Diante de tantas peças que precisam de cuidados no veículo, provavelmente os tapetes de carro são um acessório no qual passa esquecido pela maioria dos motoristas.
Por virem incluídos de fábrica no automóvel, ninguém nem pensa na diferença que eles fazem. Além de protegerem o veículo de pequenos danos, eles evitam que os pés do motorista escorreguem e possuem a tarefa de facilitar a limpeza interna.
Mas como todo item presente no automóvel, eles também possuem uma vida útil. Com o passar dos anos eles ficam desgastados e até se rasgam, aí é a hora de substituí-los.
Além de prejudicarem a estética do veículo quando estão danificados, acabam também não cumprindo suas funções, por isso não devem ser esquecidos quando necessitam ser trocados.
Sendo assim, na hora de escolher os tapetes de carro não se arrisque escolhendo um que traga complicações, que enrole ou acumule muito pó.
Um tapete ideal deve ser fácil de limpar, durável e fabricado no molde correto para o seu carro.
Para saber escolher os tapetes de carro corretos, entender a importância desse acessório e aprender a cuidar desse item, leia o artigo completo.
Leia também: Como preservar e recuperar as partes plásticas do veículo.
Fonte:https://autopapo.uol.com.br/
Para muitos os tapetes automotivos parecem ter pouca importância para o funcionamento do automóvel. Embora não sejam fundamentais como outros tipos de manutenções, também precisam estar em bom estado.
Um tapete automotivo danificado ou de má qualidade pode fazer com que seu pé escorregue, enrole e te atrapalhe nos pedais. Dependendo do momento que isso tudo acontece durante o trajeto pode impedir com que você freie ou faça manobras de emergência.
É claro que uma das suas principais funções é proteger o forro têxtil do veículo, que pode provocar ferrugem no chão do carro a longo prazo. Além disso, eles proporcionam conforto e estilo para o ambiente interno.
Por isso, quando for escolher os tapetes, opte por modelos que não interfiram nos pedais no momento da condução e que proporcionem aderência necessária.
Leia também: O melhor tipo de revestimento para os bancos automotivos.
Principalmente para o lado do motorista o bom estado do piso é fundamental para segurança no momento de dirigir. Afinal é o local onde os pedais ficam e onde o condutor coloca os pés.
Para que seja possível realizar todos os comandos com agilidade e facilidade, o tapete precisa garantir aderência dos pés e calçados ao chão.
Leia também: Aprenda a evitar acidentes de trânsito.
Um dos objetivos óbvios dos tapetes automotivos é evitar que o chão do veículo fique sujo, isso facilita a limpeza interna, evita mofos e cheiros ruins, além de proteger o chão.
Além de toda sua utilidade, os tapetes também contribuem para o visual do veículo, deixando o ambiente interno mais aconchegante e bonito.
Leia também: Atos que danificam a porta do carro.
Pode ser que você nunca tenha reparado na diversidade de opções de tapetes automotivos presentes no mercado, e só se dê conta disso na momento que for escolher um novo.
Sendo assim, separamos alguns exemplos.
Este tipo de carpete é o mais simples e barato, porém não significa que seja ruim. São fáceis de lavar e quando possuem boa qualidade são bem duráveis.
Geralmente possuem diferentes desenhos para que os pés não escorreguem, mas é necessário ficar atento se a parte de trás dele também adere bem ao chão do carro.
É mais elegante e contribui para a estética do veículo, pode ser de vários materiais como feltro ou veludo, mas geralmente possui algumas partes de plástico para melhorar a aderência ao chão.
É válido lembrar que esse tipo de carpete possui mais durabilidade que o de borracha.
Este tipo de carpete é feito de alumínio ou materiais similares, possuem apenas uma função estética, e é utilizado no mundo do tuning.
Sendo assim, ele não melhora em nada a aderência dentro do carro, por isso não são recomendados.
Tipos de tapetes automotivos
Esse é aquele que vem no seu carro direto da montadora, ele é um acessório original do carro.
É o carpete que é fabricado especificamente para cada veículo.
É o carpete que é desenvolvido para ser utilizado em todo tipo de carro, independente de marca, tipo ou modelo.
Chegou a hora de trocar os tapetes do seu automóvel e você está na dúvida de qual é a melhor opção? A gente te ajuda!
Primeiramente você precisa avaliar suas necessidades.
Caso o carro seja utilizado apenas para passeios e não no dia a dia, não é necessário investir em um modelo de muita qualidade, pois o seu uso será pouco.
Quem costuma levar crianças e animais é mais indicado investir em carpetes de borracha, pois são mais fáceis de limpar.
Leia também:
Pensar no local que esse carro vai circular, qual é o clima da região, se chove muito, por exemplo, pode ser útil uma capa de pelo para secar os sapatos.
Leia também:
Preservar é sempre uma excelente opção para que o item tenha uma durabilidade maior, sendo assim alguns cuidados devem ser tomados no dia a dia.
Não abra mão de limpá-los, afinal quando o acessório fica muito sujo acaba contribuindo para um desgaste prematuro
Os tapetes de fibra por exemplo, o ideal é higienizar com um aspirador de pó, já os de borracha é indicado lavar e secar bem antes de voltar para o carro, para que dessa forma não cause mau cheiro no ambiente e também não fique mofado.
Leia também: Dicas para manter o seu carro conservado.
Como você pode perceber, apesar de ser um acessório pouco lembrado, os tapetes automotivos precisam de atenção, porque são importantes para sua segurança.
Então dá uma conferida se os do seu possante estão na hora de trocar e garanta sua efetividade.
Gostou do artigo? Deixe seu comentário. Não esqueça de acompanhar nossos textos semanais aqui no blog.
Leia também: Qual a diferença entre lava jato e estética automotiva?
2 Comments
Aqui é a Ana Lima, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Que bom que gostou, agradecemos seu retorno.