O que é recall? Você já ouviu esse termo e se perguntou sobre o que se tratava? A gente te explica!
Quando é encontrado um defeito de fábrica no carro, que pode colocar a vida dos passageiros em risco, a montadora precisa notificar o comprador através de uma notificação chamada recall.
Há quem pense que ao comprar um veículo 0km estará livre de problemas pelo menos por um bom tempo.
Mas, no meio disso, você pode acabar se deparando com erros de fábrica das concessionárias, que costumam acontecer com muita frequência e geram um problemão.
Afinal, dezenas de ações corretivas são anunciadas anualmente para veículos de praticamente todas as marcas, nacionais e importados.
Caso a montadora depois de um tempo do carro lançado identifique um problema no lote do veículo, é necessário notificar a sociedade e reparar de forma gratuita o erro.
Então, se você recebeu essa notificação de recall é sinal que o seu veículo que foi lançado está com problemas e precisa ser reparado imediatamente.
O objetivo é proteger a integridade e a segurança do consumidor, além de evitar prejuízos. Inclusive é previsto no artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor.
Para saber mais sobre como funciona o Recall continue lendo o artigo que nós vamos sanar todas as suas dúvidas nesse texto.
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O termo recall é de origem estrangeira e sua tradução literal significa “chamada de volta”. O que faz todo sentido, afinal quando um veículo recebe notificação de recall quer dizer que a concessionária precisa levar o carro de volta à fábrica para fazer um reparo.
A expressão recall é direcionada a vários produtos, mas é mais utilizado no ramo automotivo.
Seu objetivo é avisar os donos dos veículos para que seja feito o reparo e assim o problema seja solucionado evitando qualquer forma de acidente com o consumidor, tanto com prejuízos materiais quanto morais.
O recall é um direito do consumidor, protegido pelo Código de Defesa do Consumidor. Além de ser um instrumento importante para evitar acidentes, é uma obrigação de todas as montadoras.
Quando acontece, é obrigatório a troca e reparo de qualquer peça que apresente defeitos que possam colocar a sua segurança em risco. Por isso o recall é tão importante.
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Quando uma montadora encontra um problema em seu veículo ela é obrigada a informar aos consumidores e as autoridades, como os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon e o Ministério da Justiça precisam ser comunicados o quanto antes.
Logo em diante a concessionária é obrigada a publicar as informações sobre o recall em publicações de grande circulação, como TVs, rádios, jornais e também ficar acessível nos sites das empresas.
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Pesquisas mostram que no ano de 2019, 1,1 milhão de automóveis foram convocados para reparar defeitos no Brasil, foram 58 recalls em 12 meses.
De acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), o brasileiro ignora chamadas de recall, nos últimos cinco anos, foram 701 campanhas no país, das quais 189 tiveram atendimento abaixo de 10%.
A montadora com o maior número de chamados foi a Mercedes-Benz, com um total de 15 chamados em 2019.
As principais causas das chamadas em 2020 foram:
O primeiro recall no Brasil foi da marca Mercedes-Benz, o modelo de veículo OF 620, no ano de 1988.
Na época, mais de 24 mil unidades foram recolhidas. O defeito era no suporte de coluna, em relação à direita.
A partir disso as companhias ficaram alertas e passaram a priorizar a segurança dos consumidores. Por isso, os testes são realizados com mais cautela e frequência, para evitar qualquer problema futuro.
Além dos avisos públicos pelos meios de comunicação, o consumidor deve ser avisado também por correspondência. As notificações são feitas de diversas maneiras, como:
Nas notificações de recall estão as indicações do defeito e o risco de não realizar o reparo. Encontra-se também informações de como realizar o conserto, com dados do canal de atendimento da empresa responsável pelo recall.
Assim, o dono do veículo identificará a concessionária mais próxima para realização do serviço.
É fácil verificar se o veículo já foi chamado para um recall, basta consultar diretamente os sites de montadoras ou também o portal de serviços do Denatran.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) também mantém em seu site o sistema online de recalls, que é possível localizar o recall referente ao produto pesquisado, com informações sobre o período de fabricação do produto, lotes afetados, data de comunicação, aviso de risco, entre outras.
Para conferir se um veículo da Chevrolet possui recall, é necessário acessar o seu portal e informar o número de chassi do veículo, é possível também o último chamado mais antigo.
Se sua dúvida é relacionada a um carro da Fiat, também é necessário acessar o portal da fábrica e informar o chassi ou placa do carro, dessa forma conseguirá ver se o automóvel possui alguma chamada de reparo.
É possível ver no site da Honda as notícias referentes a peças e veículos com chamados passados. Mas, para realizar a consulta de um carro específico, basta informar o número da placa do automóvel ou do chassi.
No site da Volkswagen é possível acessar chamadas antigas e também fazer uma busca informando o chassi do veículo.
No site da Renault não é possível ver chamadas passadas. Para saber de um veículo específico é necessário informar a placa do carro, para então informar o chassi e realizar a consulta.
Ao acessar o site da Toyota é possível ver chamadas passadas, mas é permitido realizar a consulta informando a placa e o modelo do automóvel ou informando o número do chassi.
Não existe prazo de validade para um recall. Porém, após cinco anos do anúncio do recall, o Código de Defesa do Consumidor prevê que, caso o proprietário do carro não tenha feito o serviço, ele perde o direito de reclamar por qualquer dano causado pela peça defeituosa no automóvel.
Não. O consumidor não é obrigado a levar o carro para fazer o reparo, ele é aconselhado, afinal não realizar gera perigo ao condutor e a todas as pessoas no trânsito.
Veículos que não foram reparados não podem ser transferidos, pois dessa forma o automóvel não fica licenciado.
Esta regra foi adicionada ao Código Brasileiro de Trânsito (CTB) recentemente. De acordo com a lei, os motoristas que não compareceram aos recalls no período de um ano não estarão liberados para fazer o licenciamento.
O licenciamento do carro é importante, pois ele atesta que o veículo está regularizado. Ele funciona como uma autorização para rodar pelas ruas. Normalmente, o pagamento da taxa de licenciamento é feito junto com o IPVA.
Para iniciar um processo de recall do veículo é necessário investigação do Procon e da empresa notificada.
Não há um número mínimo das reclamações de clientes para que dê início, mas é feita uma análise relacionando a quantidade de defeitos e o período no qual houve reincidências do mesmo problema.
Quem decide se existe ou não necessidade de convocar veículos para reparo é o Ministério Público Federal, por meio do departamento de defesa do consumidor.
Exemplos mais frequentes de chamadas são falhas em airbags, freios, travas, cintos, filtros de combustível, limpadores de para-brisa e interruptores do vidro elétrico.
É quando o motorista não comparece para fazer o recall do veículo e fica registrado no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) que um chamado foi feito e ignorado.
Nenhum, o recall do veículo não possui nenhum gasto para o consumidor, todo reparo é por conta da montadora do veículo.
O motorista fica impedido de realizar o licenciamento caso o veículo não tenha atendido ao chamado de recall do carro.
É quando o veículo foi notificado para fazer um reparo e o dono não levou para recall e fica impedido de fazer um novo licenciamento.
Enquanto o condutor não regularizar a situação, em até um ano após a notificação, ele terá incluído, no seu CRLV digital (o CRLV-e), a observação “Recall não atendido”.
O recall branco é quando existe um ajuste necessário, mas que não implica perigo.
Procure o Procon, imediatamente, é um direito do consumidor ser prontamente atendido e ter o recall do veículo feito.
O motorista deve guardar o comprovante de que o reparo foi realizado. Esse documento deverá ser repassado ao novo proprietário caso o veículo seja vendido.
Sim, mesmo que o modelo não tenha atendido ao chamado, o consumidor pode solicitar o reparo a qualquer momento, não importando a idade do veículo. O recall só chega ao fim quando 100% da frota defeituosa for reparada ou retirada do mercado.
Agora que você já sabe o que é Recall e por que ele é tão importante, não deixe de checar se o seu modelo tem alguma chamada pendente.
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3 Comments
Boa tarde como faço para levar o carro para passar no recal,sou de osasco vcs tem loja altorisada aqui proximo crossfox 2008
gostei muito do site parabéns 🙂
Oi…
Visitei seu site, muito bom, voltarei em breve.
Conheça o Sistema Primavera, vai gostar…
Obrigado..!