Blog Autoglass Online

Logo da empresa autoglass de cor azul com fundo transparenteLogo da empresa autoglass de cor azul com fundo transparenteLogo da empresa autoglass de cor azul com fundo transparenteLogo da empresa autoglass de cor azul com fundo transparente
    • Loja
    • Dicas
    • Produtos
    • Serviços
    • Como fazer?
    • Notícias
    Foto de dois carros com para-choque com sensor estacionados
    Para-choque com sensor: o que é, tipos e principais benefícios
    3 julho, 2024
    Vamos explorar quais adesivos em vidro vigias são permitidos, quais são proibidos e responder às principais dúvidas dos motoristas sobre o assunto.
    Adesivos em vidro vigia: o que é permitido e o que é proibido
    8 julho, 2024

    Tudo que você precisa saber sobre restomod!

    5 julho, 2024
    Foto de um Mustang 1967 que representa o movimento restomod

    Mais do que uma simples restauração, o restomod é a união entre a essência atemporal dos carros antigos com as tecnologias inovadoras dos dias de hoje.

    O mundo dos automóveis cativa muitas pessoas. E grande parte desse público busca por nostalgia e desempenho, que se unem em um conceito: o restomod. Mais do que uma simples restauração, o restomod é a união entre a essência atemporal dos carros antigos com as tecnologias inovadoras dos dias de hoje. 

    Esse conceito pode ter ficado um pouco confuso. Mas continue lendo o nosso conteúdo, pois vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o restomod. Venha conosco! 

    Leia mais: Entenda a diferença entre carro antigo, clássico e histórico

    Mergulhando no conceito de restomod

    Primeiro, vamos esclarecer o termo “restomod”, que nada mais é do que a junção de “restauração” e “modificação”. Para exemplificar, pense em um carro clássico, como um Ford Mustang da década de 1960. Agora, imagine esse veículo sendo equipado com um motor potente da atualidade, um sistema de freios inovador, todo o seu interior sendo revestido por couro macio e um sistema de infotainment de última geração. Essa fusão entre o passado e o presente é a alma do restomod.

    Leia mais: Carros antigos nacionais e colecionáveis

    Principais elementos do restomod:

    • Motor e desempenho: substituir o motor para melhorar a potência e a eficiência do carro;
    • Suspensão e freios: atualizações para garantir que o veículo tenha um melhor manuseio e segurança;
    • Interior: adição de confortos modernos como ar-condicionado, assentos aquecidos ou de couro e sistemas de som avançados;
    • Tecnologia: inclusão de sistemas de navegação, câmeras de ré e até mesmo assistentes de direção.

    Leia mais: Carros Tesla: a revolução elétrica na indústria automotiva

    Benefícios do restomod

    O restomod oferece uma série de vantagens que vão muito além da parte estética do veículo. Ao restaurar um carro antigo, o dono preserva a história e o valor do automóvel, eternizando um símbolo de uma época. 

    Mas não para por aí. Essa mudança permite que se desfrute de veículos clássicos com a segurança e conforto que os carros modernos têm. Algumas das vantagens são:

    • Preservação da história: mantém a essência e o design original do carro;
    • Maior conforto: ao instalar componentes, como ar-condicionado, direção hidráulica e freios ABS, por exemplo, o motorista e passageiros têm uma experiência mais agradável;
    • Segurança melhorada: tecnologias inovadoras de segurança, como freios, sistemas de controle de tração e sensores de estacionamento, aumentam a segurança de todos dentro do automóvel;
    • Desempenho otimizado: os motores da atualidade, bem como as atualizações mecânicas, resultam em uma melhor desempenho e eficiência do veículo;
    • Personalização: dá aos proprietários a chance de personalizar o carro de acordo com as suas preferências pessoais.

    Leia mais: Curiosidades sobre o fusca e por que ele é tão amado

    Os grandes desafios do restomod

    Apesar de ser um conceito muito bacana, o restomod também apresenta grandes desafios. A principal delas é a de encontrar peças originais ou compatíveis com os novos componentes. Esse trabalho, muitas vezes, requer muita pesquisa e paciência. 

    Outro ponto que precisa ser destacado é o investimento financeiro. Restaurar e modificar um veículo, como você pode imaginar, não deve ser dos gastos mais baratos. Confira os principais obstáculos:

    • Disponibilidade de peças: encontrar peças originais ou compatíveis com as tecnologias atuais pode ser difícil e demorado;
    • Custo: todo esse processo de restauração e modificação do carro pode ter um custo bem elevado;
    • Mão de obra especializada: ninguém quer colocar o seu carro clássico na mão de qualquer profissional, não é mesmo? Portanto, existe uma necessidade de profissionais com experiência para realizar o serviço;
    • Complexidade do projeto: integrar toda uma tecnologia moderna em um veículo clássico pode ser uma tarefa bem difícil e requer um estudo detalhado.

    Leia mais: Quais modelos de carros de luxo mais famosos

    A história do restomod

    Se engana quem acha que o conceito do restomod surgiu há pouco tempo. As suas raízes vêm lá da década de 1950, quando os amantes de carro começaram a mudar seus veículos antigos com motores mais potentes.

    Com o passar dos anos, o conceito foi evoluindo, ganhando corpo, incorporando novas tecnologias e tendências, como a customização e uso de materiais modernos da época. 

    Evolução do restomod:

    • Década de 1950: início das modificações nos carros, focando especialmente em desempenho e potência;
    • Década de 1960 e 1970: crescimento do movimento muscle car, com modificações se tornando mais comuns e sofisticadas;
    • Décadas de 1980 e 1990: integrações de tecnologias emergentes e personalizações mais detalhadas;
    • Anos 2000 em diante: o restomod ganha muitos adeptos, tornando-se um hobby e, com uma grande crescente em conforto e tecnologia moderna.

    Leia mais: Marcas de carros de luxo: 14 mais requisitados do mundo

    Tendências e inovações no restomod

    Como você pode perceber, o restomod não é uma tendência que começou na década passada. Por isso, ela está em constante evolução, acompanhando todas as tendências do mundo automotivo.

    Só para dar um exemplo dessa evolução é o uso de fibras de carbono e alumínio, que permite reduzir o peso dos carros clássicos, aumentando o desempenho. 

    Carros mais recentes, como muscle cars dos anos 1970 e 1980, também estão entrando na mira dos adeptos do restomod, recebendo mudanças que preservam a identidade dos automóveis, mas deixando-os aptos para o uso do dia a dia.

    Tendências atuais:

    • Sustentabilidade: uso de peças recicladas e práticas ecológicas na restauração dos veículos;
    • Tecnologia inovadora: os carros estão integrando sistemas de navegação, conectividade Bluetooth, assistentes de direção e sensores de estacionamento;
    • Materiais leves: fibra de carbono e alumínio passaram ser utilizados para melhorar o desempenho do automóvel;
    • Eletrificação: os carros clássicos passaram a ser adaptados para propulsionamento elétrico, combinando sustentabilidade com estilo clássico.

    Dicas essenciais para iniciantes em restomod

    Essa parte do conteúdo é para você que tem vontade de entrar no mundo do restomod. Então fique por dentro de dicas valiosas que vão de ajudar:

    • Escolha o carro ideal: sem carro não tem como entrar nessa onda não é mesmo? Então, primeiro de tudo, escolha um carro que tenha um significado especial e que se encaixe no seu orçamento;
    • Pesquise e planeje: antes de executar qualquer mudança, faça uma pesquisa e planeje as mudanças, os custos e tudo mais. Criar um plano para a realização do trabalho é de extrema importância;
    • Busque ajuda: converse com profissionais que já têm experiência na comunidade. Existem diversas comunidades na internet para pegar dicas e conselhos;
    • Defina um orçamento: busque ter ideia de quais serão os custos totais da restauração do carro. E lembre-se que imprevistos acontecem, por isso mantenha uma reserva extra;
    • Envolva-se na comunidade: participar dos eventos, feiras e grupos do restomod para trocar experiências é algo super bacana;

    Leia mais: As lendárias marcas de carros de corrida

    Conclusão

    O restomod é mais do que um hobby ou paixão por carros antigos. Chega a ser uma celebração da criatividade, da mudança e do amor pela história. Ao restaurar um veículo clássico, não se preserva apenas a essência do automóvel, como cria uma obra com as suas digitais, a sua personalidade, o seu gosto.

    Gostou do conteúdo? Então compartilhe com aquele seu amigo que gosta de carros clássicos. Ah! E não se esqueça de acompanhar nossos artigos semanais aqui no blog.

    Compartilhar
    0
    Autoglass Brasil
    Autoglass Brasil

    Artigos relacionados

    retrovisor com sensor side assist
    7 maio, 2025

    Side Assist vs. outros sistemas: como ter uma segurança completa


    Ler mais
    ilustração de veículo elétrico com sensores
    2 maio, 2025

    ADAS em veículos elétricos: como a tecnologia transforma a mobilidade sustentável


    Ler mais
    inteligência artificial no setor automotivo
    30 abril, 2025

    Inteligência artificial no setor automotivo: como a IA está transformando a direção


    Ler mais

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Autoglass© 2020 - Todos os direitos reservados. MG Vidros Automotivos LTDA - CNPJ: 07.571.746/0009-51.
    • Loja
    • Dicas
    • Produtos
    • Serviços
    • Como fazer?
    • Notícias