Ah, as rodas de liga leve! Muito se fala, mas conhecer mesmo não são todos que conhecem sobre o assunto. Mas isso acaba agora, porque este post é para você ficar por dentro de tudo que envolve o assunto. Assim, vai terminar essa leitura como um grande expert.
Por serem um elemento adicional, para as pessoas que não entendem muito sobre carros, as rodas de liga leve acabam não sendo um fator determinante. Ou seja, não fazem muita diferença.
Aqui no Auto Blog você vai conhecer as principais vantagens e desvantagens desse item entre outras coisas que são muito importantes para tomada de decisão na hora de optar por um veículo ou não. Terminando essa leitura vai entender que as rodas de liga leve podem ser uma excelente opção. Vamos lá?
Leia também: Guia completo de como trocar o pneu do carro.
Nada melhor do que começar um assunto falando um pouco melhor sobre o conceito, não é mesmo? Bom, as rodas de liga leve são peças compostas pela combinação entre alumínio, ferro e silício. O que faz com que elas ofereçam uma resistência maior e tragam mais leveza para as rodas.
Só com essa explicação já dá para entender de onde vem o nome liga leve, certo? Uma liga entre elementos que fazem dela algo mais leve. Pronto. Acabou a postagem? É claro que não, nossa história com essa belezinha só está começando.
Por falar em beleza, além das vantagens funcionais, esse é um item muito cobiçado entre os motoristas pelo fator estética. É isso mesmo, as rodas de liga leve já saem ganhando por darem uma outra cara para os veículos. Deixando o carro muito mais bonito do que de costume.
Além do mais, elas podem ser encontradas em diferentes modelos e cores. Dessa forma, é possível atingir um desejo bem específico do motorista, já que as possibilidades existentes são tantas.
Descrever as rodas de liga leve já é quase que citar as vantagens. Mas vamos abordar um pouco melhor os pontos positivos que existem quando se decide aderir ao item ao invés de outros tipos oferecidos no mercado.
Por passarem por um processo de fundição, isso permite a fabricação do item em diferentes formatos. Ou seja, com elas, dá para personalizar o carro bem do jeito que se quer. Tudo isso apostando na diversidade de cores e modelos. Assim, essa já é uma das grandes vantagens das rodas de liga leve.
Saindo um pouco do quesito estética, vamos para as vantagens funcionais, aquelas que afetam na prática a direção de um veículo. Sendo assim, sabemos que o alumínio por si só reduz o peso da roda e o silício proporciona mais resistência. Esses fatores garantem que dirigir um carro com rodas de liga leve oferece mais conforto e segurança.
Por ser um item mais leve, uma das grandes e principais vantagens é que o consumo de combustível acaba sendo consideravelmente menor. Haja visto que o carro precisará de menos para entregar uma boa performance. Quer vantagem maior do que economia? Ainda temos.
Temos um ponto muito positivo e que merece nossa atenção e por isso, não poderia passar batido em nosso post. As rodas de liga leve valorizam bastante o valor de um veículo. Existem casos onde elas agregam até 10% do valor de revenda do carro. Muito bom, não é mesmo?
Comparadas com as rodas de aço, as rodas de liga leve oferecem mais vida útil, já que seu material está imune da oxidação que enferruja o material. Além disso, para arrematar as vantagens, por serem mais leves se reduz significativamente o desgaste do sistema de suspensão, frenagem e dos amortecedores. É notório o quanto esse item preserva e dá maior durabilidade às pastilhas de freio.
A resposta é sim! Mas calma lá, vamos entender melhor. Como quase tudo nesse mundo, existem sim algumas desvantagens. A primeira delas é que a superfície das rodas de liga leve são mais propensas a estragos. Arranhões pequenos ou até mesmo impactos como amassados podem ser fatais para a estética.
Ainda existem casos onde elas podem trincar ou quebrar. Além do fato de que o reparo delas não é um serviço trivial. Ou seja, não são todos os estabelecimentos que fazem o serviço de desamassar esse tipo de roda.
Outro fator desfavorável para as rodas de liga leve é o custo elevado. Isso porque comparadas às rodas de aço, o custo é bem maior, ainda que as vantagens possam justificar essa disparidade de preços.
Resumindo, embora sejam mais resistentes, oferecem economia tanto em manutenção como em combustível, as rodas de liga leve podem chegar a custar até dez vezes mais do que as rodas de aço.
Essa é uma pergunta complexa. Porque dadas as informações acima, tudo vai depender do seu objetivo. Se o fator preço for determinante, talvez não valha. Caso esteja buscando o item mais pelo quesito estético, faz sentido optar por ele. Há uma série de possibilidades que podem ditar a resposta para essa pergunta.
Vamos supor que na compra do seu carro zero você tenha que escolher entre ar-condicionado ou rodas de liga leve. Ou então o impasse é decidir entre direção elétrica ou optar pelo item. Percebeu como fica difícil dar uma resposta certeira? A decisão é inteiramente sua, com base nos pontos.
A dica que damos é: coloque todos os fatores aqui citados na balança. Entenda todos os elementos que envolvem a sua decisão. Só assim você terá uma resposta concreta da melhor decisão a se tomar.
Agora você entendeu todas as informações importantes sobre rodas de liga leve. Assim, vai poder falar com propriedade com um vendedor. Seja para instalar o item em seu carro, como para decidir se é uma escolha interessante quando for comprar um.
Mas cá entre nós: as rodas de liga leve são uma baita aquisição para qualquer veículo. Com exceção do preço, em todos os quesitos ela se sobressai em relação a roda de aço.
Continue acessando nossos artigos semanais aqui no blog, tem sempre muito conteúdo.
Leia também: Calibragem de pneus: de quanto em quanto tempo devo calibrar?