O sistema start stop é uma das principais inovações consolidadas nos últimos tempos e é o que existe de mais moderno na tecnologia automotiva da América do Sul.
No mundo em que vivemos, sempre buscamos o que é mais eficiente e claro que isso também acontece quando se trata de automóveis.
A maioria dos motoristas na hora de escolher um veículo acabam escolhendo por aqueles que consomem menos combustível. Mas, para manter seus carros eficientes e econômicos, as empresas estão criando novas tecnologias e o sistema start stop é uma delas.
No dia a dia o carro precisa ficar parado por longos períodos no trânsito e consequentemente consumindo mais combustível. Um exemplo disso é que em semáforos e engarrafamentos os gatos de combustível são muito maiores e também a emissão de gases tóxicos.
Para diminuir esse problema foi criado o sistema start stop, que desliga o carro nesses períodos em que ele está parado.
Mas, por ser um recurso novo, ele ainda gera dúvidas sobre sua eficácia e também se compromete a durabilidade do veículo.
Para tirar todas suas dúvidas, leia o artigo completo e saiba mais sobre essa tecnologia.
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Leia também: Sistema de arrefecimento do motor: entenda o que é e como funciona
A tecnologia start stop tem como objetivo desligar o motor do carro quando ele não está andando.
Como assim? Se o motorista estiver um determinado tempo com o veículo parado, como por exemplo em um semáforo ou engarrafamento, o sistema é acionado e o automóvel “desligado”.
O intuito dessa tecnologia é economizar o consumo de combustível enquanto o carro não precisa estar funcionando.
Esse sistema só é acionado se o veículo estiver parado, com a rotação do motor em marcha lenta.
Porém existe uma diferença entre o automóvel de câmbio manual e automático veja:
Apesar de dar a sensação que o carro desligou, o sistema não desliga efetivamente o veículo, o sistema elétrico do automóvel continua funcionando, ou seja só o motor que para de funcionar nesse período de tempo.
Mas é importante ressaltar que a tecnologia reconhece as ladeiras e não desliga como forma de segurança.
Em alguns modelos, o ar-condicionado para de gelar quando o start stop é ativado. Já em outros o ar-condicionado continua ativado. Isso varia muito de acordo com o tipo de automóvel.
Para funcionar, o sistema é composto por um alternador-motor de arranque, que não deixa o sistema elétrico do carro parar de funcionar.
Com o sistema start stop você consegue poupar combustível do automóvel. Isso acontece principalmente se você mora em uma cidade com o trânsito mais lento, onde você fica com o “para e arranca”.
A economia com esse sistema, segundo especialistas, chega a 10% no consumo de combustível.
Pode parecer pouco, mas não é. Supondo que um veículo consiga fazer 600 km por tanque, com esse sistema sua autonomia aumentaria em 60 km.
O sistema start stop torna o ambiente mais silencioso: quem está dentro do automóvel não escuta nenhum barulho vindo do motor.
Essa é uma grande vantagem para o motorista que circula em meios urbanos, contribuindo para a diminuição da poluição sonora.
Essa opção é bem válida, caso o motorista não se adapte a tecnologia, alguns modelos de carro possuem a opção de desligar a tecnologia e fazer com que o carro funcione sem ele.
O sistema não sobrecarrega a bateria, pois o start stop tem bateria auxiliar. Já a bateria principal é maior e o sistema possui gerenciamento eletrônico que alerta o condutor que a peça está com a carga baixa.
Isso é importante porque significa que você não terá problemas ao tentar dar a partida no carro.
Por contarem com uma bateria adicional exclusiva para os momentos em que o veículo está desligado, o sistema start stop contribui para que você tenha um melhor gerenciamento de energia no carro.
Isso significa não se limitar diante de um cenário em que há pouca carga ou algum problema em sua bateria principal.
A força do sistema start stop servirá como reserva e poderá atuar até você poder recarregar a bateria do automóvel.
Já que o veículo se desliga em situações em que está parado, há uma diminuição considerável na emissão de poluentes por ele.
É só pensar em casos de trânsito intenso, os famosos engarrafamentos, em que se polui bastante estando parado e se movimentando pouco.
O sistema start stop faz com que o automóvel apenas utilize o seu motor quando estiver em movimento, o que restringe a emissão de seus poluentes.
Geralmente, quando adicionamos novos componentes a um veículo, a tendência é que ele fique mais pesado.
E, nesses casos, é comum que afete todo o funcionamento dele, incluindo o consumo de combustível.
No entanto, isso não acontece quando há um sistema start stop. Afinal, os componentes adicionados são relativamente leves, sendo o novo formato de bateria o mais pesado entre eles, mas sem representar uma mudança drástica.
Sim, a bateria do bateria start stop é bem diferente das baterias convencionais.
Enquanto uma bateria convencional é utilizada periodicamente durante as 24 horas do dia, a bateria dos carros com start stop é projetada para várias partidas simultâneas, por conta de como funciona o sistema.
Por isso, você deve ficar atento ao modelo do ano do seu carro.
Com isso, a bateria para carros com start stop é mais cara. Como possui maior corrente (chamada popularmente de amperagem) para fornecer carga para todo o sistema, o componente chega a custar seis vezes mais que uma bateria convencional, dependendo da especificação.
Conheça alguns veículos que possuem o sistema:
A vantagem é que nele o start stop é um sistema opcional.
O Jeep Renegade caiu no gosto dos brasileiros e está como um dos carros mais vendidos por aqui.
Além disso, é um dos veículos mais baratos com a tecnologia start stop, sendo o quinto mais barato.
Além de ser um SUV bem luxuoso, a Jeep mostra nova geração do Compass que é tecnológica que também vem com o sistema.
O Fiat Toro conta com o sistema start stop nas versões 1.8 e 2.4.
Um modelo bem popular, mas as versões mais completas possuem a tecnologia.
O Golf da VW também vem de fábrica com esse incrível sistema.
O novo Polo também faz do sistema start stop uma de suas funções.
Presente em diversos carros no Brasil, os sistemas start/stop e o start&stop geram algumas dúvidas sobre como eles funcionam e sobre as suas diferenças.
Mas agora você vai entender que eles não são a mesma coisa e não terá mais dúvidas na hora de comprar um carro novo.
Quando o carro tem aquela chave presencial que basta estar no bolso do motorista, ou em algum lugar do carro, e para ligar e desligar o motor é só apertar um botão no painel, aquele botão vem escrito start stop.
Ou seja, o mesmo botão para ligar e desligar o motor. Esse não é o start stop que estamos falando durante todo esse artigo.
O start stop que abordamos nesse texto, é um sistema muito mais sofisticado que é o start&stop, que automaticamente desliga o motor quando o carro para e volta a ligá-lo quando o motorista pisa no acelerador, para a redução de consumo de emissões no trânsito urbano.
Então, start/stop é um simples botão no painel, start&stop é um sofisticado sistema eletrônico.
Não é recomendado a instalação do start stop em veículos em que o sistema não vem de fábrica.
Afinal, para que o mesmo seja instalado deveria ser realizada a troca de diversos componentes eletrônicos, como alternador, bateria, motor de partida, dentre outros.
Logo, teria que ser feito alterações em vários sistemas, o que tornaria a adaptação muito cara e arriscada.
Como já dissemos, os carros que tem sistema start stop tem bateria diferente. Por isso, a tecnologia não reduz a vida útil da bateria do carro.
Já que a bateria dos carros equipados com o Start-Stop tem uma capacidade maior de carga para realizar as partidas e suportar o sistema.
Além disso, o recurso não funciona com o motor frio, contribuindo para a vida útil da bateria.
Não há motivo para essa preocupação pois, quando a fábrica projeta o automóvel para ter o sistema start stop, ela reforça o alternador, a bateria e o motor de arranque.
Pois, ela sabe que esses componentes são super solicitados nesse liga e desliga provocado pelos congestionamentos do trânsito urbano.
Apesar de trazerem mais benefícios e comodidade para o motorista, os carros com start stop também exigem alguns cuidados extras.
Esses pontos podem representar desvantagens do uso do sistema, então requerem atenção de quem está pensando em migrar para ele.
Então, antes de tomar uma decisão a favor dessa evolução tecnológica, fique de olho nos pontos a seguir.
Se o motorista deixar o veículo sempre em ordem, a presença do sistema start stop não costuma ser um problema.
Apenas é preciso redobrar o cuidado com alguns elementos fundamentais e fazer uma manutenção preventiva caprichada para garantir que a partida seja sempre fácil e não deixe o motorista pelo caminho.
É um dos pontos mais exigidos, principalmente as velas, cabos e bobinas. É importante realizar uma checagem mais frequente, conferindo o estado das peças a cada 10 mil quilômetros.
Dessa forma, é possível garantir que tudo esteja sempre em ordem.
Os injetores também podem sofrer com as partidas frequentes. Não há grande mistério, mas é fundamental fazer uma manutenção preventiva detalhada.
Fique atento a cada componente, inclusive os filtros, mangueiras e regulador de pressão. Também não deixe de fazer uma avaliação final com o scanner.
As partidas constantes também geram um grande impacto na bateria. Para contornar esse problema, as montadoras têm optado por modelos bem potentes e também mais caros.
Em complemento, o alternador é o “coração” da maioria dos sistemas modernos de start stop.
Ao unir as funções de partida e carregamento da bateria, esse item é muito mais sofisticado e exigido do que um modelo comum.
Qualquer manutenção precisa ser feita por um especialista, com o uso das ferramentas certas e peças de qualidade.
Por último, fique sempre de olho em todo o sistema de acionamento: correia, polias e tensionadores. Nos veículos comuns, essas peças costumam seguir funcionando, mesmo quando estão com um desgaste excessivo.
Em modelos com start stop, como o esforço é muito maior, isso não costuma acontecer e o motorista pode ficar a pé.
Mas, como você pôde ver, tudo pode ser evitado com a manutenção preventiva, que aliás precisa ser feita em automóveis que não possuem o sistema.
Ou seja, o motorista precavido e cuidadoso, provavelmente não terá problemas com o sistema, visto que já está acostumado a cuidar bem do seu possante.
Não tem mistério o funcionamento continua igual, ou seja: ainda necessitando do acionamento dos freios para dar a partida.
No entanto, essa tecnologia recebeu resistência no começo, pois ela era eficaz na economia de combustível, porém os veículos demoravam muito para ligar novamente, engatar a marcha e finalmente poder andar.
Após anos de pesquisa e desenvolvimento, chegamos aos modelos utilizados hoje pelas empresas. Sistemas que ligam e desligam o carro em velocidades recorde sem oferecer riscos aos ocupantes e aumentando a eficiência dos veículos.
Na maior parte dos casos o sistema start stop pode ser desligado através de um botão no painel. Uma das únicas exceções é a Chevrolet que não dá essa opção aos seus consumidores. Em carros da marca o motorista é obrigado a utilizar o sistema.
Existe um botão de desativar iniciar e parar em seu console central (dependendo do ano do seu veículo, você pode ter um botão denominado “ECO”, “Iniciar e Parar ” ou “ S&S ”) que você pode usar para desconectar sua partida e parada em cada início.
O segundo método você pode desconectar o cabo indicador de carga da bateria, ou seja, nos terminais da sua bateria, o que fará com que o carro presuma que a bateria está gasta e desativará a partida e a parada para preservar sua autonomia.
É comum confundir o botão de partida com o sistema start/stop. Carros com chave presencial contam com um grande botão escrito start/stop que serve para dar partida no motor.
O botão do start stop é sempre uma letra A circulada por uma seta.
Sim, o start stop interrompe o funcionamento do compressor do ar-condicionado, mas o sistema de ventilação do carro segue em funcionamento.
Como o ar dentro da cabine ainda está gelado, a temperatura fria de dentro do carro é mantida até o ar-condicionado voltar a funcionar.
O tempo para o motor religar e manter o ar-condicionado em temperatura adequada varia de acordo com o modelo e a montadora já que, ao desligar o motor, é acionada apenas a ventilação.
Se a parada, contudo, for muita longa, o sistema religa o motor independente do movimento do motorista nos pedais para não prejudicar a temperatura dentro da cabine.
É possível manter o veículo por aproximadamente dois minutos sem mudanças significativas na temperatura.
Depois o automóvel entra em funcionamento para voltar a controlar a temperatura interna.
Alguns carros já contam com sistemas e ar-condicionado que o compressor não está ligado ao motor e pode funcionar mesmo com o motor desligado.
Não. Todo sistema start stop é feito para que o carro desligue e ligue com facilidade, sendo um religamento mais rápido do que a partida original feita na chave ou botão.
Por isso, não há necessidade de mudar a posição do câmbio do carro ou girar a chave para que o motor volte a funcionar.
O sistema é feito para evitar vibrações e trepidações incômodas também, então não se preocupe.
Para não prejudicar a dirigibilidade, as principais condições que inibem o funcionamento do start-stop são:
Se você reparar, irá notar que o sistema não é acionado, por exemplo, enquanto está manobrando com a ré engatada ou em ladeiras muito íngremes.
Como você viu até aqui, o sistema start stop é uma verdadeira revolução na forma como o motor do veículo é utilizado.
No entanto, tem algumas particularidades que exigem atenção para que seja possível tomar uma decisão que considere todos os seus prós e contras.
Para saber mais sobre o universo automotivo fique atento a todas as matérias do blog.
1 Comment
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