Se tem algo caótico nos dias de hoje é o trânsito. Motoristas imprudentes, manobras apertadas e vagas limitadas se tornam desafios diários para quem dirige atualmente. E tem um item que ganha destaque nesse cenário, o para-choques com sensores, pois eles oferecem tranquilidade e segurança ao dirigir.
Mas como essa tecnologia funciona? Quais são os seus principais benefícios? Neste artigo vamos trazer todas as informações sobre esse componente inovador. Continue lendo o nosso conteúdo.
Leia mais: Entenda a diferença do para-choque traseiro e dianteiro
Esse componente tem uma tecnologia de última geração para detectar a presença de qualquer obstáculo ao redor do veículo. Os sensores – ultrassom, eletromagnéticos e infravermelhos – emitem ondas que batem nos objetos ao redor do carro e voltam ao sensor. É dessa forma que eles conseguem calcular a distância entre o carro e o obstáculo.
As informações obtidas pelos sensores são processadas por uma central eletrônica. Em seguida, alertas sonoros e visuais são dados ao motorista do veículo. Esses alertas se diferem em relação ao modelo do carro, podendo ser um bipe sonoro, indicadores visuais no painel do carro ou imagens em tempo real na central multimídia.
Leia mais: Para-choque dianteiro: o que é e para que serve?
Existe uma variedade de para-choques no mercado. Isso permite que o dono do carro encontre o modelo ideal para suas necessidades, gosto e orçamento. As principais opções são:
Instalados no para-choque traseiro, esse sensor é acionado no momento que o motorista engata a marcha ré no veículo. Como já foi dito acima, eles emitem ondas que detectam os obstáculos ao redor do carro e alertam o motorista sobre a distância entre o carro e o objeto.
É similar ao sensor de estacionamento, mas a única diferença é que ele pode ser acionado de forma manual pelo motorista, sem precisar que a marcha ré esteja engatada.
Esse componente é instalado nas laterais do carro, monitorando os pontos cegam e alertando o motorista sobre a presença de veículos e outros objetos em movimento pelos lados do automóvel.
Leia mais: Quanto custa para pintar o para-choque? Valor médio e cuidados com a pintura
Os para-choques com sensores são ideais para todos os tipos de motoristas, dos iniciantes até os experientes, que buscam:
Os para-choques com sensores não se limitam apenas à segurança no trânsito, proporcionando uma gama de benefícios que impactam a experiência ao dirigir e no valor do veículo.
O primeiro ponto que podemos abordar é evitar gastos com reparos e pinturas. Isso porque esse componente alerta sobre a presença de obstáculos, prevenindo acidentes e poupando o dono do carro com reparos e pinturas do automóvel.
Além disso, um carro equipado com esse item se destaca no mercado. Portanto, na hora de revendê-lo, o dono do veículo tem um retorno financeiro mais vantajoso. No final das contas, a instalação do para-choque com sensor se traduz em lucro na hora de revenda.
É claro que não dá para deixar de abordar a questão de conforto. Os motoristas dirigem com mais leveza e prazer sabendo da segurança transmitida pelos sensores. Sem preocupações com manobras apertadas ou estacionamentos em locais com baixa visibilidade, o motorista desfruta do ato de pilotar.
Os motoristas com mobilidade reduzida ou deficiência visual também são contemplados com os benefícios desse componente. Os sensores levam facilidade em manobras e geram mais independência no dia a dia.
Leia mais: Recuperação de para-choque vale a pena? Conheça as vantagens e desvantagens
O mercado automotivo oferece muitas opções de sensores, porém escolher a peça ideal para seu veículo requer atenção a alguns pontos importantes:
Leia mais: Onde comprar peças: dicas práticas para não errar
A primeira dica é seguir as instruções do manual do fabricante. Cada modelo de para-choque com sensor possui instruções específicas para instalação, uso e manutenção.
É de extrema importância manter os sensores limpos. Poeira e sujeira afetam a precisão dos sensores. Portanto, limpe-os sempre que puder. Além disso, testá-los também é uma dica muito valiosa, visto que nesse momento você pode encontrar algum pequeno problema no funcionamento do componente e ajustá-lo.
E, para finalizar, em caso de qualquer dúvida, recorra a algum profissional qualificado. Seja dúvidas sobre funcionamento ou qualquer outra funcionalidade, não tente resolver por conta própria.
Os para-choques com sensores passaram a ser um componente de muita valia para os motoristas que querem dirigir com mais segurança, tranquilidade e conforto.
Com as inúmeras variedades e funcionalidades existentes no mercado, qualquer motorista consegue encontrar a peça ideal para as suas necessidades e do veículo.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe com aquele seu amigo que possui dúvidas sobre para-choque. Ah! E não se esqueça de acompanhar nossos artigos semanais aqui no blog.