Se por um imprevisto no trânsito seu para-choque levou a pior, polir para-choque pode ser uma ótima saída para o problema.
O processo de polir para-choque é conhecido por restaurar seu brilho e aparência, além de remover arranhões e imperfeições, pois utiliza compostos de polimento específicos para plástico ou para-choques automotivos.
Mas você sabe em quais casos esse procedimento pode ser realizado? Para que você possa economizar seu tempo – e também seu dinheiro -, descrevemos todas as situações cabíveis para esse tipo de procedimento.
Afinal, polir o para-choque é um hábito essencial para todos aqueles que desejam ter seu carro sempre como novo, além de prevenir maiores desgastes
Se você está querendo resolver esse problema, leia esse artigo até o final!
Leia também: Recuperação de Para-Choque vale a pena? Conheça as vantagens e desvantagens
Como o próprio nome já diz, o para-choque é a peça do carro feita para absorver os impactos tanto na parte traseira quanto na dianteira de modo a minimizar o impacto de batidas, o que o torna um alvo mais “fácil” dos tão temidos arranhões e amassados.
E, depois que um arranhão é feito, não tem jeito. As únicas saídas são o polimento do para-choque ou sua substituição. Veremos em qual caso cada situação dessa se aplica.
Leia também: Como desamassar o para-choque em casa?
Polir o para-choque é uma saída super eficaz para arranhões leves e superficiais, pois restaura a aparência original da peça, suaviza e elimina as tão indesejadas marcas.
Ao utilizar técnicas de polimento adequadas e compostos especiais, é possível obter resultados surpreendentes.
Dessa forma, seu para-choque voltará a brilhar como se fosse novo.
A exposição constante do para-choque aos raios UV, poluição e variação brusca de temperatura retira o seu brilho original ao longo do tempo.
Se você preza por um carro sempre novo, o polimento é essencial para revitalizar o acabamento e deixá-lo com a aparência de quando saiu da concessionária.
Além disso, o processo de polir para-choque não só restaura o brilho, mas também melhora o acabamento geral da peça, tornando-a mais uniforme e agradável aos olhos.
Se você participou de um evento automotivo ou exposição, onde o seu carro ficou exposto a poeira, sujeira ou resíduos industriais, o polimento pode ser uma ótima maneira de restaurar a beleza do para-choque.
Leia também: Como tirar manchas da lataria
A realização desse procedimento de forma periódica é recomendada para prevenir o acúmulo de pequenos arranhões e manchas.
O polimento regular do para-choque mantém a superfície protegida e com uma aparência sempre nova.
Além disso, o produto usado para o polimento cria uma camada protetora capaz de prevenir tanto o ressecamento quanto o desbotamento.
Ao investir na manutenção regular do seu para-choque, você prolongará a sua vida útil e evitará danos maiores no futuro.
Se você pretende vender seu carro, polir o para-choque é uma garantia de melhora na aparência geral do possante e um aumento no preço de revenda.
Afinal, a primeira impressão é a que fica, e um para-choque com aspecto desgastado pode afastar potenciais compradores.
Com um polimento profissional, seu carro estará mais atraente e valorizado, o que pode fazer toda a diferença na hora da negociação.
Após remoção de adesivos ou envelopamento do para-choque
Polir para-choque é essencial após a retirada desses materiais, pois a retirada desses elementos pode deixar resíduos de cola ou danificar a pintura original.
Nesses casos, o polimento adequado pode ajudar a remover os resíduos e restaurar a aparência original da peça.
Se o seu automóvel se encaixa nas situações descritas acima e você optou por realizar o polimento, siga as seguintes instruções:
Antes de começar a polir para-choque, lave ele com água e sabão neutro, apenas. Em seguida, enxágue para retirar o excesso de sabão e deixar a peça livre de qualquer sujeira.
Se o arranhão for um pouco mais profundo, será necessário lixar a superfície. Para isso, use uma lixa d’água de granulação grossa (como a 800) e finalize com uma lixa mais fina (1000 ou 2000) para obter uma superfície lisa e suave.
Chegamos na parte do polimento e, para realizar esse processo, existem dois meios: com o auxílio de uma polidora elétrica, que deixa o procedimento mais uniforme, ou com uma toalha de microfibra e um polidor de qualidade.
Aplique o polidor no para-choque e esfregue em movimentos circulares até que a substância seja absorvida e o para-choque fique brilhante.
Com o auxílio de uma toalha de microfibra, retire o excesso do polidor que pode ter ficado acumulado na peça para obter um acabamento ainda melhor.
Para o sucesso dessa etapa, é importantíssimo que a toalha esteja limpa, para não contaminar a superfície com nenhuma sujeira.
Após todas essas etapas, aplique uma camada de cera ou selante, que mantém o brilho e protege o para-choque de danos futuros.
O processo de polimento de para-choque é um procedimento simples, porém, em alguns casos, é recomendado contar com um profissional qualificado para garantir os melhores resultados.
O polimento adequado requer o uso de técnicas e produtos específicos para cada tipo de material do para-choque.
Assim, você evitará danos adicionais e obterá um acabamento impecável.
Leia também: Cuidados com o carro que devem ser mensais
Vale lembrar que, mesmo sendo extremamente eficaz e prático, o polimento de para-choque não é capaz de resolver danos mais graves, como rachaduras, deformações, falhas na pintura ou peças soltas.
Nesses casos, é fundamental buscar uma avaliação profissional e, caso necessário, providenciar a compra e a instalação da peça nova.
Se você procura por um novo para-choque para chamar de seu, a Autoglass é o nome certo.
Aqui, você encontrará garantia e variedade de verdade, além de contar com a opção de enviar a peça para a oficina de sua preferência ou para um parceiro de nossa confiança.
Leia também: Para-choque quebrado tem conserto?
Ao escolher um novo para-choque, é essencial considerar a compatibilidade com o modelo e o ano do seu veículo.
Na Autoglass, temos uma equipe especializada que pode auxiliá-lo na escolha do produto correto. Dessa forma você realiza um ajuste perfeito na escolha.
Não se esqueça de conferir nosso estoque e encontrar a opção que atende às suas necessidades.
Precisa de para-choques? Confira nosso estoque e escolha o modelo perfeito para o seu veículo!
Leia também: Dicas para manter o seu carro conservado
Polir para-choque é um procedimento simples, porém essencial para manter a aparência do seu carro sempre impecável. Além disso, ajuda a preservar a integridade da peça e a prevenir maiores desgastes.
Agora, você sabe em quais situações polir para-choque é adequado e quando deve optar pela compra e troca da peça.
Se for o caso, lembre-se de que você sempre pode contar com o estoque da Autoglass para encontrar a solução perfeita para o seu para-choque.
Não deixe de acompanhar as dicas que postamos semanalmente aqui no blog e de seguir nossas redes sociais.
Leia também: Multa vencida pode apreender o veículo?