Os defeitos são características indesejáveis e inconvenientes. Em um veículo, eles podem aparecer de surpresa ou serem desencadeados por outros problemas. Nos dois casos, o motorista pode se decepcionar, principalmente, pela relação com o fator econômico. Por isso, é importante saber quais são os defeitos mais comuns em veículos.
A depender do defeito, os gastos com os consertos podem atingir valores altos e, até, colocar a vida dos passageiros em perigo. Por isso, é sempre importante estar atento aos cuidados para manter o veículo em bom estado de uso.
Alguns casos podem ser advindos do desgaste natural, mas outros podem ser evitados pelo dono do veículo ao respeitar e seguir os cuidados preventivos. Confira abaixo os defeitos mais comuns em veículos.
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Muitos problemas podem acontecer, de maneira surpreendente, de forma natural ou por falta de cuidado. Contudo, alguns defeitos são mais comuns e repetitivos na vida dos condutores.
Entre os defeitos mais comuns em veículos está o superaquecimento, que por sinal, necessita de bons profissionais e um maior custo para consertar. Além disso há também:
Em todos os casos, a falta de revisão é um dos principais motivos pelos quais os motoristas são pegos de surpresa.
O motor é o coração do automóvel e por isso o conserto pode ser caro, pelo fato de cada defeito ter a sua especificidade. Com isso, vários problemas podem atingir o motor do carro.
Eles estão entre os defeitos mais comuns em veículos e podem variar desde algo simples até algo mais grave. Contudo, a grande maioria deles apresentam sinais.
O motorista precisa ter atenção se perceber:
Todos eles são considerados “alertas”, por parte do veículo. Em todos os casos é preciso levar ao especialista, que melhor entende do assunto.
Os problemas podem estar relacionados a:
Os veículos funcionam com altas temperaturas e por isso precisam do sistema de arrefecimento, para manter a temperatura ideal.
Esse sistema é montado por algumas partes, como: radiador, reservatório, bomba d’água, sensor de temperatura, válvula termostática, aditivo e eletroventilador.
Normalmente, os veículos funcionam com uma temperatura de 92°C. Se houver o aumento, o sistema utilizará a circulação da água para amenizar o calor do motor, a partir do radiador.
Essa circulação deve estar dentro dos parâmetros, para não ocasionar o superaquecimento.
O motorista deve estar atento ao nível de água no reservatório e observar se vazamentos existem, porque além do superaquecimento, outros problemas podem ser desencadeados.
A correia dentada controla o movimento das válvulas e dos pistões. A sua vida útil pode ultrapassar os 150 mil quilômetros rodados, mas o correto é trocá-la há cada mil quilômetros rodados (de acordo com o fabricante).
O motor precisa da correia para funcionar. Caso ela quebre, o carro para imediatamente e precisa ser retificado. Por isso, para evitar dores de cabeça, a troca da peça no tempo correto é imprescindível.
Problemas com a lubrificação estão entre os defeitos mais comuns no veículo. Afinal, a falta dela aumenta o atrito e o desgaste das peças.
Para manter o motor com a lubrificação ideal, a troca do óleo deve ser realizada periodicamente. É preciso estar atento ao nível do líquido (óleo) no motor, que deve estar entre os marcadores de máximo e mínimo.
Além da troca do óleo, a lubrificação das transmissões também deve ocorrer. Essa atenção deve acontecer, principalmente, em carros com o câmbio automático. Com a revisão preventiva é possível verificar se não há vazamentos e se está tudo dentro dos conformes.
Em carros 4×4 é preciso verificar a lubrificação da caixa de transferência. Já na revisão de um utilitário, SUV ou carro mais pesado, o óleo do diferencial deve receber a devida atenção.
O uso da graxa também é importante para lubrificar diversos componentes do veículo, principalmente nos carros maiores.
A falta de combustível chama-se “pane seca”. Ela pode ser ocasionada pela falha de abastecimento por parte do motorista ou, até mesmo, por problemas mecânicos. Quando ocorre, o carro para, independente do lugar que estiver.
O motorista deve estar sempre atento ao marcador no painel, para verificar a quantidade de combustível existente. Se o ponteiro descer rápido demais, a bomba pode estar danificada.
Além de tudo isso, rodar com o carro na reserva frequentemente pode ocasionar o acúmulo de impurezas e, consequentemente, danos ao motor do automóvel.
O artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê uma multa de R$130,16 para o caso de pane seca. O problema ainda gera quatro pontos na carteira de habilitação e a remoção do veículo.
Os problemas elétricos também estão entre os defeitos mais comuns em veículos. Quando os componentes desse sistema apresentam falhas, significa que aconteceu uma “pane elétrica”.
Entre as causas das maiores dores de cabeça no sistema elétrico estão:
As baterias ruins podem deixar os motoristas na mão em momentos inadequados. Atualmente, elas aguentam 80km rodados, ou três anos. Ao descarregar, o carro pode não ligar mais, até a substituição do item. Isso ocorre naturalmente, mas alguns componentes do sistema podem acelerar o descarregamento.
Se a bateria descarregar, o carro pode sofrer uma pane elétrica. Caso não carregue mais, a troca deve ser imediata. Caso ela tenha “arriado” pode-se usar uma outra bateria para transferir eletricidade.
As velas de ignição fazem parte do sistema elétrico e estão sujeitas a defeitos. São elas que criam faíscas na câmara de combustão, para o motor dar partida. Caso estejam queimadas, sujas ou mal encaixadas, o veículo não funcionará.
A análise das velas de ignição precisam acontecer a cada 10 mil quilômetros rodados. Entretanto, somente há cada 40 mil quilômetros rodados que as peças necessitam ser trocadas.
Os problemas no câmbio, automático ou manual, também são fáceis de acontecer e estão entre os defeitos mais comuns em veículos. Eles podem acontecer de surpresa ou podem ser advindos de defeitos anteriores ou mau uso.
Geralmente, os problemas apresentam sinais quando não estão em boas condições, como:
Mesmo sendo um dos defeitos mais comuns em veículos, os problemas com o câmbio tem um custo elevado. Por isso, a revisão deve ser feita em prazos indicados pela montadora, para verificar se está tudo certo com a caixa de marchas e evitar gastos excessivos.
Os pneus desgastam com o tempo de uso. Sendo assim, caso eles estejam carecas, velhos ou fora do prazo de validade devem ser trocados. Se a troca não ocorrer, a parte pode furar com facilidade ou, até mesmo, desmanchar.
Problemas no pneu podem causar danos graves, como acidentes. Em alguns casos, os defeitos podem ser internos, como o alinhamento e a geometria incorreta.
O ideal é que os pneus estejam sempre calibrados e, quando apresentarem problemas, serem trocados. Caso o motorista opte pela compra do pneu seminovo é preciso observar se ele ainda está em boas condições de uso.
A calibragem dos pneus é essencial para manter o alinhamento das rodas. O veículo em trepidação e desalinhado pode ocasionar, até mesmo, acidentes de trânsito. Por isso, toda a atenção é importante!
O fator citado acima é fácil de ser solucionado. A calibragem dos pneus pode acontecer de forma gratuita, em postos de gasolina ou por um técnico em oficinas mecânicas.
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O sistema de freio é uma das partes mais importantes de um carro, afinal são eles quem desaceleram e param o automóvel. O sistema é composto por:
Existem alguns tipos de freio, como:
Em todos os casos, essas partes devem estar em perfeito funcionamento, para não colocar a vida do condutor e das outras pessoas no trânsito em risco.
Os defeitos mais comuns em veículos estão relacionados às pastilhas de freio e aos vazamentos no sistema hidráulico. Ambos são os maiores causadores do pedal duro.
Além do mais, problemas com as pastilhas também podem ser relacionados às trepidações e aos ruídos ao frear.
As trepidações também acontecem muito e podem ser causadas pelos discos de freio e pelos tambores empenados. Para evitar problemas no sistema de freios é preciso realizar revisões no período correto.
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O sistema de iluminação do automóvel é formado por luzes e dispositivos de sinalização. Quando essa parte está com defeito coloca-se a vida do motorista, de outros condutores e dos pedestres em risco.
Qualquer falha no sistema de iluminação pode atrapalhar a visibilidade do motorista e deixar de sinalizar outras pessoas. A sujeira e a água podem ocasionar esses problemas, por isso, o correto é realizar a checagem a cada 30 dias.
Faróis, lanternas e piscas são exemplos de componentes que fazem parte do sistema de iluminação que precisam de verificações regulares.
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A direção hidráulica usa uma bomba para fazer com que o óleo circule pela caixa de direção e, consequentemente, reduza o esforço do motorista ao usar o volante.
Assim, a falta de óleo na caixa de direção hidráulica está entre os defeitos mais comuns em veículos. Se o motorista sentir dificuldades com a direção ou ouvir barulhos, significa que o nível do óleo não está correto e as peças estão sem lubrificação.
Existem defeitos mais comuns em veículos, mas em todos os casos há como evitá-los ou reduzir a chance de acontecerem. A manutenção e a revisão periódica do automóvel é indispensável para manter a vida útil e a longevidade das peças.
Todos os carros necessitam de revisão e manutenção preventiva, para evitar que os defeitos mais comuns em veículos possam acontecer. Afinal é mais barato revisar do que consertar.
Cada veículo ou fabricante das peças e produtos têm os prazos corretos para a troca.
Antes de tudo é preciso procurar um mecânico de confiança, para realizar as revisões periódicas e as revisões antes das viagens. Só assim o motorista saberá se será necessário realizar alguma intervenção no carro.
Os barulhos e ruídos estranhos quase sempre são sinais de problema. Quando isso ocorre o motorista deve se atentar, para saber de onde eles vem. Com isso será mais fácil identificar a causa raiz do problema.
Os defeitos mais comuns em veículos apresentam ruídos, como:
A saúde mental pode impactar a direção do motorista. Por isso, é preciso evitar dirigir quando estiver estressado, pois isso causa impulsos e falta de atenção.
A falta de atenção pode jogar o carro no buraco, fazendo com que o condutor acelere e cause, até mesmo, acidentes. Essas ações podem ocasionar os defeitos mais comuns em veículos.
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Todos os carros são tendenciosos a sofrerem com problemas mecânicos e existem os defeitos mais comuns em veículos. Contudo, alguns recebem destaque, devido a mesma reclamação por diversos condutores.
Abaixo será possível visualizar os veículos que mais apresentam problemas mecânicos.
O Ford Ka apresenta problemas com o sistema de arrefecimento, relacionados ao superaquecimento. Para piorar, caso não seja avaliado, esses fatores podem fundir o motor.
O JAC J3 é um modelo original da China e por isso não é fácil encontrar peças no Brasil para ele. Além do mais, o modelo é frágil e sofre com problemas na suspensão.
O Citroen C3 é um carro bem visto, devido a alta tecnologia implantada. Entretanto, os defeitos nas partes computadorizadas também são altos pelo alto nível tecnológico. Além do mais, ele também sofre com problemas na suspensão.
Por não ser brasileiro, o Citroen C3 exige técnicos específicos para realizar a sua manutenção, o que exige um maior custo no mercado automotivo.
O Renault Clio sofre com os defeitos mais comuns em veículos. A fragilidade em seu motor é a causa dos seus maiores problemas.
O Renault Sandero também apresenta muitos problemas mecânicos e, para piorar, não há tantas peças disponíveis no mercado brasileiro.
O Fiat Palio é considerado um carro frágil e, por isso, é vitima dos defeitos mais comuns em veículos. Por não aguentar tantos impactos, ele necessita de manutenções e trocas de peças constantes.
O Ford New Fiesta também é vítima dos defeitos mais comuns em veículos. Neste caso, o sistema de arrefecimento é o grande vilão. O superaquecimento e problemas no câmbio, principalmente automático, são relatados por diversos motoristas.
O Fiat Idea apresenta defeitos frequentes no câmbio automatizado da marca, o Dualogic. Além do mais, as peças de substituição não são encontradas com facilidade nas mecânicas e em lojas de autopeças.
O Chery QQ é um modelo chinês, que também está entre os carros que são atingidos pelos defeitos mais comuns em veículos.
O veículo tem um motor frágil, quebra com facilidade e não há peças disponíveis no mercado para realizar a substituição ou conserto.
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Todos os veículos estão propícios a sofrerem com defeitos e muitos tornaram-se comuns. Os problemas podem variar entre algo simples, até algo grave, que pode colocar a vida do motorista e dos passageiros em perigo.
A melhor forma para evitar que esses defeitos tornem-se recorrentes é realizar manutenções preventivas.
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