Afinal, a recuperar para-choque vale a pena? Conheça as vantagens, desvantagens e quando é indicado recuperar este item essencial do seu carro.
Imprevistos acontecem a todo momento no trânsito e muitas vezes algumas dessas eventualidades geram danos ao seu automóvel, danificando entre eles o para-choque, que irá necessitar de cuidados, como por exemplo fazer uma restauração.
Basta uma distração ao volante no meio do trânsito e pronto: lá se vai a dianteira do seu carro. Seja uma batida entre veículos, apenas uma encostada em outro carro ou o carrinho do supermercado que escapa e vai com tudo no para-choque.
Esses são alguns incidentes que acontecem na rotina de todo motorista.
Mas, infelizmente quando isso ocorre alguns questionamentos surgem: Vale a pena fazer a recuperação de para-choque danificado? Quando ela é indicada? Devo investir na restauração ou substituir por um novo?
Antes de mais nada, alguns pontos devem ser analisados antes de tomar a decisão. Dependendo do nível do estrago, restaurar o para-choque é sim algo que vale a pena.
Quando realizado por um profissional qualificado, o trabalho torna-se imperceptível, deixando a peça com cara de nova.
Por isso, a primeira coisa a se fazer é levar o veículo até um profissional que recupere para-choques para que ele avalie a situação e veja se compensa fazer a reforma ou se é melhor optar por uma peça nova.
Precisando fazer a recuperação de para-choque ou comprar um novo? Conheça nossa linha de para-choques, grades e molduras.
Leia também: Qual é o melhor reparo de pintura para o seu carro?
O para-choque serve essencialmente para absorver impactos que os veículos possam sofrer, tanto em suas partes traseiras quanto nas dianteiras.
É um item indispensável, de modo que sua ausência pode significar multa e até mesmo apreensão do veículo, uma vez que se trata de uma peça de segurança.
O para-choque evita que várias outras partes importantes do carro sejam danificadas em uma colisão. Além disso, ele diminui a propagação do impacto de um acidente, minimizando os danos aos passageiros do veículo.
Além da segurança, essas peças também fazem parte da estética do automóvel, complementando o visual do veículo.
A estética também vai se aliar com a aerodinâmica do carro, especialmente no para-choque dianteiro, que tende a ser mais inclinado e ganhar formas mais angulosas em veículos esportivos, justamente por este motivo.
Uma colisão no para-choque mesmo que não danifique a peça a olho nu pode trazer consequências maiores no futuro.
Por isso, é importante que mesmo em acidentes pequenos você procure um mecânico para que ele dê uma olhada em seu veículo e confirme se está tudo realmente certo.
Uma simples batida pode se tornar um problemão! Imagine só você trafegando pela cidade e o motorista da frente dá aquela freada brusca e você não consegue fazer o mesmo e consequentemente colide com o veículo dele.
Você e o outro motorista saem, então, do carro, conversam, examinam superficialmente seus automóveis e percebem que não houve nada grave, e cada um resolverá o seu pequeno problema.
Sendo assim, cada um segue seu caminho sem preocupações.
Mas saiba que esse pequeno esbarrão pode gerar um problemão quando você chegar na oficina especializada e descobrir que a pequena batida no para-choque traseiro, que é de plástico, não deixou vestígio externo, mas afetou a alma de aço, a chamada crash box, ou pode ter até provocado uma pequena distorção no monobloco.
Ou então, se foi uma colisão no para-choque dianteiro, afetando o radiador, a ventoinha ou o condensador do ar-condicionado.
Esse problema invisível, pode se tornar uma grande dor de cabeça. Por isso, fique sempre atento!
Antigamente a peça era feita em lâminas de aço, o que dificultava a recuperação. Mas atualmente eles são fabricados de um material flexível, o que permite a recuperação da sua forma com mais facilidade.
Os danos podem ser reparados sem precisar que você troque o para-choque são:
Nas situações acima, é válido reparar a peça em vez de investir na troca de um para-choque novo.
Visto que no que diz a respeito de custos, a reforma sai por volta de 50% menos que a compra de um novo original, por exemplo.
Sim, existem alguns riscos ao reparar a peça e alguns deles são:
Caso a rachadura seja grande o mais indicado é trocar a peça por inteiro, assim você garante que tudo irá funcionar perfeitamente.
Afinal ele danificado oferece muito menos segurança para o carro e para o motorista, pois ele não terá a mesma eficiência para, por exemplo, amortecer uma batida.
Ao desamassar o para-choque, a peça esquenta ou estanha, provocando mudanças na resistência estrutural. Assim, ela se torna mais rígida, e com o tempo podem surgir outras deformações.
Caso você se envolva novamente em uma batida ou acidente, o para-choque recuperado pode não ter a mesma eficiência de um novo em absorver o impacto e proteger o veículo.
Se o profissional não for altamente capacitado, o acabamento ficará ruim e o reparo será percebido facilmente. Sendo assim, além de atrapalhar na estética do veículo, poderá dificultar na revenda do automóvel futuramente.
Em algumas situações, mesmo que seja possível recuperar o para-choque, essa acaba não sendo a alternativa mais recomendada. Algumas das situações são:
Quando a reparação dos danos é extensa os para-choques perdem a integridade estrutural, o que significa que você não terá tanta proteção em um acidente de carro.
Como por exemplo, se os arranhões forem profundos, eles podem precisar ser preenchidos com um composto para nivelar a superfície e depois repintado com a cor exata do carro, isso demandará muito trabalho e tempo.
Se os ganchos estiverem danificados ou quebrados, o para-choque pode cair completamente, pois eles ajudam a aderir ao painel de saia, grade e resguardo.
Infelizmente, substituir ou reparar os ganchos não é uma opção. Quando esses ganchos se soltarem, é hora de um novo para-choque para garantir que ele permaneça no lugar.
Escolher pela troca da peça completa, além de garantir maior segurança por amortecer de forma mais eficiente se ocorrer uma nova colisão, permite que você não tenha que diminuir o valor do seu veículo caso tenha o interesse de vender posteriormente.
Restaurações em situações de grandes estragos, podem ser facilmente identificadas e desvalorizar seu automóvel.
Existe uma vantagem de economia na recuperação de para-choque, do que comprar uma peça, além de ter um custo elevado trocar toda peça, pode ser que haja necessidade da pintura do para-choque novo.
Em carros nacionais, por exemplo, fazer a recuperação de para-choque pode sair até 50% mais barato do que comprar um novo.
Para os carros importados, essa porcentagem sobe ainda mais, sem contar o tempo para que a peça possa chegar.
O custo do reparo obviamente muda de acordo com o dano. O custo de reparar apenas uma parte do para-choque varia de acordo com a oficina e técnica do profissional.
Por isso, tanto para reparar uma parte quanto para pintar a peça toda, o recomendável é pesquisar e, mais importante, ter referência do trabalho feito.
Se a área afetada não for maior do que 20 cm, o recomendável é fazer apenas um retoque na pintura automotiva, evitando assim pintar a peça toda.
Em média, uma reparação na pintura, apenas em uma parte que está danificada, custa de R$250,00 a R$400,00.
Já um para-choque inteiro, o orçamento pode ficar na casa de R$400,00 a R$700,00. Outro fator que pode acrescentar mais valor ao serviço é a tonalidade e o tipo da cor.
Cores metálicas já são mais caras que as sólidas (geralmente branco, preto e vermelho de carros mais simples), mas as cores perolizadas superam em muito o valor das metálicas.
Pintar um para-choque requer não só pesquisar, mas também ouvir aquela opinião de quem já fez o trabalho.
Isso significa que o mesmo será mais valorizado estando com um visual melhor do que riscado ou batido. Isso eleva seu valor de mercado e também preserva a beleza do produto.
Desamassar a lataria de um carro pode ser simples ou complicado, dependendo do processo que será necessário para o conserto.
Esse processo é bastante variável, e será definido a partir do tamanho do amasso que acometeu o veículo, profundidade, largura e dificuldade de recuperação.
Para os casos mais simples, pode-se recorrer sem dúvidas ao famoso martelinho de ouro, ele serve para consertar amassados pequenos, ocorridos em batidas e acidentes quase sempre de pequena gravidade.
O preço médio de desamassar o carro varia entre R$60,00 a R$90,00 por amassado, dependendo do amasso e do veículo em questão, mas há outras formas de compor o preço, e um serviço pode sair facilmente por mais de R$1.500,00 ou R$2.000,00.
Uma lataria amassada pode desvalorizar o valor de um automóvel de maneira substancial, podendo chegar até 25% de desvalorização.
Por isso é importante e necessário estar atento aos preços e mecanismos dispostos no mercado para se reparar o amassado, tanto em casos simples, mas principalmente nos de maior gravidade.
Para recuperação de para-choque é necessário dispor de ferramentas e produtos especiais para solda e colagem de plástico, reparo, funilaria e pintura.
Tudo isso aliado a profissionais gabaritados e treinados para que o reparo fique como novo.
Para iniciar a recuperação é necessário que se desmonte o para-choque, para se ter acesso integral ao interior da peça, para aí sim se iniciar a restauração.
Neste serviço é necessário lixar a parte danificada para eliminar a tinta original. Após isso, é essencial passar um produto para remover a sujeira, deixando a superfície bem limpa.
Então, o próximo passo é aplicar um fixador PU com pelo menos duas demãos. Daí, aplica-se a tinta igual a do carro, repetindo a demão para reforçar.
Por fim, a repintura necessitará de um polimento para dar brilho e assim se harmonizar com o restante da peça, se for o caso, ou do carro inteiro, se o serviço foi pintar um para-choque inteiro.
A soldagem do para-choque é feita com solda plástica. O material é colocado em uma máquina ou pistola de solda e um bastão de polipropileno.
Com a cola plástica é possível vedar o para-choque. Essa cola também é conhecida como veda-choque e é utilizada para preencher espaços vazios nas peças, essa é uma técnica aplicada em para-choques mais delicados.
É possível fazer a recuperação de para-choque com a aplicação da fibra de vidro no local da área danificada também. Mas de qualquer maneira, o serviço deve ser feito de maneira delicada para que o acabamento fique perfeito.
Alguns cuidados são necessários depois que você faz a recuperação de para-choque para que assim o item dure por mais tempo.
Sim, vale a pena fazer o reparo da peça quando o dano é leve, como exposto nos itens acima.
Mas antes o ideal é que você faça um orçamento e veja quanto custará o serviço e quanto ficaria para trocar a peça por outra nova.
Às vezes o valor será quase o mesmo e com certeza valerá muito mais a pena um para-choque novinho.
É possível sim, desamassar você mesmo um leve amassado no para-choque de plástico. Mas calma, a dica só funciona para o item de plástico, não tente fazer na lataria.
É importante frisar que só funciona em leves amassados.
Como fazer?
Arranhões são danos menores quando a parte externa do para-choque entra em contato com outra superfície, deixando marcas pequenas e rasas no para-choque.
Alguns arranhões são fáceis de polir com um pano e um pouco de polidor abrasivo, enquanto outros podem exigir mais trabalho para consertar.
Um risco ocorre quando outra superfície ou objeto penetra no para-choque. Tal como acontece com arranhões, eles variam em gravidade.
Você pode consertar o para-choque sem a necessidade de preenchimento, se o arranhão não for muito grave. A seguir, dois itens úteis que te ajudam a remover os arranhões.
o WD40 pode ser usado para tratar arranhões no para-choque, especialmente os mais leves que não são muito profundos.
Quando você pulveriza WD40 sobre arranhões, o óleo preenche as lacunas. No entanto, é importante notar neste ponto que ele deixará um acabamento brilhante.
Você pode usar pasta de dente para remover arranhões pequenos e superficiais da maioria dos plásticos rígidos.
Mas é importante observar que isso requer o tipo certo de pasta de dente. Uma pasta de dente em gel não terá o efeito desejado, mas uma pasta de dente normal deve servir.
Isso ocorre porque a pasta de dente comum tem uma pequena grão que ajuda a limpar os arranhões.
Mas um creme dental melhor para usar seria o creme dental clareador, porque é mais abrasivo.
O que você precisa fazer é aplicar uma fina camada de pasta de dente com um pano macio.
Em seguida, você deve esfregar a pasta de dente com movimentos circulares, antes de enxaguar e limpar.
Uma boa forma de recuperar a aparência dos para-choques esbranquiçados é aplicar os chamados revitalizadores ou restauradores de plástico.
Alguns são solúveis em água e devem ser reaplicados após cada lavagem. Na embalagem há informações como o tipo de resultado esperado e modo de usar.
Se a peça estiver quebrada ao ponto de comprometer a segurança é proibido viajar. Caso você insista em pegar a estrada com o para-choque quebrado e seja parado em uma blitz será impedido de seguir viagem.
O veículo será recolhido no pátio até que você consiga providenciar a regularização. Ou há outra opção: você pode, por exemplo, contratar um guincho e levar o carro embarcado em um guincho.
Se for um dano que não coloque em risco o tráfego, há possibilidade, mas não uma obrigação, de o policial fazer um documento de recolhimento do licenciamento do carro e liberar o motorista para ele seguir viagem, consertar e depois reapresentar no prazo que o policial solicitou.
Procure uma oficina especializada no serviço para realizar a recuperação de para-choque de forma correta.
Você também pode contar com a gente. Temos mais de 70 lojas espalhadas pelo país ou você pode comprar a peça também pela nossa loja virtual.
Acesse e procure o para-choque do seu veículo, caso tenha dúvidas é só entrar em contato com o nosso especialista pelo chat, que ele irá te ajudar.
Agora você não precisa ficar mais preocupada caso aconteça um incidente e o para-choque do seu carro seja danificado.
É só avaliar o estrago para saber qual providência você deve tomar. Ficando sempre atento com o tamanho da avaria para poder escolher o serviço certo.
Leia também: Dicas para manter o seu carro conservado.
4 Comments
Informações bem úteis, parabéns.
Que bom eu gostou, continue acompanhando nossos textos semanais, que o objetivo é sempre trazer muita informação sobre o mundo automotivo.
Bom dia. Por favor, saberiam me dizer se a cobertura para VIDROS / RETROVISORES /FARÓIS / LANTERNAS (…) abarcam / abrangem, POR EXEMPLO, o SPOILER do para-choque dianteiro de um VW T-Cross? Possuo a cobertura supramencionada no seguro do meu VW – contudo – NÃO SEI se tenho “direito” de acionar tal serviço (SEM COMPROMETER / SEM PERDER, também, a CLASSE DE BÔNUS e etc.) Desde já, MUITO OBRIGADO! Que DEUS ABENÇOE A TODOS (Amém)*
Olá Bruno, você pode tirar essas dúvidas clicando nesse link https://www.maxpar.com/