As placas dos carros são um dos itens mais importantes na identificação de um automóvel. As mais comuns pelas ruas brasileiras são as de cores cinza, mas elas não são as únicas previstas pelo Contran.
Existem pelo menos 6 tipos de placas diferentes, você percebeu a presença delas nas ruas? Mais do que isso, você sabe diferenciá-las?
É comum que nas autoescolas seja abordado o significado de cada placa de carro, mas desde 2020, com o novo padrão Mercosul, alguns parâmetros foram alterados, o que fica mais difícil reconhecer as categorias pelas cores.
Caso o seu automóvel ainda tenha o modelo antigo, não se preocupe, a troca só é obrigatória em caso de substituição de qualquer das placas em decorrência de mudança de categoria do veículo ou furto, extravio, em caso de mudança de município ou de estado.
Para não ter mais dúvidas sobre o que significa cada cor, continue lendo o artigo.
Leia também: Quais são os carros da Fórmula 1 2023?
As placas de carro no padrão Mercosul, as cores são diferenciadas nas letras e nos números que compõem a identificação da placa, ao invés de todo o fundo. Sendo assim, funciona dessa forma:
Leia também: Carros antigos nacionais e colecionáveis.
O padrão de placa Mercosul deve ser adotado apenas nos veículos novos, os usados só quando:
Leia também: Curiosidades sobre o fusca e por que ele é tão amado.
Como o padrão de placas Mercosul ainda é novo, é comum encontrar carros com o modelo antigo. Antes desse padrão a diferenciação era feita pelo fundo da placa. Veja quais eram as regras das cores antes da modificação.
Leia também: Quais são os principais documentos do carro e quando renova-los.
Há quem ache que apenas o conjunto número é importante na identificação do veículo, mas as cores das placas, também fazem parte desse reconhecimento.
Afinal, é a partir delas que é possível saber qual a função do veículo, sendo mais fácil reconhecê-lo no trânsito.
Dessa forma, entender sobre a diferença das cores é muito mais que uma curiosidade, mais uma segurança, até mesmo para saber quais são as possíveis restrições.
Um fator muito importante é que usar a cor da placa de forma incorreta, implica em penalizações, como multa. Os carros com a placa danificada, que não seja possível identificar as informações também traz penalizações ao motorista. Com isso, fico atento ao estado de conversação da placa do seu possante.
Leia também: Tabela fipe: tudo o que você precisa saber.
De acordo com o que você leu até agora, as cores das placas de carro não são questões de estética, então para que seja possível trocar a cor da sua, na verdade será necessário trocar a categoria do veículo.
Para trocar a categoria do automóvel o proprietário tem que dar entrada no Detran do estado, com o pedido de autorização da mudança. Após isso, é necessário fazer uma vistoria, que por meio de um laudo atesta que o carro tem todos os equipamentos obrigatórios e em bom funcionamento.
Só depois de tudo isso e com o laudo da vistoria aprovado, o dono do carro recebe a autorização para comprar a nova placa e realizar a troca no Detran.
Leia também: Como funciona um leilão de carros na prática.
Você conhecia todas as cores das placas de carro? Sabia o significado de cada uma? É muito interessante como o Contran segmentou os veículos para facilitar a identificação de todos.
A verdade é que a placa de carro é como se fosse o CPF dos automóveis. Gostou desse artigo? Deixe seu comentário e acompanhe nossos posts semanais aqui no blog. Tem sempre muita tendência e notícia do mercado automotivo, assim como dicas e manutenções para te ajudar a cuidar do seu automóvel.
Leia também: Marcas de carro de luxo: 14 mais requisitados no mundo.