“Não tem geladeira em casa não?” Essa é a pergunta que a maioria dos motoristas fazem quando alguém bate a porta do carro para entrar ou sair do veículo.
Se tem uma coisa que dói no coração de todo dono de automóvel é quando o passageiro bate com força a porta do carro.
Mas será que esse ato é realmente prejudicial para a vida útil da porta? Vale a pena se preocupar com isso e ter mais atenção na hora de fechar?
Todo condutor precisa ter conhecimento básico sobre o funcionamento das partes essenciais do seu carro, para que dessa forma consiga mantê-lo conservado por mais tempo.
Sendo assim, no artigo de hoje você vai descobrir se vale a pena continuar esquentando a cabeça com isso.
Leia também: Excesso de bagagem prejudica o carro.
A porta do carro é um item que não passa esquecido. Sua função é óbvia, ela serve para prover acesso das pessoas ao veículo.
Outro objetivo do equipamento é dar segurança ao motorista e passageiro quando é trancada. Sendo assim, é importante que ela esteja funcionando corretamente.
A estrutura da porta do carro envolve várias peças, sendo assim é válido conhecer.
As janelas são controladas por um painel de controle que fica na porta, seja ele manual ou elétrico. O vidro pode ser temperado, laminado ou blindado.
Esse sistema é responsável por manter o carro fechado, inclusive pelo lado de fora.
O pilar é o suporte vertical da janela, conhecido como A,B e C.
O painel é a parte que cobre os componentes interiores da porta do carro. Nela está o descanso de braço, porta-objeto e caixas de som.
As maçanetas internas e externas servem para abrir e fechar a porta do carro.
As borrachas têm a função de vedar as entradas e devem ser trocadas a cada dois anos, ou caso amassem precisam ser substituídas, pois quando elas estão em mau estado podem causar infiltração no veículo.
A resposta varia muito, porque tudo irá depender do modelo, do tempo de vida útil do veículo. Mas, na maioria dos casos, a porta do carro é feita para aguentar pancadas fortes do dia a dia.
Quando projetada, ela é feita por componentes que suportam uma força superior a pancada provocada por uma pessoa. Todos esses componentes passam por testes rigorosos de durabilidade, como: abrasão, pancadas, variações de temperatura.
Sendo assim, é muito provável que a porta do carro não seja estragada por conta de pancadas na hora de fechar. O que pode acontecer é que se o vidro estiver aberto e a canaleta estiver folgada, o vidro pode quebrar. Mas mesmo assim, seria um caso extremo.
Contudo, se o ato for recorrente a longo prazo trará problemas, afinal a peça possui vida útil, como todos os itens presentes no carro.
Os trincos da porta são itens bem pequenos, que quando apresentam problemas é capaz de te impedir de entrar ou sair do veículo. Geralmente, acontecem mais durante o frio, por conta das baixas temperaturas.
Jamais entre em um carro caso a porta do motorista esteja presa, pois em caso de acidente, você pode estar em grande perigo.
Caso a trava da porta não feche, não tente amarrar a porta, para mantê-la fechada, pois em alta velocidade, uma porta destrancada pode se abrir e você ou os passageiros serem arremessados para fora do automóvel.
Para manter a porta do carro conservada e aumentar a vida útil, algumas ações pode ser feitas, como:
A porta do carro é mais uma peça que precisa de cuidados como qualquer outro item do veículo. Mas, agora você sabe que não é necessário se desesperar quando aquele colega pega uma carona com você e bate à porta com tudo.
O ato não é capaz de danificar o dispositivo, a não ser que seja recorrente. Sendo assim, todo cuidado no dia a dia é bem-vindo, mas no mais não é capaz de fazer grandes estragos.
Para ler mais artigos como esse, não deixe de acessar nossos textos semanais aqui no blog.
Leia também: Dicas para manter o seu carro conservado.