Você já ouviu falar sobre martelinho de ouro? É uma das técnicas mais conhecidas para conserto de amassados na lataria de carros e motocicletas, sem a necessidade de pintura da peça, e o Brasil é referência mundial nessa modalidade de reparo.
O martelinho de ouro resolve apenas pequenos amassados que não tenham atingido a pintura da peça. Sendo assim, é uma técnica limitada, principalmente ao considerarmos que hoje há no mercado outros serviços mais completos, que reparam desde amassados mais leves até os mais profundos na lataria.
Quer saber mais? Então fique neste conteúdo especial que nós, do Auto Blog, preparamos para você.
Boa leitura!
Veja também – Qual é o melhor reparo de pintura para seu carro?
O que é martelinho de ouro?
Martelinho de ouro é uma técnica que recupera alguns tipos de amassado do carro e de motos, sem a necessidade de remoção e repintura da peça danificada.
O martelinho de ouro é uma técnica muito popular no Brasil, afinal, é de origem brasileira: foi inventada pelo funileiro Pedro Souza Santana, por volta da década de 70. Em entrevista à Revista Quatro Rodas, ele explica que esse método de reparo foi pensado para consertar pequenos amassados da lataria.
Que tipos de reparos o martelinho de ouro faz?
O martelinho de ouro é recomendado para reparar amassados na lataria que não tenham danificado a tinta da peça do carro ou da moto. Por isso, é um método frequentemente recomendado para danos gerados por situações, como:
O que o martelinho de ouro não faz?
O martelinho de ouro, apesar de ser uma técnica tão popular no mercado automotivo, não deve ser utilizado em amassados grandes e profundos e que tenham afetado a pintura do carro ou da moto, já que estes exigem técnicas mais completas como funilaria e pintura, principalmente se o dano estiver em um lugar de difícil acesso interno.
Outro ponto importante e de atenção é que o serviço de martelinho de ouro não deve ser utilizado apenas como recurso estético, pois, sendo utilizado em casos que atingiram a pintura, mesmo desamassando e ficando um resultado satisfatório, a fissura no local pode gerar infiltração e, consequentemente, corrosão da peça.
Vale reforçar que a avaliação de indicação ou não da aplicação do martelinho de ouro precisa sempre ser realizada por um profissional especialista no método!
Qual é a diferença entre martelinho de ouro, funilaria e pintura?
O martelinho de ouro pode ser considerado uma técnica mais limitada para reparar amassados na lataria, quando esses não são tão superficiais e atingem a pintura da peça. Já as técnicas de funilaria e pintura são mais completas e podem garantir conserto de amassados ou deformações maiores e mais complexos.
Para te ajudar a entender melhor sobre esse assunto, veja quais são as principais diferenças entre as técnicas de martelinho de ouro, funilaria e pintura.
Por isso, não podemos afirmar que existe uma melhor técnica, mas, sim, a mais adequada para cada tipo de amassado na lataria.
Além disso, martelinho de ouro, funilaria e pintura podem ser serviços complementares, pois, em uma mesma situação que tenha gerado amassado profundo no carro ou moto, pode ser recomendado utilizar os métodos juntos para que a peça danificada volte à normalidade.
Como reparar amassados que o martelinho de ouro não resolve?
Quando o amassado na lataria do veículo atinge a camada de pintura, a recomendação é não utilizar o martelinho de ouro. Então, qual é a solução indicada?
A resposta que mais tem se destacado no mercado automotivo é: um serviço que combine todas as técnicas de reparação: martelinho + funilaria + pintura. E essa é uma solução que já está disponível para diversos segurados brasileiros, por meio da Reparo de Lataria e Pintura da Maxpar Assistências, uma empresa que faz parte do Grupo Autoglass.
O Reparo de Lataria e Pintura é a solução mais completa do mercado e que repara desde os danos mais leves até os mais profundos que tenham atingido a lataria do veículo. A solução cobre até R$1.000,00 de mão de obra de reparação de arranhados, amassados, deformações e perfurações. Vale destacar que o produto contempla as seguintes peças: teto, capô, portas, para-lamas e para-choque (em carros) e tanque, rabeta, tampas laterais e para-lamas (em motocicletas).
O Reparo de Lataria e Pintura está disponível nas principais seguradoras do país e pode ser contratado junto ao seguro, por meio de um corretor de seguros, que deve incluir o produto na contratação ou renovação do seguro.
A seguir, veja a lista das seguradoras que disponibilizam o Reparo de Lataria e Pintura para contratação:
Fale com o seu corretor e rode com mais tranquilidade ao saber que poderá contar com um reparo completo de amassados, sejam eles pequenos ou grandes, por meio do Reparo de Lataria e Pintura!
Conheça o Auto Blog!
O nosso Blog é repleto de conteúdos exclusivos sobre o mercado automotivo. Acompanhe as nossas atualizações e fique por dentro de novidades, tendências e confira dicas infalíveis.
Aproveite que chegou até aqui e acesse também outros conteúdos que podem ser do seu interesse:
Como funciona o polimento automotivo?
Funilaria automotiva: cuidados processos e dúvidas frequentes
1 Comments
Excelente texto! Não sabia dessas possibilidades do martelinho de ouro