O fluido para radiador desempenha um papel essencial no sistema de arrefecimento do veículo. Trata-se de um produto químico a base de polietilenoglicol, que é misturado com água e utilizado para proteger as partes internas e metálicas do motor.
Além de garantir o resfriamento dos componentes do propulsor, o aditivo também auxilia no equilíbrio da temperatura do bloco.
Desta forma, evita o superaquecimento ou mesmo o congelamento do líquido, com as alterações de clima.
Muito se fala sobre os mitos e verdades do fluido para radiador e com razão!
Este líquido, embora muita gente não saiba, é um item de extrema importância no sistema de arrefecimento para que tudo funcione em perfeito estado e sem surpresas.
Vamos explicar um pouco mais sobre as diferenças dos produtos que existem no mercado e, claro, como saber quais são as melhores opções e evitar cair em ciladas.
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O fluido para radiador é um produto químico que é misturado com água e utilizado para proteger as partes internas e metálicas do motor.
Além de garantir o resfriamento dos componentes do propulsor, o aditivo também auxilia no equilíbrio da temperatura do bloco. Desse modo, evita o superaquecimento ou até mesmo o congelamento do líquido para radiador.
Quando o radiador é colocado no reservatório, é bombeado com a função de manter e regular a temperatura do motor. Dessa forma, o fluido do radiador protege a tendência de corrosão dos componentes.
Mesmo sendo importante, o uso de água sem minerais para refrigerar o motor, representa somente o primeiro passo para o bom desempenho do veículo. Isso porque este líquido sozinho não garante a estabilidade para a refrigeração do automóvel.
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O radiador do propulsor tem como função o arrefecimento do bloco do motor, com a utilização da água e do ar. O líquido colocado no reservatório é bombeado com a função de manter e regular a temperatura do motor.
Dessa forma, o fluido para radiador protege contra a tendência de corrosão de uma série de componentes do circuito.
Apesar de importante, o uso apenas da água desmineralizada (sem minerais na sua composição) como forma de refrigerar o motor representa só o primeiro passo para o bom desempenho do veículo. Isso porque o líquido não garante a estabilidade para a refrigeração do automóvel.
Com a adição do fluido, é possível perceber um aumento no arrefecimento, além da melhora na capacidade de resfriamento e ponto de ebulição mais elevado.
Aqui falamos da temível ferrugem — capaz de afetar diversas peças, como a bomba d’água. Isso ocorre quando o aditivo utilizado pelo motorista não é adequado ou perdeu suas propriedades antioxidantes, não conseguindo proteger o motor contra a oxidação.
Portanto, faça a mistura correta de aditivo e água para o líquido de arrefecimento e acompanhe a temperatura do veículo, pois essa também é uma forma de prevenir a situação.
Além disso, o fluido para radiador tem como função impedir que as galerias do motor sofram corrosão em decorrência do contato com a água.
Os fluidos para radiador são compostos basicamente por um álcool (etilenoglicol) que aumenta a temperatura de ebulição da água (passando de 100°C para 118°C) e diminui o ponto de congelamento (0°C).
Com isso, o motor pode ser resfriado por mais tempo com a água aditivada no estado líquido, sem que o nível do reservatório varie.
Ou seja, apesar de algumas pessoas utilizarem apenas a água como um fluido para radiador, os aditivos — além de vários outros benefícios — fazem com que ela não corra o risco de secar, evitando vários outros tipos de problemas, além do trabalho de ter que conferir a água regularmente.
E, além de impedir que a água e o motor do carro esquentem mais que o normal, os aditivos são muito importantes em países frios, pois evitam o congelamento dos mesmos
O mercado de aditivos para radiadores, atualmente, oferece três tipos de aditivo para radiador.
Tenha em mente que fazer a mistura de um desses três aditivos não é positiva para o sistema do carro, pois pode influenciar diretamente no tempo de vida útil do motor e do produto.
Aditivos OAT estão disponíveis em várias cores diferentes, de laranja a verde escuro. Este líquido é diferente de IAT pois não contém silicatos e fosfatos para proteger o carro.
Isso ajuda ao aditivo durar muito mais tempo, mas pode desgastar as peças de metal ao longo do tempo.
Diferentes fabricantes adicionam aditivos especiais para ajudar a prevenir a ferrugem e corrosão. O OAT deve ser limpo de um sistema de carro uma vez a cada cinco anos, ou a cada 240.000 km (o que acontecer primeiro).
O aditivo IAT é normalmente usado em carros dos Estados Unidos, fabricados a partir da década de 1920 até a década de 1990.
Este líquido é naturalmente claro, mas é tingido de um verde brilhante para ajudar as pessoas a identificá-lo.
O IAT contém silicatos e inibidores de corrosão de fosfato para ajudar a proteger as partes metálicas do carro que o líquido de arrefecimento atravessa, como o motor e o radiador.
Recomenda-se que o líquido de arrefecimento IAT seja limpo para fora do sistema do carro uma vez a cada dois anos, ou 48.000 km (o que acontecer primeiro).
O líquido de arrefecimento HOAT contém alguns silicatos para inibir a corrosão e também tem alguns aditivos para ajudar a impedir a oxidação e corrosão. Está disponível nas cores amarelo e laranja.
O HOAT também deve ser liberado do sistema do carro uma vez a cada cinco anos, ou a cada 240.000 km (o que acontecer primeiro).
Segundo o INMETRO, as cores são meramente comerciais e não influenciam nas propriedades ou no desempenho dos fluidos. Na maioria das vezes, os fluidos orgânicos costumam ter a cor amarela, rosa ou vermelha, enquanto os inorgânicos são verdes ou azuis.
Porém, isso não é uma regra e as cores podem variar
Os dois têm o mesmo propósito de controlar a temperatura do motor e proteger contra ferrugem e corrosão do motor. Porém, podemos citar algumas pequenas diferenças.
É considerado aditivo aquela substância que deverá ser misturada à água e que possui uma quantidade de monoetilenoglicol (MEG) e inibidores de corrosão em sua composição.
Além disso, ele precisa atender a determinadas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Os fluidos para radiador, no entanto, não precisam ser misturados à água eles já vem prontos para uso e devem cumprir as normas da ABNT.
As normas ASTM (Sociedade Americana de Teste e Materiais) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) definem a quantidade mínima de MEG e a presença de inibidores de corrosão para cumprir com a máxima eficiência que se espera.
Sendo assim, a vida útil dos componentes, a proteção do sistema de arrefecimento e do motor são preservadas com o uso de um bom aditivo e ou fluido para radiador.
O aditivo é mais benéfico para o radiador, pois a diferença entre aditivo e fluido é clara: enquanto o aditivo está preparado para oferecer uma maior durabilidade, proteção e desempenho, o fluido não oferece a mesma eficiência.
O recomendado é que toda a água e o aditivo do sistema de arrefecimento sejam trocados a cada 2 anos.
Lembre-se: usar apenas água desmineralizada e o aditivo na proporção indicada pela montadora do veículo. Não fazer a troca do líquido para radiador preventivamente trará danos significativos ao longo do tempo.
Em alguns casos é possível apenas preencher o líquido do radiador, desde que o líquido atual não esteja comprometido. Na maioria das vezes, contudo, o correto é fazer a substituição completa do líquido.
Para trocar o fluído o procedimento abaixo deve ser seguido pelo mecânico:
A substituição ou reposição do fluido para radiador é um serviço bastante simples e demora cerca de 15 minutos para ser realizado.
É importante que ao trocar o líquido de arrefecimento sejam verificados também a condição das mangueiras, do radiador, da válvula termostática e da ventoinha.
Por mais que a abordagem dos frentistas — se oferecendo para completar ou colocar um aditivo para radiador — possa atrair alguns clientes, é importante que a substituição do líquido de arrefecimento seja feita em uma oficina mecânica.
O líquido que preenche o reservatório também fica em outras partes do motor e do sistema de resfriamento.
Portanto, um profissional especializado irá retirar o líquido antigo com precisão e colocará a mistura correta.
Isso varia de acordo com o fluido que será adicionado. O aditivo de radiador concentrado é geralmente um produto mais forte, tanto que precisa ser diluído na água.
Nesse caso, dependendo da marca dele, pode-se misturá-lo na proporção de 40% a 60% do volume total de água exigida pelo veículo.
A diluição é bem identificável na embalagem do produto e basta apenas saber no manual do proprietário, o volume de água necessário.
Esse tipo de aditivo requer uma certa quantidade em litros num sistema de arrefecimento, sendo indicado pelo número de litros que se deve usar.
No caso do pronto para uso, a diferença é que não é exigida a presença de água como no concentrado.
Aliás, deve-se lembrar também que essa água usada no circuito de refrigeração não pode ser a mesma água da torneira. Ela tem de ser desmineralizada e por isso, é necessário adquirir esse tipo.
Sempre utilize aditivos com as especificações recomendadas pela montadora do seu carro. Essa informação pode ser encontrada no Manual do Proprietário.
O líquido para radiador é composto por uma mistura de água desmineralizada e aditivo, que podem variar na proporção dependendo do carro.
Em muitos casos a proporção é de 50%/50%, mas não é raro encontrar carros que demandam a proporção de 30% ou 40% de aditivo.
Não use água de torneira, ela contém minerais e outros materiais (ex.: cloro) que prejudicam as peças do motor e as mangueiras do sistema.
Existe no mercado produtos pré-diluídos, com os quais não é preciso fazer a diluição do aditivo em água.
O aditivo é um produto para radiador barato. Procure usar marcas que tenham produtos certificados e homologados.
Quando o motorista conduz o veículo com o fluido para radiador vencido, ou apenas com água pura, o radiador e outras partes metálicas do motor começam a criar ferrugem. É possível verificar isso pelo aspecto barrento da água no reservatório de expansão.
Entre os transtornos que essa ferrugem produzida pode trazer, estão:
O inconveniente mais comum é a presença de vazamentos, que fazem com que o nível da água no reservatório diminua.
A ausência do líquido fará com que o carro comece a aquecer, elevando a temperatura do sistema. Isso é um problema não só para o veículo, pois pode afetar também a segurança dos passageiros.
A indicação do superaquecimento aparece nos indicadores no painel – seja ele por ponteiro ou luz. Assim que perceber esse sinal, o motorista deve parar o carro.
Se continuar dirigindo, a alta temperatura pode danificar a junta do cabeçote, pois o líquido de arrefecimento se misturaria ao óleo. Esse problema só será resolvido com uma retífica ou, dependendo da gravidade dos danos, com a substituição da peça.
O fluido para radiador é um item muito negligenciado pelos proprietários de automóveis, que costumam se lembrar dele apenas quando há vazamentos ou quando o carro aquece.
Sabemos que, quando se trata de carros, as manutenções preventivas são muito mais baratas do que corrigir um problema que já apareceu.
Obedecendo ao período de troca do aditivo é possível evitar as manutenções corretivas. Resolver problemas causados pela falta do líquido chega a ser 2.000% mais caro quando comparado ao valor da troca do líquido.
O aditivo para radiador ou líquido de arrefecimento, é muito importante para o bom funcionamento do seu carro, logo você deve evitar comprar produtos de baixa qualidade.
Evite transtornos muito maiores com problemas mecânicos em seu veículo. A seguir, confira algumas marcas que são de boa qualidade.
A Tecbril é uma empresa do grupo brasileiro Baston e é destaque no mercado nacional na produção de aditivos e fluídos para motores. Além de fabricar insumos para motores, também fornece produtos para estética e cuidado automotivo.
A Valeo é uma empresa multinacional com sede na França e com presença nas grandes montadoras e no mercado de reposição. A linha de produtos fabricados pela marca se estende desde filtros a motores. A empresa se destaca na produção de faróis e lanternas, sistema de arrefecimento com radiadores, condensadores, defletores entre outros.
A ACDelcoé uma das principais marcas da General Motors e foi desenvolvido para evitar a corrosão dos componentes do sistema e o superaquecimento do motor. Além disso, ele também lubrifica a bomba d’água durante todo o tempo, proporcionando ao seu veículo uma performance muito melhor.
O ParafluBio Orgânico Concentrado possui uma formulação balanceada a base de glicóis e inibidores de corrosão orgânicos que foram desenvolvidos para oferecer máxima proteção para o sistema de arrefecimento de motores endotérmicos de motocicletas, automóveis, utilitários, caminhões, máquinas agrícolas e motores estacionários.
O aditivo para radiador Rad Cool Bardhal é um produto ideal para radiadores de carros, motocicletas, caminhões e ônibus, motores estacionários, equipamentos agrícolas, trocadores, entre outros. Indicado para qualquer tipo de radiador, tanto os selados como os convencionais.
A Power clean oferece fluido para radiadores pronto para o uso à base de monoetilenoglicol, que proporciona ao sistema do veículo maior proteção contra corrosão, inibindo a formação de espuma, congelamento e fervura.
A STP possui aditivos para proteção de alumínio, aço, ferro e metais não ferrosos em geral, incluindo anticorrosivos, antiespumante, anticavitação e, também, proteção extra para bomba d’água e válvula termostática. Evita fervura e evaporação.
O fluido para radiador é capaz de alterar positivamente as características do motor e tem uso universal, ou seja, vale para todos os veículos — tanto para os pesados quanto para os leves.
Os benefícios apresentados pelo seu uso são diversos, como a proteção contra corrosão e contra o superaquecimento.
Agora que você já sabe quais são os benefícios do aditivo, aproveite para acessar nossa loja virtual e garantir o do seu possante.
Leia também: Sistema de arrefecimento do motor: entenda o que é e como funciona.