Se você é um pouco mais velho vai se lembrar que há uns anos atrás o vidro elétrico era um artigo de luxo, presente apenas em carros mais caros. Com o avanço tecnológico ele deixou de ser um item diferencial e está presente em todos os veículos que saem de fábrica.
A verdade é que o vidro elétrico não é só uma comodidade, mas também um item de segurança, já que ele evita o esforço de subir ou abaixar durante o trânsito. Sem contar que a maioria contém um sistema antiesmagamento, que retrai o vidro ao perceber um obstáculo na hora de fechar.
Isso faz com que lesões sejam evitadas, especialmente nas crianças. Outra função é o bloqueio dos vidros traseiros pelo motorista para proteger também as crianças no banco de trás.
A facilidade que os vidros elétricos proporcionam já caiu em nossa rotina e a gente só se dá conta da falta que ele faz, quando ele infelizmente dá defeito. Por isso, separamos alguns possíveis problemas que causam falhas na peça e como cuidar para que ela dure mais tempo.
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Antes de saber quais problemas podem acometer a peça, é importante saber como ela funciona e quais são os itens envolvidos em seu funcionamento. Dessa forma, será mais fácil identificar o defeito.
A facilidade no acionamento dos vidros só é possível porque internamente na porta do carro, existe uma peça que é chamada de máquina de vidro, que funciona como auxílio do motor. É ela a responsável por realizar os movimentos de subida e descida dos vidros.
As engrenagens possibilitam a força necessária para levantar os vidros e também mantê-los estabilizados e nivelados. Ou seja, o sistema de vidros elétricos têm a segurança necessária para evitar que o vidro caia ou desça caso seja forçado, evitando que o automóvel seja invadido ou furtado.
O deslocamento da janela só acontece com o acionamento dos botões no interior do carro, pois as engrenagens da peça possuem um sistema de auto travamento.
Os botões são os dispositivos que recebem a informação do comando para que a subida ou descida do vidro elétrico seja realizada.
Eles ficam posicionados em cada porta, perto do volante do motorista tem um “central” em que ele consegue acionar todos os vidros elétricos do veículo.
Esse motor fica localizado no interior da porta, que ao apertar o botão são acionados para o funcionamento.
O módulo do vidro elétrico é responsável pela ação de subir e descer dos vidros.
A central de comando fica sob o painel que recebe todas as informações.
Agora que você já conhece os componentes que envolvem o sistema do vidro elétrico, fica mais fácil encontrar de onde vem o problema.
Primeiro, é importante saber se o problema é em um vidro só, ou se está afetando todos os vidros do carro.
O primeiro item que a gente pensa que pode estar com problemas é o botão de acionamento, geralmente eles falham por causa do contato com água, se eles forem corroídos, acabam dando mau contato.
Caso o vidro elétrico de uma determinada porta não responda, pode ser que o problema seja no botão.
Esse item pode falhar por diversos motivos, como:
Caso o problema seja nessa peça, todos os botões de acionamento do carro estarão com problemas, inclusive se a chave do veículo for elétrica.
Outro problema que afeta o funcionamento de todos os vidros do carro, é a central de comando, quando isso acontece é algo no painel, dentro do compartimento de fusíveis e relês do carro.
Os fusíveis e relês de controle dos vidros elétricos, são de todo o sistema e não separados por porta ou vidro. Por isso, para resolver a solução é substituir a peça com defeitos, assim os vidros voltam a funcionar.
Este item não faz parte do sistema de vidro elétrico, mas quando está com problemas pode causar interrupção do funcionando.
Se os vidros falham quando apenas o alarme é ativado, pode ser que o problema esteja associado a ele, sendo assim você deverá procurar uma loja especializada.
Geralmente o módulo só apresenta problemas quando é instalado de forma incorreta, por isso é necessário ter atenção às conexões de chicote, o encaixe do módulo e o negativo da bateria, afinal qualquer erro pode queimar o equipamento.
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O vidro do carro emperrou e antes de levar para o conserto você precisa fechá-lo? É possível fazer isso, mas serão necessárias duas pessoas.
Siga o passo a passo a seguir, mas lembre-se que esse é um procedimento de emergência.
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Melhor do que procurar ajuda especializada antes que a peça dê defeito, isso te poupará de um problemão e gastos maiores. Pode ser que o vidro elétrico do seu veículo dê sinais que está com a vida útil ao fim, e alguns desses sinais são:
Em média a máquina de vidro deve ser substituída após 7 anos de uso do automóvel, pois começa apresentar problemas.
Assim, como toda peça do seu carro, o vidro elétrico precisa de cuidados e manutenções. A primeira dica é, não fique pressionando o botão de abrir e fechar sem necessidade, geralmente crianças gostam de ficar fazendo isso.
Mas o vidro não é brinquedo, oriente as crianças sobre isso, afinal essa diversão pode sair muita cara.
A manutenção mais uma vez é a chave para economia e para manter a peça em bom estado. Com o tempo o vidro pode apresentar dificuldades para deslizar, isso acontece por conta da exposição ao sol, chuva e poluição.
As canaletas onde os vidros ficam encaixados, acabam ressecando e acumulando muita sujeira, isso causa uma resistência no deslizamento, fazendo com que a peça se mova mais devagar.
Para que isso não aconteça, o indicado é usar lubrificante em spray à base de silicone para diminuir o esforço do sistema. Não é necessário fazer de forma constante, a cada 5 ou 7 meses já é o suficiente.
Outra alternativa é jogar ar comprimido na chave elétrica do sistema, isso facilitará a movimentação do vidro. Uma outra orientação um pouco mais complexa é lubrificar as roldanas da máquina de vidro.
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Os valores de um novo sistema variam de acordo com o modelo do carro, mas em média o preço do conjunto de vidro elétrico das portas dianteiras começa a partir de R$300, com o serviço de instalação já inclusiva, que leva aproximadamente três horas.
O sistema de vidro elétrico é uma daquelas facilidades que a gente não vive sem e até se esquece dos benefícios e só lembra quando ele deixa a gente literalmente na mão.
Mas, como toda e qualquer peça do carro além de precisar de manutenção, cuidados para aumentar a vida útil, também é acometido por problemas.
Bom, pelo menos agora você já sabe o que fazer para cada situação citada acima. Este artigo foi útil? Comente aqui e compartilhe com os amigos.
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