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    5 mitos e verdades sobre o líquido de arrefecimento do motor

    15 julho, 2022
    Conheça 5 mitos e verdades sobre o líquido de arrefecimento do motor e entender qual é a sua importância para o seu carro.

    Fazer manutenção preventiva é a resposta que vem na ponta da língua. Mas tem muita gente que esquece de uma parte importantíssima: o líquido de arrefecimento.

    Quando o assunto é mecânica automotiva, você já deve estar cansado de ouvir uma série de fake news disfarçadas de verdades por aí. Se você não é uma pessoa que conhece bem sobre peças automotivas, em algum momento, deve ter se perguntado, o que é verdade ou não sobre o líquido de arrefecimento do motor.

    O líquido de arrefecimento do motor é muito importante para a manutenção da temperatura do carro em um grau ideal para o seu bom funcionamento. 

    Neste artigo, você irá desvendar os 5 mitos e verdades sobre o líquido de arrefecimento do motor e entender qual é a sua importância para o carro.

    Leia também: Sistema de arrefecimento do motor: entenda o que é e como funciona.

    1. Posso completar o líquido de arrefecimento do motor?

    Grande parte dos condutores já se questionou se deve ou não completar o líquido de arrefecimento até chegar ao nível correto. A resposta para essa pergunta é não. Isso é um mito.

    De antemão, caso você precise completar o nível do líquido de arrefecimento a todo instante, este é um sinal de alerta para possíveis problemas no seu carro.

    Essa necessidade, pode ser que algum problema relacionado ao mau funcionamento do motor, bomba de água ou do radiador e mangueiras furadas.

    Nível do líquido de arrefecimento

    Completar o líquido de arrefecimento do motor de forma constante, pode custar sérios problemas em seu motor. Não arrisque e caso o seu veículo tenha esse tipo de vício, procure o auxílio de um mecânico de sua confiança.

    Agende um horário para verificar se está tudo em ordem com o seu veículo.

    Leia também: 9 coisas que você pode verificar no seu carro. 

    2. Quanto mais aditivo, melhor para o líquido de arrefecimento do motor

    Bom, não é bem assim que acontece. Essa é mais uma das falácias contadas entre os donos de carros que querem melhorar a eficiência do líquido de arrefecimento do motor. 

    Por isso, não caia nessa pegadinha! Alterar os níveis de aditivo do motor também deve ser um procedimento seguido à risca com as orientações do manual de fábrica do seu veículo. 

    Manual de fábrica

    A recomendação de diversos manuais de fábrica sobre o líquido de arrefecimento do motor é que seja colocado 50% de água desmineralizada (ou seja, nada de água da torneira) e 50% do aditivo.

    Essa mistura irá auxiliar o líquido de arrefecimento do motor a trabalhar com fluidez e maior capacidade. 

    Mas fique alerta, sempre consulte um profissional especializado antes de realizar qualquer procedimento em seu veículo. 

    Leia também: Troca de óleo do motor: o que saber para não ser enganado

    3. Não tem problema misturar o aditivo orgânico com inorgânico no sistema de arrefecimento

    Não é recomendado misturar aditivos orgânicos e inorgânicos no sistema de resfriamento do veículo. Isso porque as composições químicas são diferentes e podem não ser compatíveis e prejudicar o arrefecimento do motor.

    Os aditivos orgânicos geralmente são à base de ácido orgânico e são projetados para serem usados ​​em sistemas de redução de longa duração. 

    Por outro lado, os aditivos inorgânicos, são à base de silicato ou fosfato e são projetados para serem usados ​​em sistemas de refrigeração de curta duração.

    Misturar esses aditivos pode levar à formação de depósitos, o que pode obstruir o sistema e reduzir sua eficiência. 

    Além disso, a mistura de diferentes aditivos pode resultar em efeitos negativos em outras partes do motor, como danificar a bomba de água, o termostato e o radiador.

    Portanto, é importante seguir as recomendações da fabricante do veículo e usar o tipo correto de aditivo para garantir a eficiência do sistema de refrigeração e prolongar a vida útil do motor.

    Aditivos

    Antes de completar o líquido de arrefecimento do motor com qualquer aditivo, você deve pesquisar qual é o tipo de aditivo presente no sistema de arrefecimento do seu carro. 

    Dica de ouro: sempre dê preferência aos aditivos orgânicos para o líquido de arrefecimento do motor. Isso porque ele agride menos o motor devido aos seus componentes serem naturais. 

    Mas, na dúvida, retire completamente o líquido antigo antes de colocar o novo a fim de evitar quaisquer danos ao sistema do seu carro. 

    A Autoglass conta com uma linha completa de líquido de arrefecimento do motor para o seu veículo.

    Líquido de Arrefecimento
    Aditivo Radiador Diluído Rosa 1 Litro Magneti/Al 
    Aditivo Radiador Concentrado Orgânico Rosa 1 Litro Paraflu
    Aditivo Radiador Diluido Rosa 1 Litro Paraflu 
    Aditivo Radiador Concentrado Orgânico Rosa 1 Litro Magneti/Al 
    Aditivo Radiador Diluído Verde 1 Litro Valeo
    Aditivo Radiador Concentrado Orgânico Rosa 1 Litro Tecbril 
    Aditivo Radiador Concentrado Orgânico Rosa 1 Litro Valeo

    Leia também: Onde comprar peças: dicas práticas para não errar

    4. Líquido de arrefecimento danifica o motor

    Esse é um dos maiores mitos que é espalhado pelos proprietários de carros usados. 

    No entanto, é importante usar aditivos de qualidade e seguir as recomendações da fabricante para evitar possíveis danos ao motor. 

    O uso excessivo de aditivos pode ter efeitos negativos, e os de baixa qualidade podem conter substâncias que prejudicam o motor do veículo. 

    Por exemplo, digamos que Pedro comprou um carro de Marcelo e por muito tempo, o antigo proprietário utilizou apenas água desmineralizada como líquido de arrefecimento. 

    Mas, agora, o novo dono do veículo resolve inserir líquido de arrefecimento com aditivo. Após essa mudança, o motor começa a funcionar de forma estranha e fraca, então Pedro leva o veículo em seu mecânico. 

    Ao chegar na oficina, o especialista automotivo constata que Pedro está usando líquido com aditivo em um carro que trabalhou com água desmineralizada por anos. 

    Durante muito tempo, o antigo dono utilizou água desmineralizada como líquido de arrefecimento do motor. Com isso, formou-se uma quantidade significativa de ferrugem no interior do motor do veículo. 

    O aditivo fez apenas a sua função de limpar o motor de toda sujeira e ferrugem nele existentes, mas isso acabou causando o entupimento das mangueiras.

    Por isso, é sempre recomendado consultar um mecânico ou seguir as instruções da fabricante antes de usar qualquer tipo de aditivo em seu veículo.

    Leia também: Confira 11 sinais que indicam que você deve trocar de carro

     

    5. Fluido de arrefecimento e aditivo são a mesma coisa

    Para ser considerado um aditivo de radiador, o líquido de arrefecimento do motor precisa conter uma porcentagem específica de MEG (monoetilenoglicol) em sua composição. 

    Além disso, é necessário ser aprovado pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)  e seguir as ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

    O aditivo é um produto químico adicionado ao fluido de resfriamento para melhorar algumas de suas propriedades, como a capacidade de resistir a temperaturas extremas, reduzir a resistência ou prevenir a formação de espuma. 

    Em outras palavras, o aditivo é um componente do fluido de resfriamento, mas não é o mesmo que o fluido em si.

    Já um fluido de arrefecimento não contém nada disso. E é aí que está o problema. Quando o líquido não contém MEG em sua composição ou não atende às normas, ele não é considerado aditivo. 

    Isso significa que ele não apresenta os requisitos que oferecem um produto de qualidade e, consequentemente, o desempenho do produto também será inferior. 

    Portanto, embora ambos estejam relacionados ao sistema de arrefecimento do motor, fluido de resfriamento e aditivo são duas coisas diferentes.

    Leia também: Fluido para radiador: entenda para que serve e quando é a hora de trocar. 

    Conclusão

    Ao ter desvendado os mitos e verdades sobre o líquido de arrefecimento do motor, você adquiriu um conhecimento valioso que lhe permitirá identificar possíveis problemas no líquido de arrefecimento do motor de forma mais fácil e eficiente. 

    Ao se familiarizar com a importância do líquido de arrefecimento do motor, você se tornou mais consciente da necessidade de monitorar e manter seus níveis compatíveis, evitando assim possíveis danos ao motor. 

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    Leia também: É verdade que bons motoristas pagam menos imposto?

     

     

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