se expandir até que o para-brisa trinque de vez. Nesse caso, é melhor você recorrer a um profissional que faça a troca de toda a peça.
Leia também: Para-brisa Trincado: custos, como reparar, cuidados e valor da multa.
Não use detergente de louça, pois ele danifica a tinta do carro. Utilize limpa-vidros ou misture vinagre e água na mesma proporção para higienizar a área.
Leia também: Como limpar vidro de carro? 6 dicas para limpeza correta.
Essa dica só serve se tiver resíduos mais grossos, mas atenção não use objetos de metal, pois eles provavelmente gerarão ainda mais riscos no para-brisa.
Passe um raspador de plástico de frente para trás até tirar a sujeira grudada, logo após esfregue a superfície com um pano de microfibra úmido.
Aplique a fita para pintura na borda próxima ao risco e também sobre as palhetas.
O kit de reparo para vidro irá te auxiliar nesse momento, nele terá composto e esponja para polimento.
Aviso: o óxido de cério é altamente irritante. Proteja a sua pele e o seu rosto sempre que for mexer com a substância, usando máscaras e luvas.
A pasta de dente serve para você preencher os riscos. A ideal é que possui bicarbonato de sódio. Em seguida, passe-o no para-brisa com um pano de microfibra ou uma esponja. Depois, remova o excesso do produto.
Faças as contas mais ou menos de quanto óxido você precisará para preencher os riscos do para-brisa. Comece com pouco, cerca de 15g, e aumente conforme necessário.
Aplique o produto em ambiente ventilado
Misture água e pó em proporções parecidas e mexa os dois ingredientes até formar uma pasta com consistência de cola. Não demore para aplicar a pasta, pois ela começa a endurecer.
Não use ferramentas de bateria, pois elas não têm potência suficiente e podem esquentar demais.
Tire o excesso da pasta antes que ela seque.
Embora o procedimento descrito possa parecer simples, é muito importante que você tome o máximo cuidado possível ao realizar o passo a passo, uma vez que a falta de cautela pode acarretar outros riscos no para-brisa.
Outro fator importante, que deve ser mencionado, é que os equipamentos e produtos utilizados no processo de polimento devem ser realizados por pessoas que entendem um pouco do procedimento.
Em último caso, leve o carro a um profissional que consiga reparar os riscos no para-brisa ou trocar de uma vez por todas. Conheça o serviço de reparo de trincas e arranhões da Autoglass.
Como foi dito anteriormente, muitas vezes o procedimento de polimento não resolve o problema de riscos no para-brisa, nesses casos é preciso repetir e se necessário, realizar a troca do mesmo.
Leia também: Dirigir na chuva: 15 dicas Importantes e Principais Cuidados.
Para manter os vidros sem arranhões o primeiro passo é deixá-los sempre limpos.
Leia também: Melhor Palheta Para-brisa: quais os tipos e a melhor marca.
Conclusão
Como você viu é possível retirar os riscos no para-brisa do seu carro em casa. Mas o mais indicado é procurar um profissional especializado para realizar o serviço.
Seguindo as dicas descritas você também pode evitar os riscos no para-brisa, mas mesmo com todos cuidados necessários, muitas vezes é impossível prevenir que algo aconteça.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e ajude mais pessoas. Para continuar lendo artigos como esse, não deixe de acompanhar nossas postagens semanais aqui no blog.
1 Comment
Excelente texto! Tava procurando a informação e achei essa mais completa