O mundo dos automóveis cativa muitas pessoas. E grande parte desse público busca por nostalgia e desempenho, que se unem em um conceito: o restomod. Mais do que uma simples restauração, o restomod é a união entre a essência atemporal dos carros antigos com as tecnologias inovadoras dos dias de hoje.
Esse conceito pode ter ficado um pouco confuso. Mas continue lendo o nosso conteúdo, pois vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o restomod. Venha conosco!
Leia mais: Entenda a diferença entre carro antigo, clássico e histórico
Primeiro, vamos esclarecer o termo “restomod”, que nada mais é do que a junção de “restauração” e “modificação”. Para exemplificar, pense em um carro clássico, como um Ford Mustang da década de 1960. Agora, imagine esse veículo sendo equipado com um motor potente da atualidade, um sistema de freios inovador, todo o seu interior sendo revestido por couro macio e um sistema de infotainment de última geração. Essa fusão entre o passado e o presente é a alma do restomod.
Leia mais: Carros antigos nacionais e colecionáveis
Leia mais: Carros Tesla: a revolução elétrica na indústria automotiva
O restomod oferece uma série de vantagens que vão muito além da parte estética do veículo. Ao restaurar um carro antigo, o dono preserva a história e o valor do automóvel, eternizando um símbolo de uma época.
Mas não para por aí. Essa mudança permite que se desfrute de veículos clássicos com a segurança e conforto que os carros modernos têm. Algumas das vantagens são:
Leia mais: Curiosidades sobre o fusca e por que ele é tão amado
Apesar de ser um conceito muito bacana, o restomod também apresenta grandes desafios. A principal delas é a de encontrar peças originais ou compatíveis com os novos componentes. Esse trabalho, muitas vezes, requer muita pesquisa e paciência.
Outro ponto que precisa ser destacado é o investimento financeiro. Restaurar e modificar um veículo, como você pode imaginar, não deve ser dos gastos mais baratos. Confira os principais obstáculos:
Leia mais: Quais modelos de carros de luxo mais famosos
Se engana quem acha que o conceito do restomod surgiu há pouco tempo. As suas raízes vêm lá da década de 1950, quando os amantes de carro começaram a mudar seus veículos antigos com motores mais potentes.
Com o passar dos anos, o conceito foi evoluindo, ganhando corpo, incorporando novas tecnologias e tendências, como a customização e uso de materiais modernos da época.
Leia mais: Marcas de carros de luxo: 14 mais requisitados do mundo
Como você pode perceber, o restomod não é uma tendência que começou na década passada. Por isso, ela está em constante evolução, acompanhando todas as tendências do mundo automotivo.
Só para dar um exemplo dessa evolução é o uso de fibras de carbono e alumínio, que permite reduzir o peso dos carros clássicos, aumentando o desempenho.
Carros mais recentes, como muscle cars dos anos 1970 e 1980, também estão entrando na mira dos adeptos do restomod, recebendo mudanças que preservam a identidade dos automóveis, mas deixando-os aptos para o uso do dia a dia.
Essa parte do conteúdo é para você que tem vontade de entrar no mundo do restomod. Então fique por dentro de dicas valiosas que vão de ajudar:
Leia mais: As lendárias marcas de carros de corrida
O restomod é mais do que um hobby ou paixão por carros antigos. Chega a ser uma celebração da criatividade, da mudança e do amor pela história. Ao restaurar um veículo clássico, não se preserva apenas a essência do automóvel, como cria uma obra com as suas digitais, a sua personalidade, o seu gosto.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe com aquele seu amigo que gosta de carros clássicos. Ah! E não se esqueça de acompanhar nossos artigos semanais aqui no blog.