Vamos falar sobre um item que está bem na sua frente todos os dias: a palheta do carro. Os famosos limpadores de para-brisa têm prazo de validade, você sabia?
Para quem não sabe, a palheta é aquela parte com borracha no limpador de para-brisa que é responsável pela limpeza do vidro. Esse acessório é considerado um item indispensável para a segurança do condutor e passageiros, mas também não é à toa. Afinal, é ele quem permite uma visão nítida do trânsito mesmo em péssimas condições climáticas, principalmente durante dias chuvosos.
Por uma questão de segurança, é muito importante respeitar os prazos de validade das peças automotivas. Em alguns casos, você estará aumentando o risco de sofrer um acidente ao negligenciar essas trocas. Isso sem falar nas alterações no consumo de combustível e nos prejuízos funcionais ao carro.
Um motorista zeloso está sempre atento aos mínimos detalhes e a situação das peças importantes do carro, como os limpadores de para-brisas.
Leia também: Como tirar riscos no para-brisa do carro em casa?
As palhetas ressecadas são aquelas em que o componente de borracha perdeu a sua flexibilidade e capacidade de contato adequado com o para-brisa, comprometendo sua eficiência na limpeza.
Quando a peça está mais desgastada, o primeiro prejuízo é a perda de eficiência na limpeza. Posteriormente, pode causar danos ao braço do motor elétrico do limpador, fazendo que pare de funcionar.
O tempo de vida útil dessas peças é de 1 ano, mas a troca pode ser necessária mais cedo, caso haja rachaduras ou desgaste. De forma geral, as palhetas devem ser trocadas uma vez por ano, mas isso varia de acordo com alguns fatores, em especial a frequência de uso.
Se você utiliza os limpadores de para-brisas muitas vezes, a palheta acaba se deteriorando mais rápido, exigindo a troca antes do tempo. O limpador da frente, normalmente, é mais usado e, provavelmente, deverá ser trocado antes.
A condição climática da região onde você mora também é determinante. Afinal, tanto o sol, quanto a chuva podem acelerar o desgaste da borracha.
Leia também: Para-brisa impermeável: como funciona essa tecnologia?
Primeiramente faça a inspeção visual e veja se as palhetas apresentam sinais de ressecamento, deformação ou lâmina rasgada. Acione os limpadores para verificar se estão limpando corretamente, ou seja, sem deixar marcas ou apresentar barulhos e trepidações. Para realizar esse teste, utilize o sistema de lavagem dos vidros ou uma mangueira para simular um dia de chuva.
Na inspeção prática você deve observar se as palhetas estão limpando corretamente os vidros ou deixando marcas, faixas sem limpar ou ocasionando a formação de névoa, dando a impressão que os vidros estão engordurados. Se notar que ao ser acionada, os limpadores apresentam ruídos ou trepidações saiba que está mais do que na hora de realizar a substituição.
Ou seja, os sinais mais comuns são:
Além delas serem essenciais para a sua segurança no trânsito em dias chuvosos, palhetas desgastadas podem arranhar o vidro do seu carro, danificando e prejudicando toda a estética dele e consequentemente também atrapalhando na sua visão enquanto dirige. Caso isso aconteça seu prejuízo será maior, tendo que trocar todo o vidro do seu veículo.
Leia também: Motivos para não deixar o para-brisa arranhado.
Com duas dicas simples é possível conservar a sua palheta:
Nunca utilize detergentes para uso residencial ou outros tipos de abrasivos para lavar seu carro. Esses tipos de produtos podem ocasionar ressecamento das palhetas e guarnições. Sempre utilize shampoo automotivo neutro, assim você não danifica a pintura e nem as borrachas do seu veículo.
Utilize sempre o sabão próprio no reservatório do sistema de limpadores, assim você mantém limpo e hidratado as borrachas das palhetas, aumentando a durabilidade. Além de proteger todo o sistema evitando o entupimento dos esguichos.
Utilize sempre um cristalizador de vidros, além de ajudar nos dias de chuvas mais intensas, principalmente em rodovias, com os vidros cristalizados, as palhetas deslizam melhor sobre a superfície, diminuindo o atrito e evitando que a sujeira se acumule no vidro.
Na hora de trocar, prioridade máxima aos produtos de qualidade. Nunca substitua esse item por palhetas de qualidade duvidosa, além disso, use um produto de qualidade e que vai trazer a segurança necessária.
Leia também: Dicas para dirigir na chuva com segurança.
Quais as melhores palhetas de carro?
Modelo de Palheta Para-brisa | Compatibilidade de Veículo |
Palheta Para-brisa 15 polegada Silicone Valeo | Chevrolet Sonic, Fiat 500, Fiat Linea, Fiat New Fiesta e Peugeot 208. |
Palheta Para-brisa 16 polegada Silicone Valeo | Fiat Cronos e Fiat Ka. |
Palheta Para-brisa 18 polegada Silicone Valeo | Chevrolet Agile, Chevrolet Cruze, Chevrolet Montana, Fiat Bravo, Jaguar XF e Volkswagen Polo. |
Palheta Para-brisa 19 polegada Silicone Trico | Honda Civic, Ford Fiesta, Ford Focus, Toyota Hilux SW4, Mitsubishi L200 Triton, Chevrolet Spin, Fiat Stilo e Ford Focus. |
Palheta Para-brisa 19 polegada Silicone Valeo | Audi Q5, BMW Serie 7, BMW X6, Ford Ka, Hyundai Veracruz, Porshe Macan, Porshe Panamera e Volkswagen Polo. |
Palheta Para-brisa 21 polegada Silicone Valeo | Chevrolet Agile, Smart Fortwo, Chevrolet Montana, Volkswagen Tiguan e Volkswagen Polo. |
Palheta Para-brisa 22 polegada Silicone Trico | Fiat 100, Chrysler 300 M, Peugeot 406, Audi A6, Audi A8, Chevrolet Agile, Ford Ecosport, JAC J3, JAC J5, Mitsubishi L200 Triton, Land Cruiser Prado, Renault Megane, Fiat Marea, Mitsubishi Pajero Full, Range Rover Sport, Jeep Renegade, Chevrolet Spin, Nissan Sentral, Volkswagen Spacefox, Fiat Stilo, Chevrolet Vectra, Jaguar ZX, BMW X5, BMW X3, Chrysler Stratus, Nissan Tiida, Suzuki Swift, Hyundai Terracan, Ford Transit, Mitsubishi Space Wagon, Chrysler Sebring, Hyundai Santa Fe, Hillux SWX, Chery S18, Nissan Quest, Nissan Pathfinder, Lexus Rx 350, Peugeot Partner, Chevrolet Omega, Mitsubishi Pajero Dakar, Daewoo Nubira, Daewoo Leganza, Ssangyong Kyron, Citroën Jumper, Mitsubishi Galant, Ford F4000, Ford F250, Ford F350, Ford Explorer, Mitsubishi Eclipse, Dodge Durango, Coupe, Fiat Ducato, Fiat Brava, Peugeot Boxer, Mitsubishi Airtrek, Honda Accord, Alfa Romeo 145, Fiat 147, Alfa Romeo 156, Chrysler 300 M, Peugeot 306, Peugeot 405, Peugeot 406, Peugeot 605, Kia Bongo, Citroën Berlingo. |
Palheta Para-brisa 22 polegada Silicone Valeo | BMW Serie 6, BMW M6, Ford Ka e Smart Fortwo. |
Palheta Para-brisa 24 polegada Silicone Valeo | Audi Q5, BMW Serie 6, BMW M6, Chevrolet Sonic, Chevrolet Cruze, Fiat Cronos, Fiat Bravo, Fiat 500, Hyundai Veracruz, Porshe Macan e Volkswagen Tiguan. |
Palheta Para-brisa 26 polegada Silicone Valeo | BMW Série 7, Fiat Linea, Ford New Fiesta, Porshe Panamera, Peugeot 208, Peugeot RCZ, Volkswagen Polo e Volkswagen Touareg. |
Palheta Para-brisa 28 polegada Silicone Valeo | Peugeot 407 |
Passo a passo para trocar a palheta do carro
As palhetas do para-brisa são compostas por três partes principais:
É importante destacar que este guia se concentra na substituição da borracha da palheta. Em outras palavras, ao trocar os limpadores do para-brisa, você está efetivamente substituindo as partes de borracha que se desgastam devido à exposição à água e ao clima.
Comece ligando o carro e acionando os limpadores, deixando-os em funcionamento. Em seguida, desligue o veículo.
O objetivo é levantar as palhetas para a substituição, evitando arranhar o vidro do para-brisa. Elas devem ficar na posição vertical, perpendicular ao para-brisa. Tenha cuidado ao erguê-las, pois elas são controladas por uma mola que pode retornar bruscamente e danificar o para-brisa.
Para evitar danos, proteja o para-brisa com uma toalha dobrada caso o braço da palheta escape enquanto você estiver trocando a borracha.
Passo 2: Remova a palheta antiga
Localize a junção onde a borracha se encaixa no braço de metal. Normalmente, haverá uma trava de plástico segurando a palheta no lugar.
Pressione a trava e solte a palheta antiga para separá-la do braço de metal. Mantenha o limpador afastado do para-brisa durante todo o processo com uma das mãos.
Passo 3: Instale a palheta nova
Agora é a hora de encaixar a nova borracha no mesmo local de onde você removeu a antiga. Depois disso, gire a nova borracha até que ela se encaixe no lugar de forma segura.
Após concluir esse processo, abaixe o limpador de volta sobre o para-brisa.
Certifique-se sempre de seguir as instruções específicas do fabricante do veículo ou das palhetas do para-brisa, se disponíveis, para garantir uma troca adequada e segura.
Conclusão
Apesar de seu tamanho pequeno, a palhetas do carro pode causar problemas significativos quando estão danificadas.
Precisa de palhetas novas para o seu para-brisa? Você está no lugar certo. Compre agora em nossa loja virtual ou visitar uma das nossas filiais, e o melhor de tudo é que a instalação é gratuita.
Para continuar desfrutando de conteúdos como este, não deixe de acompanhar nossas postagens semanais aqui no blog.
Leia também: 8 cuidados para preservar o para-brisa