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    Motivos para não deixar o para-brisa arranhado

    30 dezembro, 2022
    O para-brisa é um componente de suma importância para o veículo, por garantir segurança para o motorista e para os passageiros. Cuidar e evitar arranhões garante passeios mais seguros e menos gastos.

    O para-brisa é um componente de automotores de importância para proteção dos passageiros e motoristas. Evitar arranhados garante passeios mais seguros.

    O para-brisa é um componente obrigatório e que está alocado na parte frontal de carros e aeronaves. A sua importância integra-se ao fato dele garantir a boa visão que está na frente e nas laterais do motorista, além de proteger os ocupantes de chuvas, raios de sol e poluições.

    Por conta disso, é imprescindível que o vidro esteja em bom estado e siga os parâmetros estabelecidos pelo manual do proprietário e por órgãos responsáveis. Dessa forma, mantê-lo sem arranhões, por exemplo, garante a segurança de todos.

    Leia também: Para-brisa Trincado: custos, como reparar, cuidados e valor da multa.

    O que é um para-brisa?

    Para-brisa pode ser conceituado como um vidro que fica na parte da frente de carros, caminhões, helicópteros e aviões. O nome dado remete-se à proteção contra vento (brisa), chuvas, poeiras e tudo que possa atrapalhar a visão do motorista ou colocar em risco a integridade dos ocupantes do veículo.

    Até 1940, os para-brisas eram fabricados em vidro temperado, mas em caso de acidentes, os vidros tornavam-se partículas de alta periculosidade para as pessoas. Hoje, a parte é feita de vidro laminado, que tem um nível maior de segurança.

    A importância do para-brisa para o carro

    No carro, o para-brisa assume grandes responsabilidades, como assegurar um bom campo de visão para o motorista, de até 180º à frente, e não deixar que nenhum empecilho possa impactar no que ele verá nas estradas e rodovias.

    Não para por aí, a importância estende-se à outros aspectos, como descrito nos subtítulos abaixo:

    Item de segurança

    De acordo com um relatório emitido pelo Centro de Experimentação e Segurança Rodoviária (CESVI Colômbia), o vidro é responsável por 33% da segurança estrutural do veículo e pode chegar a representar até 68% da rigidez à torção, atuando como base de apoio para o correto funcionamento do airbag do passageiro.

    Em meio aos testes realizados pelo CESVI foi possível perceber que, nos acidentes em que o motivo teve relação com o desprendimento do para-brisa, o processo de instalação e suprimentos eram inadequados.

    Dar-se aqui a importância de técnicos especializados para realizar quaisquer serviços relacionados ao para-brisa.

    Proteção para os passageiros

    O vidro de segurança, como o para-brisa, é um elemento fundamental para que o airbag do passageiro forneça a proteção necessária quando ativado.

    O para-brisa deve permanecer sempre fixo à estrutura do carro para fornecer o apoio necessário para o airbag, para que ele se solte adequadamente e fique na posição exata quando encontrar o corpo da pessoa que se inclina para frente devido à inércia.

    Se o vidro de segurança se soltar, o airbag estará em qualquer outra posição e não poderá garantir a proteção para a qual foi projetado.

    Além do mais, o para-brisa protege o motorista e os passageiros das previsões do tempo, seja ela de extremo sol ou de extrema chuva.

    Com o vidro frontal, os raios solares são impedidos de adentrar ao carro, além de resguardar a todos contra chuvas, insetos, poeiras ou quaisquer outras intercorrências.

    Obrigatoriedades e legislações sobre o para-brisa

    O para-brisa é um componente do veículo, ou seja, não é considerado uma peça obrigatória, mas sim uma parte que, sem ela, o veículo não circula. No entanto, algumas legislações são vigentes em relação a esse vidro.

    De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), na Resolução n°254/07, é obrigatório o uso do para-brisa laminado e com película não refletiva.

    Também é importante lembrar que a transmissão luminosa deve ser, obrigatoriamente, superior a 75% nos vidros incolores e 70% nos coloridos.

    Além do mais, o mesmo órgão demonstrou na Resolução nº 216/06 que trincas e fraturas circulares são classificadas como dano ao para-brisa, por prejudicarem a visibilidade e a segurança do condutor.

    O site JUS.com.br realizou uma explicação desta regra, aplicável para carros de passeio. De acordo com o artigo publicado, “a área crítica de visão […] é delimitada pela metade esquerda da área de varredura das palhetas do limpador.

    Nessa área e em uma faixa periférica de 2,5 cm das bordas externas é proibida a existência de trincas ou fraturas. Na área restante é permitida existência de no máximo dois danos, desde que respeitados os seguintes limites: trincas não superiores a 10 cm de comprimento e fratura não superior a 4 cm de diâmetro.”

    Nos caminhões, ônibus e micro-ônibus, as determinações estão no Art.4 da mesma resolução. Veja abaixo:

    Art. 4º Nos para-brisas dos ônibus, microônibus e caminhões, a área crítica de visão do condutor conforme figura ilustrativa do anexo desta resolução é aquela situada a esquerda do veículo determinada por um retângulo de 50 centímetros de altura por 40 centímetros de largura, cujo eixo de simetria vertical é demarcado pela projeção da linha de centro do volante de direção, paralela à linha de centro do veículo, cuja base coincide com a linha tangente do ponto mais alto do volante.

    Portanto, seguir as resoluções e estar atento aos sinais de trincado e transmissão luminosa é importante até mesmo para o bolso.

    Uma vez que os problemas podem ser motivos para doer no bolso, devido as multas que são aplicadas nas duas situações, a retenção imediata do automóvel e a perda de pontos na carteira de habilitação (CNH).

    Para-brisa arranhado, pode?

    Por ser uma parte que fica na linha de frente do automóvel, o para-brisa pode ser afetado por pedras, granizos, areia, metais, palhetas sujas e colisões. Com isso, arranhões podem aparecer e, para-brisa arranhado não pode, não é mesmo?

    Os arranhões sempre vão aparecer, em qualquer parte do carro, mas quando o para-brisa é prejudicado, um grande incômodo pode ser causado.

    Existem alguns níveis de riscos, desde aqueles quase invisíveis, até aqueles que ultrapassam a camada do vidro.

    Quando o arranhado está profundo, o problema apenas se expande, até trincar de vez. Independente do caso, deixá-lo sempre “lisinho” é a melhor opção!

    Motivos para não deixar o para-brisa arranhado

    1. Melhor visibilidade para o motorista e para o passageiro;
    2. Menos chances de reparos e gastos com o polimento do vidro;
    3. Carro sem aspecto de sujo;
    4. Mais chances e facilidade para vender e trocar o carro, uma vez que o para-brisa também sinaliza se o veículo está em bom estado de conservação;
    5. Menos chances do para-brisa trincar por inteiro.

    O para-brisa já arranhou, e agora?

    Para-brisa arranhado não dá e por isso já existem soluções eficientes para deixar o vidro limpinho, sem aspecto de sujo ou riscos causados pela própria palheta.

    Dependendo do nível, a quebra pode ser a consequência de um para-brisa arranhado, que pode resultar em, até mesmo, no atingimento de estilhaços ao motorista e aos passageiros.

    Polimento de para-brisa arranhado

    O polimento é um serviço que serve para resolver uma certa profundidade do risco. Para ser feito, um técnico qualificado deve ser solicitado para não piorar a situação.

    Nele, o vidro sofre um desgaste no local arranhado e deixa-o uniforme com o restante do para-brisa.

    O cuidado de um profissional especializado é justamente para não fazer o polimento do para-brisa arranhado de forma que deixe o vidro fino demais e deixe-o frágil.

    Para-brisa trincado

    Quando o para-brisa está trincado, o polimento não pode ser feito, pois o calor gerado no momento do serviço pode fazer com que ele se quebre por inteiro.

    Nesses casos, o motorista deve imediatamente procurar um especialista, para realizar a troca do para-brisa arranhado.

    Reparo de para-brisa arranhado

    O reparo de para-brisa acontece quando o trincado é apto para um reparo (rachadura de até 10 cm de comprimento e 4 cm de diâmetro, caso seja circular), evitando a troca do componente.

    Ou seja, em casos de arranhões que não prejudiquem a visão do motorista, não é preciso realizar este serviço.

    Caso o para-brisa precise mesmo, as vantagens são muitas. O reparo é mais barato que uma troca e dura em torno de 1h para ser feita.

    Além do mais, neste caso é mantido o vidro original do carro e, por isso, o motorista não precisa se preocupar em comprar um outro item, original ou genuíno.

    Polimento e troca do para-brisa arranhado

    Nos dois casos, um especialista deve ser procurado para dizer se o para-brisa arranhado deve ser trocado ou simplesmente polido.

    Todos os caminhos te levam para a Autoglass, uma empresa com mais de 80 unidades pelo Brasil. Lá, técnicos especializados e com experiência para não te fazer passar perrengue te auxiliarão na troca, no polimento ou no reparo.

    Os três serviços – de troca,  polimento e reparo – são feitos de forma rápida e com a qualidade que você merece. Afinal, ser a solução para o seu para-brisa arranhado, trincado ou quebrado, é ser solução para você e para todos os outros no trânsito!

    Conclusão

    O para-brisa é um componente que deve estar em excelente estado de conservação, sem trincados e arranhões, para não prejudicar o campo de visão do motorista, para garantir a segurança dos passageiros do carro e evitar multas estabelecidas pelo CONTRAN.

    O cuidado em sempre observar os riscos no vidro e, sempre que necessário, levar para técnicos especializados cuidarem do carro garante uma viagem mais tranquila e segura, independente da distância.

    Lembre-se: para-brisa arranhado não dá e bons profissionais podem te ajudar com isso!

    Você gostou do conteúdo do blog? Não saia daqui. Continue lendo os outros assuntos, confira as nossas peças e serviços em nossa loja virtual. 

    Leia também: Como limpar vidro de carro? 6 dicas para limpeza correta. 

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