Quando o assunto é dirigir na chuva, é preciso ter mais atenção e os cuidados precisam ser redobrados.
Quase todo motorista já experimentou a sensação de ter dirigido em dias com chuva e sabe que nesse momento a direção costuma ser um pouco mais complicada do que o habitual.
Os números de acidentes aumentam muito em períodos de chuva, um levantamento realizado pela Rota das Bandeiras apontou que o número de acidentes nas estradas cresce em 20% em dias chuvosos.
É estatístico que o número de acidentes aumentam quando chove, mas muitos desses acidentes poderiam ser evitados tomando algumas atitudes e precauções.
Para isso, é importante saber com que trânsito estamos lidando.
Por isso é necessário tomar todos os cuidados possíveis para enfrentar a chuva com segurança. Mas, para isso é importante aprender algumas dicas de segurança para dirigir em dias chuvosos.
Que tal acompanhar o artigo e aprender dicas de segurança para dirigir em dias chuvosos? Continue a leitura para aprender a enfrentar as tempestades com segurança.
Precisando de peças para o seu carro? Acesse nossa loja virtual e conheça a maior loja de vidro automotivo da América Latina.
Leia também:
+ Cuidados com o carro no inverno
+ Quais são os defeitos mais comuns em veículos?
+ Peças Automotivas Online: Saiba como comprar com segurança
Quando estiver com o carro na chuva é importante respeitar a distância do veículo da frente, porém nos dias chuvosos essa distância precisa ser maior do que nos dias sem chuva.
Dessa forma, você reduz o risco de colisão e evita acidentes caso necessite frear de forma brusca.
O farol automotivo é indispensável, principalmente em dias de baixa visibilidade, o que acontece quando está chovendo.
Mas, para não atrapalhar é necessário acionar o farol correto e o mais indicado para dirigir na chuva é farol baixo. Essa é uma das dicas de segurança para dirigir em dias chuvosos.
O farol alto acaba sendo prejudicial nesses casos, pois a luz alta reflete nas gotas da chuva e atrapalha ainda mais a visão do motorista e de todos ao seu redor.
Quando a pista está molhada ela fica escorregadia e frear bruscamente nesses momentos pode fazer com que o carro derrape, fazendo assim com que você perca o controle do carro e aumentando as chances de gerar um acidente.
Para isso, é importante não dirigir em altas velocidades e quando for pisar no freio ao deparar-se com obstáculo pise de forma gradual, até chegar a uma velocidade adequada.
A recomendação de velocidade para dirigir com carros na chuva é manter a aceleração máxima correspondente a 80% do limite da rodovia.
A direção defensiva na chuva é também evitar ultrapassagens, afinal nem mesmo toda precaução pode ser suficiente. Faça-a apenas quando for realmente necessário. Porém, redobre os cuidados e nunca esqueça de sinalizar os movimentos.
Uma dica muito boa ao dirigir com o carro na chuva é seguir o traçado da pista e usar como referência os tachões do solo que servem para separar as faixas.
Eles ajudam na visibilidade, fazendo com que o motorista consiga ter uma dimensão do espaço ao trafegar.
É válido lembrar que o uso da palheta nos dias de chuva não é só necessário, como é obrigatório por lei e dirigir sem acioná-las é considerado infração grave.
Por isso, é sempre necessário conferir o estado do seu limpador de para-brisa para não ser pego de surpresa em dias de chuva.
Caso isso aconteça, não hesite e pare no posto mais próximo para fazer a troca do item.
Muitos motoristas têm o hábito de dirigir usando apenas uma mão. Porém, manter as mãos ao volante é obrigatório por lei e deve ser feito de tal forma principalmente ao dirigir na chuva.
Já imaginou ter que fazer um desvio ou freada brusca e o carro colidir porque estava dirigindo apenas com uma mão?
O desvio feito com uma mão ao volante é extremamente perigoso e pode causar um grave acidente.
A forma correta de utilizar as mão no volante, é posicionando os braços de modo que o volante seja um relógio e os braços os ponteiros, dessa forma o braço precisa estar na posição como se tivesse marcando 9h e 15min.
Ao dirigir em dias chuvosos, o cuidado com as curvas fechadas precisa ser ainda maior. É importante ressaltar que as curvas são feitas em baixa velocidade, ou seja, é necessário frear antes de entrar nela e reduzir a velocidade.
Jamais freie no meio da curva, isso poderá fazer com que perca o controle do veículo. Ponha o pé no freio antes, entre na curva em velocidade baixa, reduza a marcha e, então, acelere para ter maior tração.
Quando o motor começa a fazer barulho mais alto e agudo é quando a gente troca a marcha para mais alta, correto?
Ao dirigir na chuva o conselho é andar com rotação maior que o normal. Assim, você estará pisando mais no acelerador para trafegar na velocidade ideal para as condições da via, dessa forma o veículo fica com maior tração, trazendo assim estabilidade.
A visão periférica é ficar alerta ao que acontece nos lados. Não foque sua atenção apenas no veículo da frente, nesse momento a direção defensiva na chuva mais do que nunca é importante ficar atento aos carros ao redor, que vão seguindo.
Dessa forma, nada acontece sem que você não perceba.
Assim como a sua visibilidade está sendo prejudicada por conta da chuva, isso acontece com os demais motoristas.
Por isso, evite trocar de faixa rapidamente, fazer paradas bruscas. Os outros motoristas podem ter dificuldade de enxergar e parar a tempo, causando assim um acidente.
Ao dirigir na chuva é importante também ficar atento a eles, os pedestres. Muitas pessoas atravessam as vias correndo e de repente.
Se você estiver atento e dirigindo devagar, dará tempo de parar ou frear o carro, evitando atropelamentos.
A gente entende que você, como quase todo mundo já não consegue viver sem tecnologia, músicas ao volantes costumam relaxar o trânsito intenso, mas ao dirigir na chuva o ideal é que você dispense esses itens.
Afinal, em momentos de chuva forte, você não pode desviar a atenção, e muitas vezes esses recursos tecnológicos podem fazer com que você perca o foco no tráfego.
Por isso, desligue o celular, TV, rádio e também não converse com os passageiros do veículo.
Todo e qualquer ruído pode fazer com que você desfoque sua atenção da chuva e trânsito causado por ela.
A chuva faz com que o vidro de carro fique embaçado. Uma boa forma de desembaçar os vidros é ligar o ar-condicionado direcionando a saída de ar para o vidro.
Se o seu automóvel não possui ar-condicionado, ligue o sistema de ventilação e abra um pouco a janela para circulação de ar.
Evite a aquaplanagem seguindo os rastros dos outros carros. É comum que pequenas faixas na rodovia estejam mais secas, pois é onde os pneus dos veículos passam com maior frequência.
Alinhe suas rodas de modo a acompanhar esses rastros, evitando as partes mais molhadas da pista.
Todo motorista consciente sabe e entende a importância das peças do veículo estarem em bom estado, para que dessa forma possa dirigir seguro.
Porém, como já vimos, os dias chuvosos necessitam de cuidados redobrados, então de forma alguma seu carro pode estar com peças danificadas ou em mau estado na hora de dirigir na chuva.
Um item que deve sempre ser lembrado são os pneus, quando carecas oferecem um risco grande ao trafegar, principalmente na chuva.
A profundidade mínima definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é de 1,6 mm. Abaixo disso, além do risco de tomar multa, as chances de o motorista perder o controle da direção na pista molhada são enormes.
A suspensão também não pode ser esquecida. Quando mal calibrada ou defeituosa compromete o contato do automóvel com o solo.
As palhetas já citamos acima, que são cruciais para manter a visibilidade, juntamente com o ar-condicionado que auxilia no desembaçamento dos vidros.
Revisar os freios, vedação das portas e do assoalho, são outras formas de prevenir acidentes em dias de chuva.
A visibilidade é sempre um problema nos dias de chuva, para contornar essa situação os faróis são itens que devem ser utilizados, pois garantem que os carros não fiquem totalmente apagados pela água e neblina.
Mas, é válido lembrar que o farol baixo é que deve ser acionado nesses momentos, pois o farol alto irá prejudicar ainda mais a visibilidade do condutor e de outros motoristas.
Jamais acione o pisca-alerta sem necessidade, ele só deve ser ligado quando o carro encontra-se parado na vida.
Muitos motoristas têm o costume de acioná-lo enquanto trafegam com a intenção de chamar mais atenção dos condutores, mas isso pode na verdade confundi-los e causar acidentes com freadas bruscas ao pensar que há um automóvel parado na pista.
Se o temporal estiver muito forte e a condução complica, pare no primeiro local seguro que encontrar e aguarde a chuva passar, essa é a atitude mais correta e segura nesse momento.
Quando for parar no acostamento, acione o pisca-alerta e sinalize com triângulo e galhos de árvore que você está parado.
Começou a chover? Nem pense em outra coisa a não ser reduzir a velocidade, assim você evita o risco de aquaplanagem.
Redobre sua atenção, não faça manobras arriscadas, curvas bruscas ou ultrapassagens. Acelerações e freadas bruscas jamais devem ser realizadas sob chuva.
A direção defensiva se faz ainda mais relevante nessas situações, pois as chances de falha humana são muito maiores.
É também recomendável dirigir em rotações mais altas a fim de ganhar tração e usar o freio motor para auxiliar os tambores e pastilhas nas frenagens, que precisam ser sempre suaves.
Mantenha distância do carro da frente, mas não o perca de vista, afinal ele funciona como seu guia e pode ajudar a se antecipar a buracos, obstáculos e até automóveis parados na pista.
Com a chuva a visibilidade fica comprometida, por isso é importante estar preparado para dirigir na chuva seguindo todos os recursos recomendados para enfrentar a tempestade.
Quando o volume de água da chuva fica intenso, é comum o fenômeno da aquaplanagem, que é quando uma lâmina de água se forma entre a estrada e o pneu, fazendo com que o motorista perca o controle do veículo.
Dirigir na chuva com as vias alagadas possuem vários perigos, como:
Tudo isso, pode ser muito perigoso, então antes de aventurar-se e enfiar o carro na rodovia alagada preste atenção em algumas dicas.
Se a correnteza estiver forte ou a profundidade ultrapasse a metade da altura da roda, não passe, procure outra alternativa.
Caso não tenha outra saída, e você precise atravessar, acione a primeira marcha em rotação alta, ela irá garantir mais força para superar a resistência da água.
Outro conselho é dirigir em velocidade baixa, sem perder a constância, dessa forma você irá evitar formação de ondas à frente do automóvel, evitando afogar o motor.
A direção defensiva vai muito além de dirigir apenas tomando as medidas voltadas para o cumprimento das normas de trânsito.
É conduzir o carro de maneira responsável, são atitudes que você deve tomar para tornar a viagem mais segura para você e os demais motoristas no trânsito.
E não há como falar de direção defensiva, sem falar de manutenção preventiva. Um bom motorista, não abre mão de manter seu automóvel sempre em ordem, pois entende que a manutenção preventiva evita possíveis acidentes, visto que ela é importante para verificar possíveis defeitos no veículo.
Para se dirigir em dias de chuva, é indispensável que o carro esteja com a manutenção em dia.
Afinal, cuidados preventivos são a forma ideal de preservar o desempenho do carro e aumentar a segurança, reduzindo as chances de imprevistos.
Alguns itens merecem atenção especial na chuva, são como:
Como já dissemos, para dirigir na chuva o cuidado deve ser redobrado ao volante, dessa forma você evitará acidentes e situações indesejadas.
Como a visibilidade do condutor fica reduzida e os pneus perdem atrito com o solo diminuindo a capacidade de o veículo frear, acelerar, fazer curvas e manobras de emergência.
É claro que em dias quentes e secos não nos preocupamos com limpadores para-brisas, aquecedores de vidro e o tempo do nosso percurso é calculável.
Caso a chuva esteja muito forte é indicado parar em um local seguro e aguardar a chuva diminuir.
Manter o farol baixo ligado melhora também a visualização dos veículos, principalmente se houver neblina.
Durante a noite os cuidados devem ser os mesmos do dia para dirigir na chuva. É claro que a visibilidade da noite fica um pouco pior, por isso utilize o farol baixo para enxergar imediatamente à frente e mantenha aceso os faróis de neblina, dessa forma você ajuda os outros motoristas a te enxergarem na estrada.
Para que você não corra riscos ao dirigir na chuva o ideal é manter a velocidade abaixo da permitida naquela via, pois ela é pensada para a pista seca.
Dessa forma, é indicado conduzir o veículo a 10 km/h a menos do que a via permite.
Isso acontece quando o carro passa por uma fina camada de água na pista, fazendo com que os pneus percam a aderência no asfalto, escorregando sobre a superfície líquida. Esse fenômeno é também conhecido como aquaplanagem.
Caso não consiga evitar e aconteça a aquaplanagem, o correto é manter o volante em linha reta e tirar o pé do acelerador.
Desse jeito, será possível retomar o controle de maneira estável quando a aquaplanagem terminar.
Nesse momento, nunca acione os freios, pois isso pode travar as rodas e até mesmo fazer o veículo capotar no momento em que o contato com o solo for restabelecido.
Além do risco de acidentes, trocar a marcha em vias alagadas pode fazer com que o motor pare de funcionar devido a entrada de água pelo filtro de ar.
Evite assumir a direção do veículo caso considere que o medo de dirigir na chuva esteja grande demais, pois dirigir na chuva exige uma técnica diferente.
Caso você ainda esteja aprendendo a dirigir, é uma boa ideia primeiro adquirir segurança para entender perfeitamente como funciona seu veículo e se acostumar com o trânsito.
Mas a melhor maneira de perder o medo é com a prática. Ao encarar a situação, você percebe que ela não é tão complicada quanto parece e começa a entender perfeitamente como cada uma das dicas que leu aqui se aplicam.
Independentemente do clima ou das condições das ruas, dirigir com cuidado é extremamente importante para sua segurança e dos demais motoristas.
Mas, como você viu dirigir na chuva exige cuidados adicionais, e cuidar bem do seu veículo e adotar a direção defensiva é primordial em todas as circunstâncias.
Aproveite para ler mais conteúdo do nosso blog e também nos siga em nossas redes sociais.