Vários hábitos que o motorista tem ao dirigir podem contribuir para deixar o carro acabado. Atos simples são válidos para evitar o desgaste do veículo, afinal ficar atento ao modo que você dirige pode evitar prejuízos.
É bem verdade que cada motorista tem o seu jeito de conduzir seu automóvel, no entanto algumas manias, embora sejam bem populares, causam danos e deixam o carro acabado mais rápido do que deveria.
Para te ajudar a prolongar a vida útil das peças e do seu veículo vamos listar alguns pontos que você deve ter mais atenção na hora de dirigir.
Leia também: Dicas para manter o seu carro conservado.
Muitos motoristas têm a mania de andar com a gasolina na reserva, achando que isso irá ajudar a economizar combustível. Porém isso pode custar muito mais caro no futuro, pois esse pequeno ato contribui para queimar a bomba de combustível que fica dentro do tanque.
Ao rodar com o combustível na reserva, a troca de calor que precisa acontecer pelo motor elétrico dentro da bomba, não acontece, superaquecendo a peça e fazendo com que sua vida útil seja reduzida.
Leia também: Dirigir com o carro na reserva é ruim?
Outro hábito que prejudica muito o carro é esse, se você quer poupar o seu veículo o ideal é passar pelas lombadas com baixa velocidade e de forma perpendicular.
Ao passar de forma diagonal você pode até não sentir o impacto disso, mas os amortecedores, molas, terminais de direção e pivôs sentem, deixando o carro acabado mais cedo.
Leia também: Quebra-molas: tipos e como passar sem danificar o carro?
No dia a dia, ao estacionar é bem possível que sem querer você acabe arrastando o pneu no meio fio. Isso é prejudicial pois causa dano no rolamento, pois a roda necessita trabalhar em altas rotações, gerando ruído e até mesmo seu travamento.
Estercar o volante sem o carro estar em movimento sobrecarrega a direção hidráulica, danificando os retentores e provocando vazamentos de óleo hidráulico.
Às vezes esse ato acontece de forma inconsciente, mas o costume diminui a vida útil do sistema de embreagem, assim como segurar o carro em uma subida utilizando a embreagem, também reduz em 50% a vida útil das peças do sistema.
Leia também: Problemas na embreagem que você deve ficar atento.
Nada de enfrentar enchentes com o carro, isso deixa o carro acabado literalmente, danifica rolamentos, rodas, esticadores de correia.
A água entra dentro das peças e enferruja os componentes internos e prejudicando também o sistema elétrico.
Isso superaquece os freios, além de desgastar as pastilhas e empenar os discos de freio. A banguela não economiza gasolina, pelo contrário, além de ser perigoso, aumenta o consumo de gasolina.
Isso contribui para danificar o motor, pois a peça fica apoiada sobre os coxins que tem a função de absorver os movimentos e vibrações do propulsor.
Perder a data da troca de óleo prejudica o motor, mesmo que você passe poucas quilometragens, mas esse é um grande motivo de muitos motoristas terem que retificarem seus motores muito cedo.
Isso diminui a vida útil dos pneus e deixa o carro acabado. Ao trafegar com o veículo desalinhado exige-se muito mais esforço das peças de suspensão e acaba com os pneus totalmente, de forma que é impossível recuperá-los.
Leia também: Alinhamento e balanceamento: o que é, para que serve e quando fazer.
Manter os pneus calibrados ajudam a reduzir o consumo de combustível, mas não é isso. A calibragem evita que a estabilidade do veículo fique comprometida e preserva as borrachas do pneu.
Leia também: Calibragem de Pneus: de quanto em quanto tempo devo calibrar?
Em uma subida muito íngreme é normal que o motorista fique acelerando para manter o veículo. Isso força todo sistema deixando o carro acabado. Neste momento utilize o freio de mão, além de ser mais seguro é menos prejudicial.
Assim como rodar com o carro na reserva, encher demais o tanque também é prejudicial para o veículo, o hábito danifica o cânister e aumenta o consumo de combustível.
Leia também: Como o combustível adulterado danifica o veículo?
Esse hábito deixa o carro acabado e você nem imagina, isso faz com que o motor desgaste precocemente, além de aumentar o consumo de combustível.
Está aí outro hábito que deixa o carro acabado e com muitos problemas. Todo veículo tem um limite de peso, quando ele é ultrapassado danifica a estrutura do automóvel, a suspensão, os freios, aumenta o consumo de gasolina e ainda compromete sua segurança.
Leia também: Excesso de bagagem prejudica o carro.
Deixar o veículo exposto no tempo, deixa o carro acabado de forma visível. Isso porque a pintura, vidros e lataria sofrem desgastes visuais que deixam o automóvel com aspecto de mais velho.
Leia também:
Deixar o carro engatado em ladeiras é um hábito que grande parte dos motoristas têm, achando que isso deixará o veículo mais seguro, evitando que ele desça.
Isso é um mito, pois provoca danos ao câmbio que pode estourar caso o veículo se movimente por uma batida por exemplo.
Alguns motoristas acreditam que acelerar o carro antes de desligá-lo carrega a bateria e a ajuda na lubrificação das peças. Além de ser mentira, isso faz com que aumente o consumo de combustível e causa vazamentos no catalisador.
Muitos donos de carro enrolam com a higienização do veículo, isso deixa o carro acabado mais uma vez de forma visível. A sujeira e a poeira contribuem para desbotar a pintura.
Leia também: Qual a diferença entre lava jato e estética automotiva?
O último hábito dessa lista que contribui para deixar o carro acabado é tão importante quanto todas citadas anteriormente. Ficar atento ao tempo de manutenção de cada peça é fundamental para sua segurança, bolso e cuidado com o veículo.
Leia também: Tipos de manutenção de veículos.
Você tem alguma dessas manias citadas acima? Se sim, comece hoje mesmo a não fazer mais, afinal ninguém quer deixar o carro acabado, ter gastos maiores e dificuldade na revenda, não é mesmo?
Para continuar lendo artigos como esse, não deixe de acompanhar nossos artigos semanais aqui no blog.
Leia também: Como evitar a desvalorização do carro na hora da revenda.