Um radiador furado compromete e muito o funcionamento do carro. Isso porque ele compõe o sistema de arrefecimento que impede o superaquecimento do motor.
Muitos motoristas acham que radiador é uma peça única, mas ele é um item do sistema de refrigeração do automóvel. Quando o radiador está furado ele pode até fundir as peças do motor.
Para te ajudar a não esquentar a cabeça e nem o motor, vamos te ajudar a descobrir se o seu radiador está furado e o que fazer caso o mal do radiador furado te atinja.
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Como você bem sabe o radiador é responsável por manter a temperatura do veículo estável. Quando há vazamentos na peça, acontece a perda de fluido do radiador, comprometendo a capacidade de manter a temperatura.
Fique sempre atento à temperatura do automóvel no painel, caso tenha superaquecimento para de dirigir imediatamente. Afinal isso pode trazer danos sérios e fundir o motor.
Se ao estacionar o carro por um tempo em um local ao retirar você percebe poças no chão, é sinal que está vazando líquidos do motor, pode ser vazamento de fluido ou de óleo.
Para saber qual é observe:
Muitos motoristas já enfrentaram a preocupação de um “radiador furado” em seus veículos, uma peça vital do sistema de refrigeração que impede o superaquecimento do motor.
Os sinais de um radiador furado incluem aumento da temperatura no painel, poças de líquido (geralmente verde ou laranja) sob o carro e bolhas nas mangueiras conectadas ao radiador.
As causas comuns para um radiador furado são o uso prolongado de água da torneira, que pode corroer o radiador, e impactos com detritos, como pedras.
Se detectado um problema, é essencial não entrar em pânico, desligar o motor e esperar esfriar. Os selantes podem resolver pequenos vazamentos temporariamente, mas problemas maiores exigem a intervenção de um profissional, podendo variar desde uma solda a frio até a substituição total do radiador.
A manutenção preventiva e o uso correto do líquido de arrefecimento são cruciais para a saúde do radiador.
Outra forma de ver o radiador furado, é observar o nível do fluido do reservatório que fica embaixo do capô, se você completou a pouco tempo e ele abaixou é sinal de radiador furado. É importante lembrar de fazer isso com o motor frio.
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Procure ver se há ferrugem ou descoloração perto do radiador ou nele. Isso indica que há vazamento de fluido e água que escapam enquanto você dirige.
Não é muito comum o radiador furar, mas imprevistos acontecem o tempo todo, principalmente se tratando de carros. Algumas coisas podem causar o radiador furado, entre elas estão:
Se você percebeu que o radiador do seu carro está furado, não pode adiar o conserto ou a troca. Esse é um problema que não é possível deixar para depois, afinal quando o radiador está com vazamento ele perde sua capacidade de resfriar o motor.
Assim, ao continuar rodando com o radiador furado existe a grande chance do motor superaquecer e você fundir a peça, tendo um prejuízo muito maior com o conserto do carro. Então, é necessário realizar o reparo de radiador.
Primeiro passo é examinar visualmente o radiador com o motor desligado. Para remover detritos que podem estar escondendo o vazamento, o ideal é pulverizar a superfície do radiador com uma mangueira com o jato bem forte.
Use selante
Agora é o momento de reparar os furos, para isso é necessário comprar um selante do sistema de arrefecimento, que é comercializado em pó ou pastilha.
Para aplicar abra o radiador e despeje o selante no sistema de resfriamento. O conteúdo preencherá o vazamento, criando um inchaço e selando as pequenas perfurações.
Complete o fluido de arrefecimento e coloque a tampa no lugar. Ande com o carro uns 30 minutos.
Essa é uma alternativa temporária, o correto é levar o carro até um profissional especializado para que ele analise e faça o reparo.
Até porque muitas vezes será necessário trocar o radiador para que o veículo continue funcionando sem problemas.
As soluções ensinadas acima só funcionam se os furos forem pequenos. Perfurações maiores no radiador precisam de drenagem, para aprender siga o passo a passo:
Para realizar esse serviço é importante que você possua um pouco de conhecimento técnico, não se arrisque caso não se sinta segura e ache muito complicado, pois isso poderá trazer danos maiores a peça.
O ideal é levar o possante a uma oficina para que o sucesso do reparo seja mais garantido.
Geralmente, a revisão do radiador custa uma média de R$120,00, nesta revisão será realizada uma limpeza de todos os componentes, reposição do fluido com os aditivos, também será verificado o estado de conservação das peças.
Se for necessário trocar o radiador por conta do duro, você poderá gastar de R$240,00 a R$1800,00.
Se você identificou uma rachadura no reservatório, é essencial tomar medidas imediatas para consertá-la e evitar problemas maiores. Aqui está um passo a passo de como consertar o reservatório de água do radiador rachado rachado:
Fazer manutenções preventivas é o primeiro passo para conservar o radiador. Outra ação muito importante é não usar o líquido de arrefecimento errado ou completar com água.
O recomendado é fazer a troca com carro desligado, pois realizar o procedimento com o motor quente pode causar algum acidente por conta da alta temperatura.
Agora você sabe que apesar de dar uma grande dor de cabeça, o radiador furado tem solução. É só verificar com antecedência para que o dano seja maior.
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