Pegar a estrada com o tempo chuvoso torna a direção um desafio mais perigoso, pois compromete a visibilidade e requer uma atenção redobrada do motorista. É nesse quadro que o para-brisa com sensor de chuva ganha destaque como uma tecnologia inovadora, levando segurança, conforto e praticidade para os motoristas.
Para ficar mais por dentro desse item inovador, leia todo o nosso conteúdo, que explicaremos em detalhes o que é um para-brisa com sensor de chuva, todos os seus benefícios, a sua funcionalidade e outras dicas imperdíveis. Não perca!
Leia mais: Para-brisa impermeável: como funciona essa tecnologia?
Um para-brisa com sensor de chuva é um tecnologia que detecta a presença de água no para-brisa e, de forma automática, aciona os limpadores na velocidade ideal para que o motorista tenha a melhor visibilidade possível na estrada.
O sistema eletrônico possui um sensor óptico posicionado na parte interna do para-brisa – normalmente o item está bem próximo ao espelho retrovisor. Esse sensor percebe a presença de água no para-brisa, ele envia um sinal para o módulo de controle do carro, que, imediatamente, aciona os limpadores na velocidade adequada para a intensidade da chuva.
Leia mais: 8 cuidados para preservar o para-brisa
A principal vantagem desse acessório é a segurança que ela traz para o motorista ao dirigir em uma estrada chuvosa. Isso porque ela tira do motorista a responsabilidade de ajustar manualmente a velocidade dos limpadores, deixando-o completamente focado na estrada.
Uma das coisas mais chatas ao dirigir em um tempo de chuva é ter que ficar ajustando manualmente os limpadores toda hora. Se a chuva aperta, a velocidade dos limpadores precisa aumentar, se ela ameniza, tem que abaixar. Isso, portanto, gera uma experiência de direção mais desagradável. Com o sensor de chuva, o motorista não passa mais por esse tipo de situação.
O sensor acoplado ao para-brisa ajusta a velocidade dos limpadores de acordo com a intensidade da chuva. Dessa forma, o para-brisa fica sempre limpo e livre de água, mesmo com temporais fortes e chuvas de granizo. Isso é de muita importância para a segurança de todos que estão no carro, visto que a visibilidade do motorista melhora consideravelmente.
O controle da velocidade dos limpadores feito pelo sensor evita que as palhetas fiquem raspando o vidro seco, o que prolonga a vida útil da peça e economiza nas trocas frequentes do item.
Leia mais: Dirigir na chuva: 15 dicas importantes e principais cuidados
Por ser uma tecnologia inovadora, pode parecer que o funcionamento desse novo para-brisa é difícil, o que não é verdade. Confira:
Para ficar mais fácil de ser compreendido, quando o para-brisa está seco, a luz refletida de volta para o sensor é refletida em um certo ângulo. Porém, quando há presença de água no para-brisa, a reflexão da luz sofre uma interferência, então o sensor percebe uma mudança no ângulo da reflexão. Essa mudança é avaliada pelo módulo de controle como um indicativo da quantidade de água existente no para-brisa.
Leia mais: Para-brisa trincado: custos, como reparar, cuidados e valor da multa
A instalação desse item é um processo delicado, que requer o trabalho de um profissional qualificado. Por isso, não há lugar melhor do que a Autoglass para a realização do serviço.
Isso porque a instalação envolve a remoção do para-brisa antigo, a preparação da superfície do para-brisa para a instalação do novo item, a instalação do sensor óptico e a conexão do sensor ao módulo de controle do veículo. Portanto, não é algo simples, que qualquer pessoa consegue fazer.
Então, voltamos a frisar, não tente instalar o para-brisa com sensor de chuva por conta própria. Pois o seu sensor pode ser danificado, comprometendo o funcionamento do sistema.
Leia mais: Motivos para não deixar o para-brisa arranhado
Para que a nova peça funcione de forma correta, é bem importante realizar uma manutenção periódica da peça.
Caso você tenha alguma dúvida em relação a um dos pontos da manutenção, vá até uma loja Autoglass e realize a manutenção da sua peça.
Leia mais: Reparo de para-brisa vale a pena?
Essa é uma decisão pessoal, mas que deve considerar alguns fatores: modelo do carro, o custo do para-brisa e da instalação, os benefícios oferecidos, o valor da manutenção e até mesmo o estilo de direção do motorista.
Para aqueles que sempre estão na estrada e frequentemente dirigem em condições climáticas adversas, esse investimento faz muito sentido por todos os pontos que já abordamos neste conteúdo.
Mas vale destacar que esse item não é um componente vital. Portanto, se você não dirige com muita frequência e quando dirige costuma pegar estradas em regiões de clima seco – até mesmo utiliza bastante o transporte público -, esse investimento pode não ser necessário.
Leia mais: Como limpar o vidro do carro? 6 dicas para limpeza correta
Como ficou claro durante todo o artigo, o para-brisa com sensor de chuva é uma tecnologia inovadora que oferece muitos benefícios para o motorista. Mas, antes de qualquer decisão sobre adquirir ou não esse componente, é importante analisar os prós e contras e levar em consideração a sua realidade. Caso se decida pela compra e instalação desse novo item, procure uma loja Autoglass.