O maio amarelo é um movimento internacional que acontece durante o mês de maio e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes de trânsito em todo o mundo.
O movimento foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária no Brasil e é apoiado por diversas organizações, empresas e governos em vários países.
O símbolo da campanha é um laço na cor amarela, que representa a atenção e a conscientização sobre a importância de uma direção segura.
Durante o mês de maio, são realizadas diversas atividades e campanhas de conscientização sobre segurança no trânsito, como palestras, eventos, campanhas publicitárias e outras ações que buscam conscientizar os motoristas, pedestres e ciclistas sobre a importância do respeito às leis de trânsito e da prática de hábitos seguros no trânsito.
O objetivo principal do maio amarelo é reduzir o número de acidentes de trânsito e salvar vidas. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1,3 milhão de pessoas morrem todos os anos em acidentes de trânsito no mundo, e outros milhões ficam feridos.
O maio amarelo busca mudar esse cenário, promovendo ações de conscientização que possam ajudar a salvar vidas e evitar tragédias no trânsito.
Leia também: Aprenda usar o cinto de segurança de forma correta.
A importância do maio amarelo está em chamar a atenção da sociedade para a importância de se adotar comportamentos seguros no trânsito, como respeitar as leis de trânsito, utilizar equipamentos de segurança, como cinto de segurança e capacete, e não dirigir sob efeito de álcool ou drogas.
Além disso, o maio amarelo busca mobilizar os diversos setores da sociedade, como órgãos governamentais, empresas, escolas e sociedade civil, para promover ações de conscientização e prevenção de acidentes no trânsito.
Com isso, a campanha busca contribuir para a construção de um trânsito mais seguro e responsável, reduzindo os índices de acidentes e mortes nas estradas e ruas e promovendo a qualidade de vida e bem-estar de todos os usuários do sistema viário.
Leia também: Aprenda a evitar acidentes de trânsito.
O movimento conscientiza sobre a segurança no trânsito para redução de sinistros. Afinal, o trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.
O objetivo é colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.
Leia também: Tecnologias automotivas que ajudam a salvar vidas no trânsito.
Existem diversos estudos que comprovam a efetividade do maio amarelo na redução de acidentes de trânsito em vários países.
No entanto, vale lembrar que a campanha é uma ação de conscientização, e seus resultados dependem da adesão da sociedade aos comportamentos seguros no trânsito.
No Brasil, por exemplo, dados do Observatório Nacional de Segurança Viária apontam que a quantidade de mortes no trânsito no mês de maio de 2019 (quando ocorreu a campanha) foi 14% menor em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em 2020, devido à pandemia da COVID-19, os dados foram atípicos, mas mesmo assim, a campanha alcançou cerca de 5 milhões de pessoas por meio das redes sociais.
Em outros países, como a Espanha, a campanha também tem apresentado resultados positivos. De acordo com a Direção-Geral de Tráfego da Espanha, em 2018, o número de mortes no trânsito durante o mês de maio caiu 20% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Vale lembrar que a efetividade da campanha do maio amarelo também pode ser percebida na conscientização das pessoas sobre a importância da segurança no trânsito, que é um passo fundamental para a redução de acidentes.
O engajamento da sociedade e o aumento do debate sobre o tema são importantes indicadores de que a campanha está cumprindo seu papel de promover uma cultura de segurança viária.
Leia também: Mulher no volante e dados impactantes.
Em maio é o mês em que se comemora o dia mundial em memória das vítimas de acidentes de trânsito, instituído pela ONU em 2005. A data foi escolhida para lembrar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o mundo e chamar a atenção para a importância da segurança viária.
Com isso, também em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a década de ação para a segurança no trânsito.Assim, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.
Além disso, o mês de maio é um período que marca o início do período de férias escolares e, consequentemente, o aumento do fluxo de veículos nas estradas.
Com a campanha do maio amarelo, busca-se conscientizar a população sobre a importância de se adotar comportamentos seguros no trânsito, tanto nas cidades quanto nas rodovias.
Leia também: Guia para ter a postura correta para dirigir.
O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito. Dessa forma, a cor amarela foi escolhida para simbolizar a atenção e a precaução, bem como para representar a sinalização de trânsito.
Leia também: O que é e como funciona o airbag?
Estima-se que três mil vidas são perdidas por dia nas estradas e ruas e essa é nona maior causa de mortes no mundo.
Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade, o segundo, na faixa de 5 a 14 anos, e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos.
Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.
Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.
Leia também: Quais as vantagens dos carros autônomos?
O movimento maio amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos e abordar toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Para continuar lendo conteúdos como esse, acesse nosso blog semanalmente.
Leia também: Acessórios para carros que são úteis.