Quando se fala em proteção do automóvel, o vidro desempenha um papel fundamental para manter os passageiros seguros, seja ele o para-brisa ou o vidro de janela.
Os vidros automotivos protegem contra raios solares, melhoram a proteção contra roubo e diminuem o barulho externo.
Muitos motoristas não sabem, mas os vidros do carro são diferentes, pois cada um cumpre uma função.
Para conhecer mais sobre os diferentes tipos e modelos de vidros automotivos continue a leitura.
Leia agora: Como cuidar dos vidros e películas do carro?
O vidro do carro serve muito mais do que nos permitir ver a paisagem, ele nos protege durante o trajeto e além disso protege o veículo de roubos.
No entanto, os vidros automotivos são feitos de materiais diferentes. Vem entender o porquê disso!
Os vidros de janela são fixos e tem a função de proteger o interior do veículo e aumentar a visibilidade do exterior do carro para o motorista.
Esses vidros são localizados na parte traseira do automóvel.
O vidro para-brisa é o da frente do carro, ele é responsável pela parte estrutural e aerodinâmica do carro.
Em caso de acidentes, por exemplo, os para-brisas protegem os ocupantes dentro do veículo sustentando os airbags, mantendo a integridade estrutural do automóvel e a tecnologia de fabricação desses itens impede que os passageiros sofram com cortes graves por vidros quebrados.
Os vidros cantoneiras também são conhecidos como vidro óculos. Eles ficam normalmente na parte da frente do veículo junto ao retrovisor ou na traseira fora da porta.
Esses vidros ampliam a visão externa do veículo para o motorista, facilitando a execução de manobras.
O quebra-vento é um vidro basculante, que atualmente não tem em todos os carros. Geralmente são encontrados em modelos fabricados antes de 1997.
Ele fica na parte de frente das duas janelas dianteiras.
São os vidros presentes na janela do carro e podem ser instalados com dispositivos manuais ou elétricos, em alguns veículos na parte traseira podem ser fixos.
O vigia é o vidro traseiro do carro, ele é importante para a proteção de passageiros no interior do veículo, além de contribuir para a manutenção da estrutura do automóvel.
Além disso, eles podem ter desembaçador térmico ou não, como também podem ter furo de palhetas.
Esse tipo de vidro, se quebra bem menos pedaços em casos de colisão. Esse tipo de vidro é o presente nas janelas e vigia do automóvel.
Em caso de acidentes podem ser quebrados com facilidade, liberando a área da janela inteira sem deixar pontas, facilitando o socorro do passageiro.
O vidro laminado não permite que o vidro estilhace em caso de quebra em uma colisão. Ele apenas trinca, muitas vezes no formato de uma teia de aranha.
Ele não solta pedaços, sendo assim não atinge os passageiros ou motorista. Por isso, eles são colocados no para-brisa.
O vidro blindado é utilizado em carros no qual os ocupantes precisam de uma segurança extra, pois ele protege contra choque e principalmente contra tiros de arma de fogo.
Leia agora: Como limpar vidro de carro? 6 dicas para limpeza correta.
O para-brisa é o único vidro do carro que não estilhaça quando acontece uma batida, isso está ligada a segurança dos passageiros, evitando que eles não se machuquem caso aconteça alguma colisão.
Os vidros do para-brisa são feitos com 3 camadas, duas camadas externas de vidros, e uma camada entre elas de PVB (polivinil Butiral).
Isso confere à peça uma maior resistência, quando algo se choca contra ela. Apesar de quebrar, a maior parte dos estilhaços ficam “grudados” no PVB, não acertando o rosto do condutor.
Já os vidros traseiros que são chamados de vigia, os laterais, que são os vidros de porta, e os vidros de janela, são feitos em vidro temperado, ou seja quando há um pancada ele se estilhaça em diversos pedaços pequenos, porém sem pontas para que os ocupantes não se machuquem.
Mas agora você deve estar se perguntando, porque os demais vidros do carro não são feitos da mesma forma que o para-brisa? A resposta é simples, isso acontece porque caso algum ocupante do veículo fique preso dentro do carro.
Com os demais vidros podendo ser quebrados, é possível que a pessoa consiga sair do carro, dando um chute por exemplo, em caso de acidentes.
Isso seria impossível se todos os vidros do carro fossem feitos igual o para-brisa, sendo assim a diferença entre eles está totalmente ligada a segurança.
Como você pode ver os vidros do automóvel são essenciais para sua segurança, não importa em qual parte do carro ele esteja.
Andar com o para-brisa trincado gera multa de R$195,23 e 5 pontos na CNH, como apreensão do veículo.
Porém, rodar com os demais vidros do carro quebrados não é passível de tanta dor de cabeça, mas não é permitido. Caso você seja parado por um policial de trânsito ele pode multar ou dar uma advertência dependendo do caso.
O vidro de janela não tem como fazer reparos como o para-brisa, sendo assim caso ele seja danificado é recomendado que seja trocado por profissionais qualificados.
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Leia também: Para-brisa Trincado: custos, como reparar, cuidados e valor da multa.
É isso, existem peças no carro que não podem ser adiados para troca caso haja algum dano, e o vidro de janela é uma delas.
Afinal, tudo que compromete a sua segurança, dos passageiros e demais condutores é passível de multa.
Sendo assim, todo cuidado é pouco quando se trata de segurança, se o vidro do seu carro quebrou, procure fazer a troca imediatamente.
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