O inverno chegou com tudo no Brasil e com ele a temporada de frio. Nessa época não só a sua saúde merece atenção, o carro no frio também merece cuidados.
Com temperaturas mais baixas, o carro costuma ter alguns problemas específicos. Por isso é bom ter cuidados especiais.
Para usar o carro no frio sem ter grandes problemas, você pode contar com algumas dicas.
Para isso fique de olho em algumas peças e sistemas do seu possante, na temporada fria. Não se engane, não é só bateria e o sistema de arrefecimento, que merecem cuidados, mas as luzes e até o ar-condicionado são itens que você precisa ficar atento.
Leia agora: Cuidados com o carro no inverno.
Manter a manutenção em dia é uma dica que vale para qualquer época do ano, mas no frio intenso então, é melhor ficar de olho. A bateria costuma ser o item que mais sofre nessa época, por isso, se ela estiver dando sinais de que precisa ser trocada, não enrole, troque logo.
A maioria dos carros novos não possuem mais o “tanquinho” de gasolina. Porém, se o seu carango ainda possui esse item, é importante verificar se o compartimento está abastecido.
O recomendado é colocar gasolina aditivada, pois ela tem durabilidade maior à gasolina comum. Se ao dar partida você está com dificuldades, leve seu carro para uma revisão do sistema de partida a frio, pois pode ter algum entupimento.
Essa dica vale para qualquer dia, ao ligar o possante não saia acelerando de imediato sem rodar alguns quilômetros primeiro, isso força muito o carro.
Mas, especialmente em dias frios esse costume prejudica ainda mais. Para saber a hora certa, espere o marcado de temperatura no painel chegar a uma posição central.
Deixar o carro guardado na garagem é importante para a segurança, visto que evita furtos. Mas é bom também para que ele não sofra muito com o frio na hora de ligar pela manhã.
Sem contar que, deixando o veículo em lugar coberto, você compromete menos a sua pintura, visto que ele fica menos suscetível a cocôs de pássaros, entre outros coisas que podem cair na lataria.
A pressão dos pneus é um outro item que sofre alteração no frio, devido ao clima eles sofrem com uma contração maior.
Nada de entrar no carro e sair ligando o ar-condicionado, o ideal é esperar o motor atingir a temperatura de funcionamento, principalmente se você for ligar o ar quente para esquentar a cabine. Dessa forma, o sistema de ar-condicionado tem condições melhores para esquentar o interior do veículo, pois ele depende do ar quente gerado pelo motor.
O líquido de arrefecimento do motor tem como responsabilidade manter a temperatura correta do sistema, por isso não dê bobeira e não se descuide. É válido lembrar que não é correto colocar água no reservatório, independentemente se está no verão ou inverno.
As velas de ignição precisam ser chegadas a cada 6 meses ou 10.000 km rodados, independente do frio. Mas, no inverno elas trabalham mais, já que são responsáveis pela centelha que inicia o processo de combustão interna do motor.
Ter as luzes e os faróis funcionando corretamente também é importante, por isso, cheque para ver se elas estão funcionando de maneira correta. Priorize as luzes de freio, setas e faróis de iluminação.
Caso alguma delas esteja queimada e não acenda, realize a troca da lâmpada. O serviço é rápido e não custa caro. Conte a Autoglass para realizar este serviço.
Leia também: Regulagem de Farol: saiba como fazer e porque é tão importante.
É muito comum que a borracha da palheta do para-brisa resseque com o frio. Por isso, vale a pena verificar as condições testando se elas estão limpando o para-brisa de maneira efetiva.
Leia também: + Melhor Palheta Para-brisa: quais os tipos e a melhor marca.
A bateria é um dos itens mais importantes para o seu funcionamento. Afinal, é ela quem fornece a energia necessária o carro dar partida. No inverno, seu trabalho fica mais intenso por conta da temperatura baixa.
Com o frio, o óleo do motor fica mais grosso e o propulsor do motor de partida precisa de mais energia para movimentar as engrenagens.
Fique atento, se ela tem descarregado com recorrência, isso é sinal de que está na hora substituí-lo. Sua validade é de 2 a 3 anos, dependendo do carro.
O frio possui um clima seco que acelera o desgaste das borrachas, dessa forma, as mangueiras e correias correm o risco de ter fissuras, provocando vazamentos e até de se romper. Quando isso acontece nas correias dentadas do motor, torna-se um problemão.
Não é só você que gasta mais energia para sobreviver ao inverno, o seu carro também aumenta o consumo de combustível nos dias frios. Dentre os motivos disso, estão:
Os carros a gasolina sofrem com o ar mais denso, pois ele precisará de mais injeção de gasolina para fazer a combustão no motor. Já os carros abastecidos com álcool, precisam de uma temperatura mínima de 25 °C para fazer a combustão.
Já dissemos anteriormente que no frio os pneus também sofrem, por isso é necessário checar sempre a sua pressão. Quando sua calibragem está mais baixa aumenta o atrito de rolamento fazendo com que o carro faça mais força e consequentemente gaste mais combustível.
Por conta do motor precisar gastar mais energia para chegar à temperatura normal de funcionamento, isso faz com que aumente o atrito e gere desgaste, consumindo assim mais combustível.
Agora você já sabe que no inverno seu veículo merece cuidados especiais. Não deixe de dar atenção ao seu carro no frio, isso te ajudará a mantê-lo conservado e evitará dor de cabeça e despesas desnecessárias.
Para continuar aprendendo sobre automóveis, não deixe de ler nossos artigos semanais aqui no blog e claro, nos siga nas redes sociais.
Leia também: O impacto do calor e sol no seu carro.