As tecnologias automotivas estão cada dia melhorando mais, elas trazem mais conforto na hora de dirigir, aumentam o desempenho do veículo, economizam combustível e também contribuem para um trânsito mais seguro.
Os recursos tecnológicos têm sido grandes aliados no trânsito em geral, salvando muitas vidas. Sendo assim, o setor automobilístico vem se adaptando cada vez mais e entregando modelos mais acessíveis que também oferecem essas inovações.
Os dados são alarmantes, o Brasil é o terceiro país com mais acidentes de trânsito, no ano de 2022, 45 mil mortes foram em decorrência disso. Tudo isso já demonstra a importância de atitudes e itens que aumentam a segurança no trânsito
Criar um veículo com o máximo de tecnologia possível tem sido um desafio para as montadoras. E todo esse esforço tem contribuído para diminuição de acidentes nas ruas e rodovias.
Tudo isso, é claro, paralelamente aos progressos referentes à pavimentação, sinalização e demais aspectos de trajeto. Conheça a seguir algumas tecnologias automotivas que aumentam a segurança no trânsito.
Leia também:
+ Tilt Down: como funciona, para que serve e principais características.
+ Aprenda a evitar acidentes de trânsito.
Apesar de serem bem comuns na maioria dos veículos, houve um tempo em que os Airbags não eram obrigatórios. A partir de 2014 foi criada uma lei em que todos os carros que saíssem de fábrica a partir daquele ano, viessem com o item de segurança.
Assim como cinto de segurança, os airbags revolucionaram a segurança do motorista e dos passageiros. Recentemente o item ganhou mais uma inovação, o “sidebag”, que deixa ombros, costelas, braços e cabeças menos expostos durante a colisão, protegendo motoristas e passageiros de lesões mais sérias.
O assistente é ideal para evitar colisão com o carro de trás, sendo muito útil em ruas íngremes e semáforos.
A tecnologia funciona da seguinte forma: através de sinais captados por sensores, o assistente determina quando os freios devem ser acionados, através de sensores de ângulo, inclinação, peso, torque e velocidade das rodas.
O programa eletrônico é um sistema que interfere diretamente nos frios e impede que o motorista perca a direção principalmente em curvas ou pistas sinuosas.
A tecnologia analisa a rotação das rodas, identifica a velocidade e perda de aderência, acionando o freio da roda que está com menos aderência.
O piloto automático adaptativo serve para manter a velocidade sem que o motorista precise acionar o pedal, mas ele também acelera e desacelera junto ao carro da frente.
A frenagem automática usa sensores no para-choque para detectar objetos na frente do carro. Quando isso acontece o sistema aciona automaticamente os freios e evita colisões.
Essa tecnologia automotiva faz com que os feixes de luz dos faróis acompanhem o volante, movimentando-se para esquerda ou direita, dependendo da posição do volante. Isso aumenta a visibilidade do condutor, principalmente em curvas.
Esse dispositivo identifica carros ou pedestres dentro do campo limitado, o famoso “ponto cego”. A tecnologia é capaz de analisar a velocidade dos automóveis, alertando o condutor quando há casos de riscos, principalmente em mudanças de faixa.
Dirigir cansado ou com sono é causa de acidentes graves, para isso o sensor de fadiga foi criado. O dispositivo monitora alguns parâmetros de comportamento do motorista, avaliando caso se alterem de forma inesperada ou fora do padrão.
Sendo assim, por meio de sensores, o computador central do carro analisa a maneira de dirigir do condutor sempre que o motor é acionado. Se detectar que o motorista está demonstrando sinais de cansaço ou desatenção, soa um alarme, sugerindo parada para descanso.
Esse dispositivo lê as placas de trânsito, por meio de câmeras que ficam na parte interna do para-brisa. A tecnologia identifica as placas com limites e alerta o condutor, caso ele esteja acima do permitido.
Essa tecnologia automotiva avisa o condutor quando ele sai da pista ou muda de faixa sem usar as setas.
O sistema monitora a posição do veículo na faixa de rodagem e, enquanto o alerta de saída de faixa avisa se o carro se desviou involuntariamente do caminho, o suporte de manutenção de faixa atua no volante para corrigir o curso do carro.
A câmera de ré é um item bem conhecido dos motoristas, sendo um dispositivo que não precisa vir no carro, é possível instalá-lo. Ele auxilia em manobras e balizas, assim que a marcha ré é engatada, ela é acionada, mostrando a parte traseira do veículo.
Esse dispositivo trava a função touch do celular, assim que o motorista toca a tela. Posicionado sob o banco, um transmissor envia sinais de bloqueio somente sobre o celular do motorista e com o carro em movimento.
A tecnologia impede qualquer toque, desde os mais breves, para receber chamadas, até os mais demorados, como rolagem de tela, virada de página e digitação de texto.
Para impedir que o condutor dirija alcoolizado, sensores no volante são capazes de avaliar o teor alcoólico captado na respiração do motorista.
Ele também conta com sensores de toque, que podem medir os níveis de álcool na transpiração da pele do motorista.
A tecnologia aciona as palhetas do para-brisa automaticamente, assim que as primeiras gotas de chuva caem, poupando o condutor de se preocupar em acionar o item.
A tecnologia conhecida como “motorista jovem”, permite que os pais regulem o carro, para que ele trafegue em uma velocidade máxima pré-determinada, não sejam ligados sem o uso de cinto de segurança.
O piloto automático é um dispositivo que pode ser instalado no carro. O dispositivo serve para manter a velocidade desejada sem a necessidade de pisar no acelerador e no freio, mesmo em subidas e descidas.
O freio ABS é uma tecnologia que também revolucionou o mercado automotivo, assim como os Airbags e cintos de segurança. Obrigatórios nos carros que saem de fábrica desde 2014.
O freio ABS é conhecido como freio antitravamento e seu principal escopo é evitar o travamento das rodas com as frenagens mais abruptas. Isso significa que ele é acionado em situações emergenciais, evitando ao máximo a chance de acidentes.
O retrovisor inteligente é um equipamento inovador, em vez de ser um simples espelho, é uma câmera e uma pequena tela de LCD, acopladas no local do retrovisor.
São câmeras de alta definição que exibem a imagem externa em monitores dentro do automóvel.
Além das tecnologias automotivas, também podemos contar as tecnologias aplicadas ao próprio trânsito para garantir ainda mais a segurança de todos.
Essas inovações contribuem para um gestão de trânsito mais eficiente e ajudam na mobilidade urbana.
Leia também: Quais as vantagens dos carros autônomos?
Não é possível imaginar um trânsito sem semáforos, principalmente nos grandes centros urbanos. Mas, para otimizar o fluxo, principalmente em períodos de pico no congestionamento, adotou-se a onda verde.
Essa tecnologia do trânsito nada mais é do que a implantação de semáforos inteligentes conectados a uma base de informações coletadas nas ruas através de outros recursos tecnológicos.
A tecnologia gerencia o fluxo do tráfego e possibilita que as pessoas percam menos tempo se deslocando de um lugar ao outro. Os semáforos desse tipo são capazes de ajustar o seu tempo de funcionamento com base nas informações de trânsito da via e/ou região em que ele está localizado.
O waze e google maps são exemplos de apps que contribuem no trânsito. Além de traçar as melhores rotas para fugir do congestionamento, eles compartilham informações em tempo real sobre acidentes, condições de tráfego, fiscalização etc.
Leia também: Melhores aplicativos de carro para quem dirige.
O bafômetro reduziu os acidentes de trânsito. O dispositivo é capaz de identificar quem está dirigindo sob o efeito de álcool, através do sopro no aparelho.
Essa tecnologia contribui para a fiscalização e consolidação de um trânsito mais seguro.
As faixas exclusivas para ônibus, é uma tecnologia de trânsito que impacta significativamente o cotidiano dos passageiros que utilizam o transporte público.
Com isso, a eficácia da implementação das faixas exclusivas só é possível por conta do uso da tecnologia, que permite monitorar e fiscalizar o uso das vias.
Os radares de controle de velocidade muitas vezes são o terror dos motoristas, mas têm enorme contribuição para a segurança no trânsito.
Todas essas tecnologias automotivas auxiliam em uma direção mais tranquila e segura. São alternativas inteligentes para facilitar cada vez mais a rotina dos motoristas.
O desenvolvimento dessas inovações levam em consideração que falhas humanas podem ocorrer com qualquer um. Sendo assim, investir em um veículo seguro, portanto, é uma urgência de todos.
Curtiu as novas tecnologias? Acompanhe os artigos semanais aqui no blog, tem sempre conteúdo interessante, com informações, tendências e dicas.
Leia também: Sistema ADAS: o que é, como funciona e recalibragem.