Um item que para muitos parece insignificante, mas que possui uma grande importância na segurança, são as palhetas do para-brisa.
A peça a princípio parece ser responsável apenas por limpar o vidro do carro, mas não é só isso, ela é primordial para que o motorista enxergue nos dias chuvosos.
Na maioria das vezes só nos damos conta dela em dias de chuva, provavelmente quando ela não funciona direito e aí que está o perigo.
Para não enfrentar a chuva sem segurança, é importante fazer uma revisão das palhetas frequentemente.
Leia também: Dirigir na chuva: 15 dicas importantes e principais cuidados.
Primeiramente vamos falar da importância dessa peça para te convencer que sua manutenção não pode ser esquecida.
As palhetas são um item obrigatório no veículo, andar sem elas é infração grave e gera multa no valor de R$130,16, além de 5 pontos na carteira.
Isso porque elas estão diretamente ligadas a sua segurança no trânsito em dias chuvosos, afinal são responsáveis em deixar a visão do motorista nítida.
Se você já experimentou enfrentar a chuva com palhetas ruins, com certeza percebeu a dificuldade que é, o vidro embaçar, a água empoçada no vidro e a visão ficar completamente comprometida, principalmente se tudo isso acontecer a noite.
Leia também: Saiba sobre os tipos de multas de trânsito existentes no Brasil.
Os limpadores de para-brisa têm vida útil curta, não tem como fugir disso e você terá que trocá-los com uma certa periodicidade. O indicado é que sejam trocados a cada 6 meses para garantir o seu bom funcionamento. Mas, alguns hábitos garantirão que elas durem mais, como:
Leia também: Como limpar vidro de carro? 6 dicas para limpeza correta.
Verdade. As palhetas velhas riscam o para-brisa, danificando o vidro e comprometendo ainda mais a visibilidade. Fazendo com que posteriormente você precise trocar não só a palhetas, como o para-brisa inteiro.
Falso. Querosene é extremamente prejudicial para os limpadores, pois ressecam a borracha e diminui a vida útil da peça. O ideal para limpar o item é um pano umedecido com água.
Verdade. O sol resseca o item e chuva adianta o desgaste da borracha, ou seja, o clima do lugar que você mora afeta diretamente a durabilidade da peça.
Leia também: O impacto do calor e sol no seu carro.
Mito. Usar esse tipo de produto é completamente ineficaz, elas na verdade danificam a proteção química da peça.
Verdade. É indicado colocar água com sabão neutro, no recipiente do para-brisa. Esse tipo de sabão é desengordurante e deixa o vidro mais liso.
Mito. Muitas pessoas enceram o para-brisa para limpar, mas isso faz com que o vidro fique embaçado e prejudica a visão do motorista. Além disso, se o produto escorrer pela borracha da palheta, faz com que ela perca a aderência.
O braço da palheta exerce uma pressão exata no vidro e possui uma regulagem específica para isso. Quando ela está desregulada, danifica todos os componentes.
Se você perdeu o prazo de troca recomendado, não se preocupe, as palhetas costumam dar “sinais” que precisam ser trocadas. Dentre eles, estão:
Leia também: Palheta do carro: quanto tempo dura?
Elas são conhecidas no mercado automotivo como “Flat blade” e antigamente era utilizada só nos carros de luxo.
Esse tipo de limpador tem uma camada de silicone na ponta, esse material não tem muito atrito no para-brisa, dessa forma, reduz as chances de riscos no vidro.
Outro fator importante é que como ela não leva metal em sua composição, ela não oxida, aumentando sua durabilidade. Apesar do seu custo ser maior, ela repele a água e sujeira do vidro com mais eficácia.
Essa é a palheta é a convencional, ela possui menor durabilidade e precisa ser trocada mais vezes apesar do seu custo ser menor.
A palheta de silicone oferece mais vantagens sobre a de borracha, mas isso não quer dizer que não pode mais usá-la, é só ficar atento aos cuidados necessários que o item precisa.
Além do mais, para saber qual é o modelo mais indicado para o seu carango, é importante ver qual é o melhor encaixe, conhecendo o valor correto da bitola do limpador, que é medido em polegadas. O ideal mesmo é comprar o acessório no momento que for instalado.
Leia também: Melhor Palheta Para-brisa: quais os tipos e a melhor marca.
Comprou uma palheta nova pela internet e quer trocar você mesmo? A gente ajuda, essa é uma das coisas que você mesmo pode fazer, é simples e fácil. Siga o passo a passo:
Como você viu, apesar de ser um item bem pequeno, as palhetas podem fazer um estrago quando danificadas. Por isso, ficar atento ao seu bom funcionamento é primordial.
Está precisando de um limpador de para-brisa novo? Então está no lugar certo. Você pode comprar pela nossa loja virtual ou ir até em de nossa rede de lojas, e o melhor a instalação é grátis.
Para continuar lendo artigos como esse, não deixe de acompanhar nossos posts semanais aqui no blog. Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Leia também: Como tirar riscos no para-brisa do carro em casa?