Em um país com um clima como o nosso, a película automotiva atrai cada vez mais pessoas. Tanto para proteger os olhos do sol ofuscante, quanto para dar uma estilizada no veículo.
Além disso, outras pessoas utilizam para que quem está fora do carro não possa ver quem está dentro, aumentando a privacidade e segurança.
A escolha da película automotiva correta é necessária para garantir que o condutor não fique restrito de enxergar a iluminação dos carros ao entorno dele.
De tal maneira, trata-se de um acessório que implica a segurança do motorista e dos passageiros.
Visto isso, a regulamentação brasileira admite que o uso de película automotiva que ultrapasse o limite máximo de transparência seja passível de multa e remoção da película.
Saiba mais sobre quais são os tipos de películas, preços e quais são as regras do Detran dando continuidade no texto.
Leia também: Cuidados com o carro no inverno.
As películas automotivas garantem mais segurança, pois permite diminuir a visibilidade dentro do carro, além de muitos outros benefícios que seu uso traz para o usuário. Como:
Uma das vantagens do uso de películas de carro é em relação ao excesso de claridade. Ela ajuda a manter a luminosidade adequada. Claridade em demasia pode atrapalhar na condução segura do veículo, sobretudo causar cansaço e danos à visão.
Além disso, esse acessório, por reduzir a transmissão luminosa, torna o ambiente no interior do carro bem mais agradável, oferecendo mais conforto.
Em dias de muito calor, as películas automotivas contribuem muito para tornar o ambiente no interior do carro menos quente. Contribuindo, principalmente, para a diminuição da intensidade do ar-condicionado e proporcionando mais conforto para o motorista e passageiros.
A película automotiva torna os vidros do carro mais fortes, deixando-os mais resistentes a impactos e evitando o estilhaçamento — que pode ocasionar ferimentos graves em casos de colisão.
A película automotiva contribui também para a estética dos veículos, garantindo maior requinte aos modelos.
Os vidros mais escuros os tornam mais modernos e sofisticados, contribuindo para evidenciar o design e características dos automóveis.
Uma das grandes vantagens que as pessoas veem na película automotiva— sobretudo para quem mora nos grandes centros urbanos — é a garantia de uma maior privacidade e, por conseguinte, mais segurança.
As películas tornam os vidros mais escuros, o que dificulta para quem está do lado de fora do veículo identificar as pessoas que estão no seu interior.
Leia também: Película de Segurança ou de Proteção Solar?
Como o próprio nome já diz, a película básica é utilizada com um objetivo simples: diminuir a visualização do espaço interior do automóvel.
Diferente das demais, é caracterizada por ser composta de material mais simples e menos espesso. Deste modo, fica posicionada como uma fina camada por cima dos vidros do veículo modificado. Com isso, garante a durabilidade destes e evita que seja arranhado facilmente, por exemplo.
A película automotiva básica pode ser encontrada com variações entre 5% e 35% de transparência.
Logo, dentre os tipos de películas automotivas enquadra-se como a mais acessível no quesito valor. Ademais, com uso desta, o motorista respeita os níveis de visibilidade regidos pelo Contran.
Além disso, ela pode ser dividida entre tintada ou poliéster. A tintada possui tintas e cola de forma misturada em sua composição.
Apesar do preço inferior, não fornece proteção UV e tem uma durabilidade de, aproximadamente, 6 meses. Já a de poliéster, é mais flexível, possui proteção UV e tem maior durabilidade.
Este modelo se destaca dentre os tipos de películas automotivas por ser associado à temperatura. Por conta disso, apresenta qualidade superior aos demais.
A película avançada tem a capacidade de diminuir a incidência dos raios solares para a região interna do veículo. Desta forma, o melhor conforto térmico representa a maior vantagem da utilização desta.
Quanto a transparência, atinge de 5% até 50%. Por isso, é entendida como o tipo que mais disponibiliza a possibilidade de escolha personalizada. Logo, se adequa perfeitamente à finalidade pretendida pelo condutor ao empregá-la no veículo.
Como a legislação exige que tanto o para-brisa quanto os vidros laterais do motorista sejam bem mais claros, é necessária uma película automotiva específica para esses vidros.
A película de para-brisa precisa ter nível de transmissão luminosa equivalente ao mínimo de 75% de acordo com a lei.
Desta maneira, é formada por método que admite tecnologia diferenciada que, assim como no tipo avançado, permite que esta impeça os raios ultravioleta.
A película de poliéster é fabricada com uma resina polimérica de excelente resistência química e mecânica. Ela é mais flexível que a película tintada e ainda garante proteção contra raios nocivos à saúde, como ultravioleta e infravermelhos.
A estabilidade da cor de películas deste modelo garante maior privacidade e segurança aos ocupantes do veículo.
A película antivandalismo é uma das mais indicadas quando o assunto é segurança. Ela garante uma proteção extra para os vidros laterais, deixando-os muito mais resistentes contra quebra.
Este acessório protege contra roubos, furtos e outros atos de vandalismo. Caso uma pessoa mal intencionada tente quebrar os vidros para invadir o veículo, ela terá uma dificuldade muito maior para conseguir tal feito.
Este modelo também tem excelente performance durante colisões laterais. Em caso de acidente, a película antivandalismo impede que o vidro estilhace e cause maiores transtornos aos ocupantes do veículo. Ou seja, ela se transforma em uma barreira entre a parte interna do veículo e o vidro.
As películas de vidro automotivas de nanocerâmica possuem uma tecnologia inovadora. Em suma, elas atuam como isolante térmico, retendo 90% dos raios de calor.
Não é à toa que sua principal função é bloquear a entrada de raios ultravioleta no interior do veículo. Além disso, possuem uma camada extra de segurança contra estilhaços.
As películas de nanocerâmica agregam outros benefícios incríveis, como equilíbrio térmico, acabamento sutil, ótima luminosidade e garantia estendida.
Este é um dos modelos de películas de vidro automotivas mais completos que existem.
As películas de alta performance são submetidas a um intenso processo de fabricação, que as tornam mais resistentes.
Elas possuem proteção de 90% contra raios UV e 60% de capacidade de impedimento da absorção de energia solar.
Além disso, garantem outras vantagens imperdíveis:
A película espelhada não pode ser utilizada em nenhum dos vidros do carro, não importa qual seja a cor dela. Ou seja, você não pode deixar seu carro com uma estética diferenciada usando esse tipo de película automotiva.
Dessa forma, os vidros ficam escurecidos e a visibilidade. Durante a noite, o problema é ainda maior. A película espelhada a noite, com a luz acesa na parte interna, impede a visibilidade da área externa.
Ou seja, você não pode deixar seu carro com uma estética diferenciada usando esse tipo de película automotiva.
Ao contrário do que muita gente imagina, esse tipo de película é transparente e ajuda a controlar a temperatura no interior do veículo.
A boa notícia é que a película térmica não muda as características do vidro em que é instalada, o que é ótimo.
Graças ao uso desse tipo de película, consegue-se manter as temperaturas mais agradáveis, reduzir a utilização e aumentar a eficiência do ar-condicionado.
As películas de vidro automotivas pertencentes ao modelo tradicional são fabricadas com um filme tingido.
Seu material é mais simples e menos espesso, garantindo uma fina camada de proteção sobre os vidros do veículo. Pode ser encontrada em diferentes tipos de transparência, que variam entre 5% e 35%.
Elas são indicadas, basicamente, para fins de redução de visualização do interior do veículo. Entretanto, não possuem propriedades de quebra de calor e filtragem de raios UV.
Além disso, têm uma durabilidade um pouco menor. Ou seja, a película tintada serve apenas para escurecer os vidros do veículo.
A transparência mínima exigida é de 75% no para-brisa, 70% nos vidros laterais dianteiros e de 28% no restante dos vidros.
Os veículos que passam pela Vistoria do Detran, que apresentam película, são submetidos a testes específicos com equipamento oficial credenciado pelo INMETRO e homologado pelo DENATRAN.
Ao ser constatada uma transmissão luminosa (visibilidade) menor do que a obrigatória, o proprietário do veículo é convidado a retirar toda a aplicação do material para depois ser vistoriado.
Outra forma de fiscalização é em blitz repressiva, promovidas pela Companhia de Trânsito e o Detran.
Se os níveis constatados na medição não forem adequados à resolução, o agente de trânsito autuar o condutor e aplicará uma infração de nível grave, de acordo com o art. 230 inciso XVI do código brasileiro de trânsito, no valor de R$ 127,69 além da perda de 5 pontos na Carteira de Habilitação e retenção do veículo para regularização.
A lei manda que, além de atender as especificações da luminosidade permitida, devem estar gravados na película automotiva, em um local visível do carro, a marca do instalador e o índice de transmissão luminosa.
Deve ficar claro que, em uma abordagem policial em via pública, o agente deve ser capaz de visualizar com facilidade essas informações rapidamente.
Se você comprar uma película para seu carro sem garantia, e elas começaram a desbotar, descascar e rachar nos primeiros 3 meses logo após a aplicação, você não ficará feliz.
As grandes marcas oferecem garantias sem nenhum custo extra. A garantia não cobre apenas películas defeituosas, como também garante que o produto que você comprar terá alta eficiência.
Muitas das empresas oferecem garantia vitalícia, isso provavelmente significa que estão confiantes no produto — e você também pode confiar.
As principais marcas de película automotiva que você encontra no mercado são a Insulfilm, 3M, SunTek e Solar Films.
Então quando for fazer uma instalação de película automotiva fique de olho e lembre-se desses nomes para evitar adquirir um produto que não seja o ideal e com uma qualidade de excelência.
Leia também: Como cuidar dos vidros e películas do carro?
Existe um mito, que muita gente acredita, de que é proibido colocar película no vidro da frente, ou para-brisas. Mas, não o é.
Ela pode ser colocada sim no vidro, porém não pode ser inferior a 75%, ou seja, a película só pode escurecer 25%, já que isso pode levar a uma multa.
Quem regula o assunto é o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) através da CTB (Código de Trânsito Brasileiro). A regulamentação que cuida da parte de películas, está expressa na lei nº 254 do ano de 2007.
De acordo com a lei, há um limite permitido para a película escurecer a luminosidade dentro do veículo. Esse limite muda de acordo com qual dos vidros foi colocado a película automotiva (exemplo: vidro traseiro ou laterais, para-brisas), pensando nos fatores de dirigibilidade.
O limite é dado por meio de uma porcentagem, que é medida por um luxímetro, aparelho que analisa a passagem de luz dentro do veículo.
Sendo assim, os limites são:
Os números indicados nos modelos de película automotiva que seguem o G, como, por exemplo, G5, G20, G35, G50, G70 indicam o grau de luminosidade.
Caso você não saiba, quando a película perde a validade, ela deixa de filtrar e bloquear os raios solares, bem como os raios UV e IR.
Películas de má qualidade geralmente duram de 3 a 6 meses, já as películas de qualidade podem durar de 3 a 10 anos.
É bem simples saber quando a película de proteção passou da validade. Ela praticamente já perdeu ou está perdendo sua cor original e com isso perdendo seu poder de absorver os raios do sol.
O chamado insulfilm G5 é muito popular por escurecer bastante os vidros. Tem sido muito requisitado, especialmente para carros tunados.
Mas muito cuidado, o escurecimento desta película superou os limites da lei, sendo assim NÃO é permitido o uso do insulfilm G5.
As marcas Suntek e Insulfilm estão entre as melhores no quesito película automotiva. Elas possuem diversas linhas.
O tempo médio de vida útil de uma película é de dois anos e meio a três anos após colocada. Algumas linhas dessas marcas chegam a dar garantia de 15 anos, o que é muito acima da duração padrão.
Você já ouviu falar em luxímetro? A palavra pode parecer estranha, mas já é conhecida por motoristas de algumas regiões do Brasil, principalmente aqueles que optam pelo uso de películas de controle solar, o famoso insulfilm.
Esse aparelho tem como finalidade a avaliação da intensidade da película aplicada nos vidros do veículo.
Na média, as películas básicas custam de R$ 100 reais a R$ 300 reais. As avançadas vão de R$ 250 reais a R$ 500 reais. As de segurança custam de R$ 250 reais a R$ 500 reais. E as transparentes ficam de R$ 600 reais a R$ 1000 reais.
Muito cuidado com preços muito baratos. Atualmente, existem muitas películas vindas de mercados alternativos, mas a maior parte delas não protege nada, sendo inferiores até mesmo às películas básicas.
Na dúvida, vá até um profissional especializado. Ele poderá indicar para você qual o melhor produto para a sua demanda e para o seu bolso.
Agora que você já sabe tudo sobre película automotiva, é só fazer sua pesquisa e decidir o que você quer e quanto está disposto a gastar.
Lembrando que, muitas vezes, vale economizar um pouco mais de dinheiro e colocar uma melhor. Você sentirá a diferença no trânsito, principalmente no verão, em meio a um engarrafamento.
Além disso, por diminuir a temperatura interna do carro, o consumo de combustível gerado pelo ar-condicionado é menor. Ou seja, uma boa película automotiva pode fazer você economizar combustível.
Aproveite para ler mais conteúdos do nosso blog e também nos siga em nossas redes sociais.
Leia também: Regulagem de Farol: saiba como fazer e porque é tão importante.
5 Comments
Valeu Gerson, que bom que gostou.
Boa tarde.
Por favor, como faço para ter um orçamento para a película antivandalismo para o meu carro, modelo Etios?
Boa tarde Márcia, para solicitar orçamento entre em contato com o número 0800 025 6313. Nossos especialistas estão prontos para te atender.
Boa noite:
Existe película automotiva de alta transparência, ou seja, totalmente transparente?
Olá Gilberto. Todas as películas automotivas disponíveis no mercado têm algum grau de opacidade ou coloração, mesmo que seja mínima. Isso se deve às características dos materiais usados nas películas, que podem afetar a transparência total.
As películas automotivas são projetadas para oferecer uma variedade de benefícios, como bloqueio de raios UV, redução do calor solar e privacidade. No entanto, esses benefícios muitas vezes vêm acompanhados de uma ligeira redução na transparência em comparação com o vidro automotivo sem película.