Os quebra-molas são soluções inventadas para a redução de velocidade durante o tráfego nas ruas.
Mas você sabia que existe uma maneira certa de passar sobre os quebra-molas sem estragar o carro? Pois é, no artigo de hoje vamos te ensinar a fazer isso.
Eles servem para evitar transtornos no trânsito. Porém, com a má sinalização nas vias brasileiras, ela acaba se tornando um problema.
A legislação exige que eles sejam sinalizados a fim de evitar que os motoristas sejam surpreendidos e também prevê uma série de critérios quanto ao tamanho do quebra-molas e o local onde pode ser colocado.
Continue lendo o artigo para aprender o jeito correto de passar em um quebra-molas, onde ele pode ser instalado e quais as regras de legislação eles precisam obedecer.
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O quebra-molas é uma ondulação transversal, feita de asfalto ou concreto, como se fosse uma mini rampa usada em ruas. É um obstáculo bem comum nas ruas brasileiras.
O quebra-molas possui uma importante função, que é reduzir a velocidade dos carros no trânsito, principalmente se a via for ponto de grande fluxo de pessoas, garantindo assim o tráfego seguro para os pedestres.
Existem dois tipos de quebra-molas, vamos falar deles a seguir.
Também conhecido como tipo A, é o mais suave, reduz a velocidade de um veículo a 30 km/h e tem 3,7 metros de comprimento.
É conhecido também como tipo B, tem 1,5 metro de comprimento, reduz a velocidade para 20 km/h e é mais angular.
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Primeiramente, os quebra-molas não podem ser instalados em rodovias, apenas em ruas. Eles precisam ter como padrão a altura máxima de 8 cm a 10 cm.
Outro critério que a lei exige é que eles sejam sinalizados da seguinte forma:
O Código de Trânsito Brasileiro, diz que a lombada deve ser evitada como redutor de velocidade, sendo assim devem ser colocadas apenas quando há muita necessidade e em casos especiais.
Para isso, é necessário fazer um estudo técnico de engenharia de tráfego demonstrando a necessidade de ser colocado um naquele local.
A instalação de quebra-molas, ou lombadas, em vias públicas é um processo que envolve a participação da comunidade e a coordenação de vários órgãos governamentais.
Os moradores da área onde desejam instalar os quebra-molas devem expressar essa necessidade. Isso é feito por meio de um documento ou abaixo-assinado que contém as assinaturas dos moradores locais.
Este documento é então dirigido à administração regional ou à prefeitura da cidade, dependendo da estrutura administrativa local. A administração disponibiliza a solicitação para garantir que ela atenda aos critérios preliminares, como prova de necessidade baseada na segurança viária e no tráfego local.
Após a aprovação inicial pela administração regional, uma solicitação é encaminhada ao Departamento de Trânsito (Detran) ou a outra autoridade de trânsito responsável, que realizará uma análise mais detalhada. Este órgão avalia a técnica de instalação do quebra-molas, considerando fatores como:
Se a autoridade de trânsito determinar que a instalação é justificável, ela emitirá uma autorização formal para a instalação de quebra-molas. Dependendo do caso, podem ser necessários estudos públicos adicionais de impacto no tráfego ou consultas antes da autorização final.
Após receber uma autorização, a administração regional ou a prefeitura organizam a construção do quebra-molas, muitas vezes contratando uma empresa especializada para realizar o trabalho.
É importante notar que todo esse processo pode variar dependendo das leis e regulamentos locais, portanto é essencial consultar as autoridades locais para obter informações específicas sobre os procedimentos em sua área.
Não existe diferença entre os dois, são variações linguísticas das regiões do país.
Quando avistar um quebra-molas a sua frente, pise no freio para reduzir a velocidade.
Não diminua a marcha toda de uma vez, reduza uma a uma. Quando for passar em quebra-molas mais altos, passe com a 1ª marcha e devagar, assim você evita o impacto ou a raspagem no fundo do carro.
Não freie quando estiver passando sobre o quebra-molas, pois dessa forma, todo o peso do carro é transferido para o eixo dianteiro. Assim, todo o conjunto de tração e suspensão que se encontra nas rodas dianteiras fica sobrecarregado.
Passe pelo quebra-molas bem devagar com o pé fora da embreagem e com a direção alinhada. Não passe na lombada com o carro na diagonal, isso além de não reduzir o impacto, também desgasta o sistema de suspensão.
Essa medida sobrecarrega o sistema, colocando todo o peso sobre a roda que passou sobre o obstáculo, e torcendo o eixo do carro.
Após passar pela lombada, retome a aceleração desenvolvendo a velocidade, na sequência correta das marchas.
Ao avistar o quebra-molas, pise no freio e diminua a velocidade, reduzindo as marchas uma a uma, até a segunda, passe pela lombada de segunda sem pisar na embreagem.
Passar de forma errada no quebra-molas faz com que os componentes da suspensão sejam afetados, diminuindo sua durabilidade, afetando molas e amortecedores. Também pode ocorrer o surgimento de ruídos, conhecidos como grilos, ou vibrações indesejáveis no veículo.
Lombofaixa é uma faixa de pedestre elevada, pintada de laranja e branco, com uma parte plana no topo, com cerca de dois metros de comprimento.
Essa é a solução mais inteligente para criar obstáculos que impedem que o motorista trafegue em altas velocidades na via, sendo assim é muito mais indicado que o quebra-molas, pois não prejudica o veículo.
No texto de hoje você pode aprender que o quebra-molas é um verdadeiro terror para os veículos, e por isso é importante passar por ele com todo cuidado, dessa forma seu carro não sofrerá com desgastes mais rápido.
Para continuar aprendendo sobre trânsito e como cuidar do seu possante, continue acessando nosso blog.
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