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    Quebra-molas: tipos e como passar sem danificar o carro?

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    Quebra-molas

    Os quebra-molas são soluções inventadas para a redução de velocidade durante o tráfego nas ruas. 

    Os quebra-molas são soluções inventadas para a redução de velocidade durante o tráfego nas ruas. 

    Mas você sabia que existe uma maneira certa de passar sobre os quebra-molas sem estragar o carro? Pois é, no artigo de hoje vamos te ensinar a fazer isso. 

    Eles servem para evitar transtornos no trânsito. Porém, com a má sinalização nas vias brasileiras, ela acaba se tornando um problema. 

    A legislação exige que eles sejam sinalizados a fim de evitar que os motoristas sejam surpreendidos e também prevê uma série de critérios quanto ao tamanho do quebra-molas e o local onde pode ser colocado. 

    Continue lendo o artigo para aprender o jeito correto de passar em um quebra-molas, onde ele pode ser instalado e quais as regras de legislação eles precisam obedecer. 

    Leia também: Cuidados com o carro automático

    Quebra-molas: o que é e para que serve?

    O quebra-molas é uma ondulação transversal, feita de asfalto ou concreto, como se fosse uma mini rampa usada em ruas. É um obstáculo bem comum nas ruas brasileiras. 

    O quebra-molas possui uma importante função, que é reduzir a velocidade dos carros no trânsito, principalmente se a via for ponto de grande fluxo de pessoas, garantindo assim o tráfego seguro para os pedestres.

    Quais são os tipos de quebra-molas?

    Existem dois tipos de quebra-molas, vamos falar deles a seguir. 

    Tipo 1

    Também conhecido como tipo A, é o mais suave, reduz a velocidade de um veículo a 30 km/h e tem 3,7 metros de comprimento. 

    Tipo 2

    É conhecido também como tipo B, tem 1,5 metro de comprimento, reduz a velocidade para 20 km/h e é mais angular. 

    Leia também: Como preservar e recuperar as partes plásticas do veículo

    O que diz a legislação sobre quebra-molas?

    Primeiramente, os quebra-molas não podem ser instalados em rodovias, apenas em ruas. Eles precisam ter como padrão a altura máxima de 8 cm a 10 cm.

    Outro critério que a lei exige é que eles sejam sinalizados da seguinte forma: 

    1. Alguns metros antes do quebra-molas, em uma placa vertical indicando a velocidade mínima para o local e também a existência do mesmo. 
    2. No próprio quebra-molas: são necessárias marcas oblíquas pintadas na cor amarela.

    O Código de Trânsito Brasileiro, diz que a lombada deve ser evitada como redutor de velocidade, sendo assim devem ser colocadas apenas quando há muita necessidade e em casos especiais. 

    Para isso, é necessário fazer um estudo técnico de engenharia de tráfego demonstrando a necessidade de ser colocado um naquele local. 

    Quem pode fazer quebra-molas?

    A instalação de quebra-molas, ou lombadas, em vias públicas é um processo que envolve a participação da comunidade e a coordenação de vários órgãos governamentais.

    Os moradores da área onde desejam instalar os quebra-molas devem expressar essa necessidade. Isso é feito por meio de um documento ou abaixo-assinado que contém as assinaturas dos moradores locais.

    Este documento é então dirigido à administração regional ou à prefeitura da cidade, dependendo da estrutura administrativa local. A administração disponibiliza a solicitação para garantir que ela atenda aos critérios preliminares, como prova de necessidade baseada na segurança viária e no tráfego local.

    Após a aprovação inicial pela administração regional, uma solicitação é encaminhada ao Departamento de Trânsito (Detran) ou a outra autoridade de trânsito responsável, que realizará uma análise mais detalhada. Este órgão avalia a técnica de instalação do quebra-molas, considerando fatores como:

    • O volume de tráfego na área;
    • A frequência de acidentes ou incidentes registrados;
    • A proximidade de escolas, hospitais ou áreas de grande circulação de pedestres.

    Se a autoridade de trânsito determinar que a instalação é justificável, ela emitirá uma autorização formal para a instalação de quebra-molas. Dependendo do caso, podem ser necessários estudos públicos adicionais de impacto no tráfego ou consultas antes da autorização final.

    Após receber uma autorização, a administração regional ou a prefeitura organizam a construção do quebra-molas, muitas vezes contratando uma empresa especializada para realizar o trabalho.

    É importante notar que todo esse processo pode variar dependendo das leis e regulamentos locais, portanto é essencial consultar as autoridades locais para obter informações específicas sobre os procedimentos em sua área.

    Qual a diferença entre quebra-molas e lombada?

    Não existe diferença entre os dois, são variações linguísticas das regiões do país. 

    Como passar em quebra-molas corretamente com o veículo?

    Passo 1

    Quando avistar um quebra-molas a sua frente, pise no freio para reduzir a velocidade. 

    Passo 2

    Não diminua a marcha toda de uma vez, reduza uma a uma. Quando for passar em quebra-molas mais altos, passe com a 1ª marcha e devagar, assim você evita o impacto ou a raspagem no fundo do carro.  

    Passo 3

    Não freie quando estiver passando sobre o quebra-molas, pois dessa forma,  todo o peso do carro é transferido para o eixo dianteiro. Assim, todo o conjunto de tração e suspensão que se encontra nas rodas dianteiras fica sobrecarregado.

    Passo 4

    Passe pelo quebra-molas bem devagar com o pé fora da embreagem e com a direção alinhada. Não passe na lombada com o carro na diagonal, isso além de não reduzir o impacto, também desgasta o sistema de suspensão. 

    Essa medida sobrecarrega o sistema, colocando todo o peso sobre a roda que passou sobre o obstáculo, e torcendo o eixo do carro.

    Passo 5

    Após passar pela lombada, retome a aceleração desenvolvendo a velocidade, na sequência correta das marchas. 

    Como reduzir a marcha para passar no quebra-molas?

    Ao avistar o quebra-molas, pise no freio e diminua a velocidade, reduzindo as marchas uma a uma, até a segunda, passe pela lombada de segunda sem pisar na embreagem. 

    Quais danos o quebra-molas pode trazer aos automóveis?

    Passar de forma errada no quebra-molas faz com que os componentes da suspensão sejam afetados, diminuindo sua durabilidade, afetando molas e amortecedores. Também pode ocorrer o surgimento de ruídos, conhecidos como grilos, ou vibrações indesejáveis no veículo.

    “Lombofaixa” é solução mais inteligente

    Lombofaixa é uma faixa de pedestre elevada, pintada de laranja e branco, com uma parte plana no topo, com cerca de dois metros de comprimento. 

    Essa é a solução mais inteligente para criar obstáculos que impedem que o motorista trafegue em altas velocidades na via, sendo assim é muito mais indicado que o quebra-molas, pois não prejudica o veículo. 

    Quebra-mola e lombofaixa

    Conclusão

    No texto de hoje você pode aprender que o quebra-molas é um verdadeiro terror para os veículos, e por isso é importante passar por ele com todo cuidado, dessa forma seu carro não sofrerá com desgastes mais rápido. 

    Para continuar aprendendo sobre trânsito e como cuidar do seu possante, continue acessando nosso blog.

    Leia também: Tipos de manutenção de veículos

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