Com certeza em algum momento você já ouviu falar que o airbag pode salvar a sua vida, não é mesmo?
Todo motorista sabe que uma das suas responsabilidades é garantir tanto a sua segurança quanto a dos passageiros. Para isso, além do tradicional cinto de segurança, o sistema também conta com um dispositivo indispensável, o airbag.
Dessa forma, desde 2014, o Estado brasileiro tornou obrigatória a instalação do airbag para os novos veículos fabricados.
Apesar disso, o airbag ainda gera uma série de dúvidas entre os usuários. Mas, fique tranquilo, e acompanhe esse artigo até o final que você descobrirá tudo o que precisa saber sobre airbag.
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O airbag é um dispositivo de segurança automotiva projetado para proteger o motorista e passageiros de possíveis colisões e acidentes.
Basicamente os componentes do airbag consistem em um saco inflável contendo nitrogênio e quando acionado infla rapidamente formando uma almofada amortecedora capaz de proteger o motorista e passageiros em caso de impacto.
Os principais componentes do airbag são:
O tecido utilizado é composto por um material macio que protege as peças. A cobertura do airbag possui o mesmo tipo de estrutura que o tecido.
O sensor de impacto é o responsável por detectar quando ocorre uma desaceleração do automóvel e automaticamente ele envia um sinal para o módulo de airbag.
Por sua vez, o módulo recebe o sinal e comunica se é necessário inflar ou não. Logo após, caso positivo, o inflador é ativado e infla o airbag.
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Quais são os tipos de airbag?
Existem diversos tipos de airbags presentes em automóveis, confira quais são eles:
Considerados os airbags mais comuns, eles estão presentes em todos os veículos e são instalados no painel de instrumentos ao lado do motorista e do passageiro dianteiro.
O propósito do airbag frontal é impedir que os corpos dos passageiros nos bancos da frente entrem em contato com o volante, o painel do carro ou o para-brisa, protegendo principalmente o peito dos ocupantes do veículo.
São dispositivos de segurança instalados em veículos automotores para proteger os ocupantes em colisões laterais.
Geralmente localizados nos encostos dos bancos dianteiros ou nos painéis das portas, esses airbags se inflamam rapidamente durante um acidente, criando uma bolsa de ar entre o passageiro e a porta do veículo.
Essa bolsa ajuda a absorver a energia do impacto, reduzindo o risco de lesões na cabeça, tórax e pelve.
Os airbags laterais são um componente crucial do sistema de segurança de um veículo e podem ajudar a prevenir lesões graves ou fatais em colisões laterais.
Esse tipo de airbag é comum de ser encontrado em veículos modernos. Eles são acionados pelo teto do veículo e se estendem para baixo a fim de proteger a cabeça e o pescoço dos passageiros em caso de colisão lateral.
Eles se estendem ao longo da janela lateral do veículo e fornecem uma barreira protetora entre a cabeça do passageiro e o objeto impactante.
Projetados para acionar em caso de colisão lateral são impulsionados a permanecer inflados por alguns segundos e proteger a cabeça e o pescoço dos passageiros contra lesões causadas pelo impacto com a janela ou a borda do veículo.
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São projetados para proteger as pernas e joelhos dos ocupantes em caso de acidente.
Geralmente eles estão instalados no painel do veículo, abaixo do volante e são inflados rapidamente em caso de colisão frontal para ajudar a prevenir lesões nas pernas e joelhos.
Eles são especialmente úteis em colisões de baixa velocidade ou colisões com obstáculos rígidos, como postes, em que as pernas do motorista ou passageiro podem ser jogadas para a frente e colidir com o painel ou outras partes duras do veículo.
Como o próprio nome sugere, eles são instalados na parte traseira de um veículo. O seu o objetivo é reduzir o risco de lesões graves na cabeça, pescoço e torso dos passageiros do banco traseiro em caso de acidente.
Normalmente, os airbags traseiros são encontrados em modelos de veículos mais recentes e de luxo e geralmente são instalados nos encostos de cabeça do banco traseiro ou no teto do veículo acima do banco traseiro.
Esse tipo de dispositivo de segurança é uma nova tecnologia que ainda não está presente em todos os carros.
O airbag de capô é projetado para proteger os pedestres em caso de colisão com o veículo quando ocorre uma colisão frontal, ou um atropelamento.
Ao colidir, o airbag de capô é acionado e se infla rapidamente para cobrir o vidro do para-brisa e o capô do motor, formando uma almofada protetora para o pedestre.
O airbag central, também conhecido como módulo do airbag ou sensor do airbag, é responsável por detectar o impacto e acionar os airbags em caso de colisão.
Se uma colisão for detectada, o airbag central envia um sinal e rapidamente infla o airbag para amortecer o impacto e proteger os passageiros de ferimentos.
Considerado um airbag relativamente novo no mercado de automóveis, o airbag de cinto é um dispositivo projetado diferentemente do airbag duplo frontal.
Ao acionar o módulo, o airbag infla na região do cinto de segurança e reforça a proteção atenuando os impactos da colisão evitando lesões na região do tórax, cabeça e pescoço.
Por último, temos o airbag de teto. Como é sugestivo, ele é instalado no teto do veículo e se infla a partir do topo do carro, em caso de colisão. A sua projeção foi elaborada para fornecer proteção adicional para o motorista e passageiros.
Através dos sensores de colisão, é detectada a mudança repentina na velocidade do veículo e a ocorrência de uma colisão. Então, o sensor envia um sinal para o sistema de controle do airbag, que aciona o inflador em poucos milissegundos.
A velocidade irá variar conforme o modelo do veículo e o fabricante. Em média, o airbag costuma ser acionado quando são detectadas colisões e impactos que ocorrem em velocidades a partir de 20 a 30 km/h.
Entretanto, a velocidade do veículo durante a colisão não é o único fator que influencia no acionamento dos airbags. Fatores como a direção do impacto, a massa e a velocidade do objeto que colide com o veículo também são fatores que podem acionar o airbag.
Quando nós falamos sobre sistema de segurança e tecnologia um dos maiores receios é que os recursos falham. Ao citar airbag não seria diferente, porém, existem alguns cuidados que você pode ter de precaução para que o dispositivo seja eficaz e não cause danos.
O primeiro cuidado é sempre utilizar o cinto de segurança. Em carros mais novos e modernos, o airbag tende a desativar caso o passageiro ou o motorista esteja sem o equipamento de segurança. Caso esteja sem o cinto durante uma colisão, o corpo será arremessado e poderá gerar lesões gravíssimas.
Outra recomendação é sempre verificar se os airbags estão ligados. Em alguns veículos é possível que o motorista desligue o dispositivo.
Além disso, é importante estar atento quanto ao estado de conservação do airbag e respeitar os prazos de manutenção para garantir a sua eficiência.
Caso todas as precauções tenham sido tomadas e mesmo assim o dispositivo tenha falhado, pode se tratar de uma falha na fabricação da peça. Neste caso, ocorrendo a colisão é passível de indenização por parte da fabricante caso seja comprovada a culpa.
A verificação do funcionamento do airbag é recomendada que seja feita por um profissional treinado e qualificado. No entanto, existem alguns sinais que podem indicar que ele não está funcionando corretamente, como:
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A vida útil de um airbag irá depender de uma série de fatores, como a marca e modelo do veículo, as condições de uso, o cuidado com o veículo e a frequência com que o uso é acionado.
Dessa forma, a recomendação dos fabricantes de automóveis é de que os airbags sejam inspecionados e substituídos em um período de 10 a 15 anos de uso. Além disso, caso tenha sido acionado após uma colisão, é fundamental trocá-lo imediatamente.
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Bom, agora você já conhece melhor a respeito do dispositivo de airbags e já sabe quais são as suas especificações e funcionalidades. Além de ter aprendido como verificar se esse dispositivo de segurança está funcionando da forma correta.
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