O para-brisa é uma peça que não tem como ser esquecida, afinal ele tem funções muito importantes no veículo. O vidro da frente é responsável por:
Por isso, quando trincado ou quebrado deve ser trocado. Um para-brisa danificado é capaz de prejudicar a segurança, pois ele afeta a estrutura do veículo, assim como compromete a visibilidade no trânsito. Isso já indica que para mantê-lo conservado alguns cuidados são necessários.
Por ser uma peça com um preço mais elevado, o ideal é cuidar para que não seja necessário trocá-lo com frequência.
Portanto, saber como prolongar e manter a vida útil desta peça é muito importante para evitar custos com reparos e trocas que poderiam ser evitadas com cuidados preventivos.
Várias atitudes no dia a dia são fundamentais para manter a conservação, mas muitos desses cuidados são deixados de lado.
E para lhe ajudar a manter esse item tão importante sempre em perfeito estado, continue lendo o texto.
Leia também: Para-brisa Trincado: custos, como reparar, cuidados e valor da multa.
A primeira dica é mais óbvia e fácil, porém muitas vezes esquecida pela maioria dos proprietários. Manter o para-brisa limpo é um cuidado fundamental para preservá-lo.
Até porque, um vidro sujo, embaçado é perigoso para a segurança, visto que atrapalha a visibilidade do condutor.
Leia também: Como limpar vidro de carro? 6 dicas para limpeza correta.
Os produtos como álcool, vinagre puro e amônia geralmente são muito utilizados, porém são contra indicados, principalmente se o vidro tiver película, aí que esses compostos danificam ainda mais.
Não use produtos oleosos no painel do carro, pois eles evaporam e formam um película que cobre o vidro, principalmente em dias quentes.
Sempre que possível escolha locais cobertos para estacionar o veículo. O sol danifica o automóvel em vários sentidos, na lataria, borrachas e vidros.
Assim como a chuva excessiva também desgasta a peça, deixar o automóvel no tempo faz com que ele sofra com insetos, folhas e galhos de árvores, entre outras intempéries.
As palhetas são lembradas só nos dias de chuva é aí que surge o problema. Limpadores de para-brisa em mal estado comprometem a visibilidade, visto que não conseguem exercer sua função perfeitamente e além de tudo arranham e riscam o para-brisa.
As palhetas têm vida útil curta e devem ser trocadas a cada 6 meses, mas outros sinais indicam que elas não estão boas, como:
Assim como para-brisa as palhetas também merecem um cuidado especial, são eles:
A mudança repentina de temperatura é algo que ocasiona rachaduras nos vidros. Por exemplo, caso o carro esteja muito quente e o ar-condicionado esteja muito gelado e direcionado para os vidros, isso causará um choque térmico, gerando trincas.
Para evitar isso, ligue o ar-condicionado com cautela e diminua a temperatura de forma gradual.
Leia também: Ar-condicionado de carro: saiba a melhor forma de utilizar.
Películas automotivas de má qualidade e colocadas de forma errada também danificam o para-brisa. Além disso, é importante respeitar as regras de transparência para instalação.
O limite de transparência do para-brisa é de 75%, sendo assim, o motorista deve escolher uma película 25% escura, mas que isso é proibido e está sujeito a multas.
Vias que não possuem asfaltamento, geralmente possuem pedras pequenas que ao trafegar em uma velocidade mais alta acabam voando para o para-brisa e danificando a peça.
Dessa forma, toda vez que for andar nesse tipo de rodovia, diminua a velocidade e tenha atenção ao que vem em direção ao vidro.
Parece óbvio, porém muitos condutores acham que os granizos são inofensivos, porém eles são capazes de prejudicar não só o para-brisa, como o carro por completo.
Por conta disso, evite deixar o carro em um local descoberto se houver uma chuva muito intensa com queda de granizos.
Mesmo com todos os cuidados citados acima, acidentes acontecem e caso isso ocorra com você, danificando, trincando ou quebrando o para-brisa é necessário reparar a peça com urgência.
Além de prejudicar a sua segurança, caso o condutor seja parado pela polícia é considerado infração grave, acarretando 5 pontos na CNH, multa de R$195,23 e apreensão do veículo até que o problema seja resolvido.
Dependendo do dano causado no vidro, pode ser que ele seja resolvido apenas com um reparo, mas outros casos podem exigir a troca completa do para-brisas, a notícia boa é que você encontra o para-brisa em nossa loja virtual e ainda marca a instalação que vamos até você. Tudo isso ainda te garantirá 1 ano de garantia.
O reparo só é uma boa opção quando o trincado não ultrapassa o tamanho de uma moeda de R$1,00. Para avaliar a necessidade da manutenção, leve seu veículo com o vidro quebrado até uma de nossas lojas que um técnico avaliará e caso seja possível reparar conte com a gente.
Tomando todos esses cuidados você garantirá a preservação do para-brisa. Por fim, não se esqueça: caso tenha algum problema com a peça você pode contar com a gente.
Este conteúdo foi útil? Deixe seu comentário. Aproveite para ler mais artigos como esse e fique ligado em nossas postagens semanais aqui no blog.
Leia também: Esguicho de para-brisa não funciona, o que pode ser?