O Sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) é comum em muitos carros novos. Eles podem alertar sobre perigos à frente, ajudá-lo a economizar combustível e até mesmo prevenir dirigir embriagado. Mas você sabia que é necessário recalibrar o sistema ADAS do carro?
Para que ele funcione corretamente, fazer esse ajuste é importantíssimo. ADAS pode soar futurístico, mas qualquer um que dirigiu um carro fabricado nos últimos 30 anos terá se beneficiado da tecnologia.
Ele varia de freios ABS a ESP e sistemas de controle de tração. O ADAS pode ajudar com a segurança do motorista e tornar a direção mais fácil.
O sistema serve para evitar colisões ou acidentes graves, pois funciona como um conjunto de recursos de segurança que ajuda tanto na segurança do condutor e dos passageiros, como na prática de uma condução ainda mais segura na interação com os outros veículos na estrada.
Leia também: Start Stop e Start&Stop: O que são, Diferenças e Como funcionam?
A tecnologia funciona como um sistema de apoio à condução, que disponibiliza informações do ambiente ao redor do condutor.
Porém para funcionar é preciso recalibrar o sistema ADAS do seu carro. Ele é um moderno acessório de segurança nos veículos que proporciona:
O sistema ADAS depende das câmeras fixadas nos para-brisas ou no capô. Dessa forma, as câmeras farão com que os recursos de segurança consigam “ler” os sinais de condução que os rodeiam e trazer uma condução ainda mais segura.
O sistema emite alguns sinais quando algo ao redor está errado, pode ser um alerta luminoso, sonoro de vibração, ou até mesmo uma frenagem automática.
Com a implementação destes recursos de segurança, o objetivo é de que no futuro os automóveis se tornem cada vez mais autônomos.
Porém, os sensores e câmeras do ADAS estão localizados no para-brisa ou no capô do veículo. Por isso, precisam ser recalibrados quando o vidro é substituído ou o carro sofre alguma batida e depois de qualquer intervenção que possa afetar o ângulo de direção, como alinhamento ou balanceamento.
A finalidade é garantir total segurança na condução aos restantes dos motoristas da estrada. Mas, como tudo no mundo automóvel é necessário realizar manutenções periódicas a este sistema.
Ou seja, recalibrar o sistema ADAS do carro é fundamental para que todos os recursos do sistema estejam na sua capacidade máxima para funcionar plenamente.
Permite regular e fixar uma velocidade, com o veículo a circular sem que o condutor precise de carregar no acelerador.
Dessa forma, caso encontre algum obstáculo o sistema trava e assim que o caminho está livre, volta às suas funções.
Com um sinal de alerta sonoro, luminoso ou vibratório, este recurso informa que o veículo saiu da faixa de rodagem, como por exemplo: estar perto da berma.
Este recurso, através de um alerta de um sinal sonoro ou alerta no painel de controle, avisa que existe um obstáculo à nossa frente. Porém, ele só avisa a travagem com o condutor.
A responsabilidade desse sistema é emitir um alerta sonoro e/ou visual para reduzir os riscos de colisão que surjam à frente devido às câmeras multifuncionais localizadas na parte superior do para-brisas capaz de detectar os obstáculos.
A sua operação acontece da seguinte forma: ao detectar um veículo que segue na mesma direção ou que esteja parado e apresente um risco de colisão, ele emite um alerta sonoro para reduzir a velocidade do veículo e evitar possíveis acidentes.
Este sistema pode detectar a circulação de pedestres e travar o carro de forma autônoma. Afinal trata-se de um dos sistemas mais evoluídos do ADAS, principalmente porque, permite ao condutor sobretudo estar ainda mais ciente do que acontece à sua volta.
O sistema permite a detecção automática de um lugar, basta o condutor “engatar” apenas as mudanças ou a marcha atrás para finalizar o estacionamento.
Para auxiliar neste processo, estão instaladas câmaras na traseira do veículo. Quanto ao PDC, este ajuda a estacionar, através de sensores (que emitem sinais sonoros) que vão a delimitar o quão próximo estamos de um obstáculo.
Por vezes, nem sempre estamos atentos aos sinais de trânsito, especialmente aos de velocidade. Este sistema ajuda nessa missão.
Ler os sinais que rodeiam o carro e transmitir essas informações ao condutor através do painel de controle. Desta forma, o condutor pode ajustar a condução aos sinais “em vigor” naquele percurso.
Este é um ADAS quase indispensável. Através da apresentação de um pictograma nos retrovisores exteriores alerta para a presença de um veículo nos chamados ângulos mortos.
O sistema de alerta de trânsito na retaguarda é bastante útil. Ele costuma estar associado aos modos de estacionamento. Isto significa que se um ou mais veículos passam pela retaguarda ele avisa e detecta os carros que possam circular no momento de uma marcha ré.
A partir de um um certo tempo de viagem, este sistema emite um alerta ao condutor para este realizar um intervalo na condução.
Este sistema ajuda principalmente os mais distraídos, com as luzes de trânsito no cruzamento com veículos. A tecnologia troca automaticamente as luzes, de máximos por médios, médios por máximos.
A recalibragem do sistema ADAS é o processo de reposição dos parâmetros e especificações dos valores das câmaras equipadas no para-brisas do carro.
Para a recalibrar o sistema ADAS é realizado um teste diagnóstico de todos os componentes eletrônicos do veículo, para identificar possíveis falhas ou erros.
Este processo permite repor todos os parâmetros e especificações dos valores definidos pela marca para cada um dos recursos de segurança.
O fato da maioria dos equipamentos do sistema ADAS dependerem de um correto alinhamento das câmeras equipadas no para-brisas, sempre que este é substituído ou algum dos sistemas não esteja funcionando direito é necessário fazer uma recalibragem de modo a assegurar que os sistemas equipados do carro continuem a funcionar corretamente.
Para danificar um destes sistemas é muito fácil, basta apenas um pequeno toque com o para-choque durante uma manobra que um destes elementos desalinha sem que o condutor perceba.
Ou seja, mesmo que os elementos pareçam posicionados no seu interior, não significa que não foram afetados com o impacto.
Por isso, não é preciso que se quebrem, se ficarem desalinhados já é o suficiente para que deixem de ler a estrada à distância prevista e o passem a fazer a outra distância qualquer.
Tudo isso já é suficiente para que os dados fornecidos à gestão estejam errados e faz com que o sistema pare de funcionar como deveria e pode até surpreender o condutor e causar situações de perigo.
Caso também seja necessário mexer na suspensão, rodas e vidros do veículo, também será necessário recalibrar o sistema.
Caso a recalibragem do sistema não seja feita, o funcionamento correto do sistema de segurança é prejudicado e pode ocasionar acidentes e risco de morte ao condutor e passageiros.
Sem a calibração, os sistemas não são sincronizados, nem alinhados e passam informações erradas ou imprecisas ao condutor, que poderão ocasionar até acidentes.
Imagine o risco de ter um assistente de permanência de faixa descalibrado e o carro sair da pista? Ou ainda um sistema de frenagem automática de emergência que não freia quando o veículo da frente para? Esses são alguns exemplos de problemas que podem acontecer no dia a dia do motorista que não está com o sistema funcionando corretamente.
Por isso, é importante lembrar que o ADAS não substitui a atenção do condutor. Dessa forma, ele precisa estar sempre concentrado e cuidadoso com o trânsito.
Os sistemas ADAS requerem muita precisão e o motorista precisa ficar atento aos sinais do veículo para identificar quando o sistema precisa receber manutenção.
Dessa forma, fique ligado, porque esses sinais costumam aparecer como mensagens no painel informando que algum sistema está obstruído ou inativo, código de erro no sistema ou luzes no painel.
Mesmo sendo um assunto de extrema importância, a maior parte dos motoristas desconhece a necessidade de calibração do sistema de segurança do carro.
Então se o seu veículo possuí esse sistema e ainda não foi calibrado, procure fazer a manutenção com profissionais adequados.
Você sabia que na Autoglass você também conta com este serviço? Agende a recalibragem do sistema ADAS do seu carro em uma de nossas lojas através do CHAT, ou ainda se preferir ligue para 0800 025 6313 para agendar o serviço.
E você já conhecia o sistema ADAS? Apostamos que seu próximo possante você vai fazer questão que tenha.
Quer saber mais sobre as mudanças tecnológicas do mercado automotivo? Então não deixe de acompanhar nosso blog semanalmente.
Leia também: Tilt Down: como funciona, para que serve e principais características.