Quando falamos sobre cuidados automotivos infelizmente muitos motoristas esquecem da importância dos retrovisores e como regular o retrovisor interno corretamente.
O que é preocupante, afinal, quando o espelho está em posição incorreta ele pode reduzir o campo de visão em até 40% e comprometer a sua segurança a dos condutores na via.
Os bons hábitos de direção também estão ligados ao posicionamento correto dos retrovisores, localizados dentro e fora do carro. É de extrema importância ter um campo de visão claro e amplo.
Quando o motorista consegue enxergar o que acontece atrás e ao lado do seu automóvel, ele evita colisões e até mesmo acidentes.
Dessa forma, ajustar o retrovisor interno e externo antes de dar partida no carro deve ser um hábito de todo condutor.
Ficou curioso para saber como regular corretamente os retrovisores? Acompanhe esse artigo até o final e garanta a sua segurança e da sua família.
Leia também: Retrovisor quebrado dá multa?
Seja o espelho retrovisor interno ou externo tem a função de auxiliar o condutor a enxergar as áreas laterais ou traseiras do carro.
Por conta do seu formato curvo, a peça dá ao motorista um campo de visão maior do que um espelho comum. Isso acontece porque o tamanho do reflexo de um espelho é determinado por sua curvatura.
Apesar de serem planos, os retrovisores possuem o formato esférico convexo.
Leia também: Cuidados com o carro que devem ser mensais
O espelho interno central serve para enxergar diretamente o que tem atrás do automóvel. Ele fica na mesma altura da visão do condutor e deve ser ajustado de forma que cubra o máximo do vidro traseiro, direcionando o foco para pista e evitando pegar a lateral do veículo.
O espelho retrovisor externo é um componente importante de segurança em um veículo automotor. Sua principal função é fornecer ao motorista uma visão clara do ambiente ao redor do veículo, e permitir que ele monitore o tráfego e veja outros veículos, ciclistas, pedestres e obstáculos que possam estar nas proximidades.
Além disso, ele é especialmente útil durante as mudanças de faixa e ao fazer curvas e ajuda a reduzir o ponto cego, que é a área que o motorista não pode ver diretamente olhando para frente ou para trás.
Os espelhos retrovisores externos também podem ser ajustados de acordo com as preferências individuais do motorista, permitindo que ele personalize a posição do espelho para obter a melhor visão possível.
Muitos veículos modernos também possuem recursos adicionais, como aquecimento, indicadores de direção e sensores de ponto cego, para aumentar a segurança e o conforto do motorista.
Leia também: Diferença de peça original e reposição
Os retrovisores devem ser ajustados corretamente para que o motorista tenha uma visão clara da área ao seu redor.
O retrovisor interno deve ser ajustado de modo que o motorista possa ver a área diretamente atrás do veículo. Verifique se o retrovisor não está apontado para o teto do carro e se não há reflexos ou obstruções que possam dificultar a visão.
O retrovisor externo esquerdo deve ser ajustado para permitir que o motorista veja a área lateral esquerda do veículo. Ajuste o espelho até que a lateral do seu carro fique no extremo direito da visão.
O retrovisor externo direito deve ser ajustado para permitir que o motorista veja a área lateral direita do veículo. Ajuste o espelho até que a lateral do seu carro fique no extremo esquerdo da visão.
Enquanto estiver sentado na posição normal de direção, verifique se há pontos cegos que não estão visíveis nos retrovisores. Você pode fazer isso observando outros veículos que estejam próximos ao seu carro e verificando se é possível vê-los nos espelhos.
Se houver algum ponto cego, ajuste os retrovisores para minimizá-los.
É importante lembrar que os retrovisores devem ser ajustados a cada vez que um motorista diferente assumir o volante. O ajuste correto pode ajudar a evitar acidentes e tornar a condução mais segura e confortável.
Leia também: Aprenda a evitar acidentes de trânsito
Antes de começar a mexer nos espelhos, o primeiro item que precisa ser ajustado é o banco do motorista.
O próximo passo é ajustar o espelho interno. Ele precisa ficar na seguinte posição:
Além de possuir a função de fazer o motorista enxergar a traseira do automóvel, a peça também funciona para reduzir a intensidade do farol do carro que está atrás.
Para isso, basta que o condutor acione a partir de uma alavanca que fica na parte inferior do item, é válido lembrar que isso não retira a peça da regulagem ideal.
Agora chegou o momento de regular o retrovisor que fica ao lado do motorista.
O retrovisor do lado do passageiro entrega uma sensação de que os objetos estão maiores ou mais próximos.
Isso acontece porque o item possui uma lente convexa, proporcionando uma ampliação do que está sendo refletido.
No momento das temidas balizas, é necessário ajustar apenas o retrovisor da direção que será feita a baliza.
Para ajustar o retrovisor para balizas, siga os seguintes passos:
Leia também: Sensor de estacionamento e câmera ré são a mesma coisa?
Regular corretamente os retrovisores é uma etapa importante para aumentar a segurança na direção. Quando os retrovisores estão ajustados, eles podem minimizar o ponto cego e fornecer ao motorista uma visão clara do ambiente ao redor do veículo.
É importante ajustar os retrovisores antes de iniciar uma viagem, pois a posição do espelho pode mudar com o tempo ou devido a uma colisão. O espelho retrovisor interno deve ser ajustado para que o motorista possa ver claramente a estrada atrás do veículo.
Os carros luxuosos e mais modernos possuem recursos adicionais que melhoram ainda mais a eficácia dos retrovisores, como:
Leia também: Retrovisor Tilt Down: como funciona, para que serve e principais características.
Pronto, agora você já sabe como regular retrovisor interno de forma correta e já pode compartilhar essa informação com seus amigos, afinal a dica é útil para todo mundo que dirige.
Além disso, se por acaso precisar de algum reparo ou manutenção, saiba que pode contar com a Autoglass. Somos uma empresa especializada em serviços automotivos, e oferecemos desde a troca de vidros até serviços de funilaria e pintura.
Com mais de 80 unidades espalhadas pelo país, nossa equipe técnica está sempre pronta para atender você da melhor forma possível e garantir a segurança do seu carro.
Para ler mais artigos como esse sobre retrovisor interno e regulagem, acesse as nossas postagens semanais aqui no blog.
Tem sempre muito conteúdo que pode te ajudar a cuidar como: curiosidades, tendências e notícias sobre o mundo automotivo.
Até a próxima!
Leia também: Como regular o retrovisor e evitar o ponto cego?