Você já tentou ligar o seu carro e percebeu que o motor de arranque estava com dificuldade para girar e até mesmo dar início ao funcionamento dele?
Essa situação bem desconfortável pode indicar que o motor de arranque está com defeito ou parou de funcionar. Afinal, ele é um componente essencial para o funcionamento do seu veículo.
A maioria dos motoristas não sabem que é possível aumentar a vida útil da peça, por isso, não dão a devida atenção e cuidados.
Sendo assim, preparamos este conteúdo explicativo sobre o funcionamento do motor de arranque apontando as falhas mais comuns e, os cuidados necessários com esse componente.
Leia também: Troca de óleo do motor: o que saber para não ser enganado
O motor de partida, também conhecido como motor de arranque é o componente responsável por dar início ao funcionamento dos motores a combustão.
Estamos falando de um pequeno motor elétrico, que transforma a energia fornecida pela bateria do carro em energia mecânica, movimentando as partes internas do motor do carro até que o primeiro ciclo de combustão seja realizado e o motor possa seguir funcionando, a partir da queima do combustível.
Dessa forma, podemos dizer que o motor de arranque serve para dar aquele empurrão inicial no motor, até que a queima do combustível aconteça.
O motor de arranque funciona de forma bem simples: dar a partida no motor. Para isso, esse item utiliza a energia elétrica fornecida pela bateria do carro para trabalhar.
Quando você gira a chave na ignição, este motor é acionado e cria um pequeno campo magnético. Isso faz com que os componentes comecem a girar e transmitir esse giro para as engrenagens do motor, e assim, ele dá a partida.
Depois que a vela causa a primeira faísca na injeção de combustível, o motor de arranque para de funcionar e deixa o motor principal continuar trabalhando sozinho. Tudo isso acontece em poucos segundos, do momento que você vira a chave e a retorna para a posição original, em seguida, o motor é acionado.
Esse sistema elétrico de partida é mais recente do que você imagina, foi inventado há pouco mais de 100 anos, nos Estados Unidos. Antes disso, o arranque era feito de forma manual com uma manivela. Essa peça ficava posicionada na parte frontal do veículo e era pesada, exigindo muita força para fazer com que ela girasse.
Podemos dizer que o motor de arranque é um dos itens mais importantes de um veículo.
Acionado eletricamente com ajuda da bateria, o motor de arranque transforma a energia elétrica que recebe em energia mecânica, impulsionando o motor para a partida e garantindo um torque inicial elevado.
Neste momento existe resistência ao movimento, devido à compressão e atrito do pistão, biela, árvore de manivelas, mancais, viscosidade do óleo e temperatura do motor.
Os principais componentes que fazem parte do pacote eletromecânico de um motor de partida é:
O acionamento é feito por um pinhão, que faz interface com o motor de combustão.
Também faz parte o solenoide ou chave magnética, responsável pelo acionamento mecânico do pinhão através de um sistema de alavanca e pela ligação do terminal motor à bateria, através do disco de contato.
Além da sensação do motor de arranque arrastando, lento e com dificuldade para girar, existem outras falhas que são possíveis identificar alguns sinais antes que o motor de partida falhe. Por isso, fique atento se o seu carro apresenta alguns dele, como:
Se ao rodar a chave para ligar o carro você percebe alguns estalos, isso significa que existe algum problema. E isso pode está associado a um integrante do motor de partida, chamado solenoide. Nesse caso, ele não consegue acoplar as engrenagens do bendix com a engrenagem do volante do motor. A solução costuma ser a substituição do solenoide.
Nesta circunstância, o pinhão não consegue encaixar no volante do motor e fica girando sozinho. Esta situação pode acontecer porque a peça está desgastada ou a chave magnética não está acionando a mola para que o pinhão se encaixe à cremalheira.
Leia também: Barulhos no carro que podem ser preocupantes.
Este problema pode indicar que as escovas estão gastas. Pois, elas possuem um desgaste natural que acionam o induzido e podem impedir que o motor de partida funcione. Esse componente é responsável pela condução de energia para o induzido. São feitas de carvão e, quando estão desgastadas, a partida fica mais demorada.
O induzido desgastado ou pinhão preso a cremalheira também deixam a partida mais longa.
Se não houver sinais de barulho ou sinal de atividades ao girar a chave, é provável que todo o motor de arranque esteja danificado e precise ser substituído.
Bateria descarregada ou má conexão da fiação também é o motivo pelo qual o carro não liga. Neste caso, não é possível transmitir a corrente elétrica para o motor de partida.
Caso você perceba algum desses sintomas, agende uma revisão com seu mecânico de confiança com rapidez.
Sabe aquela mancha de óleo que aparece vez ou outra em todo lugar onde você estaciona o carro? Se, ao deixar o seu veículo parado, você percebe essas manchas debaixo do motor, esse é um sinal de vazamento. Isso pode prejudicar e muito o funcionamento do seu automóvel.
Trafegar com o nível baixo de óleo provoca o atrito entre as peças do componente, o que causa o superaquecimento do motor.
Os vazamentos acontecem nos retentores e nas arruelas do cárter ou do bujão. Então fique de olho!
Leia também: Carro queimando óleo, o que fazer?
Quando sentimos odores diferentes ao dirigir, é importante ficar alerta. Se você começa a sentir um cheiro de queimado ou fumaça no veículo, esse é um sinal claro de que fundiu o motor.
Mesmo que seja difícil identificar, caso sinta algum odor diferente no carro, não espere para procurar uma oficina mecânica.
Alterações no consumo de combustível podem acontecer por vários motivos, mas, de modo geral, elas se dão por uma falha no processamento do componente pelo motor do carro. Principalmente quando associado à perda de potência e instabilidade do motor, o aumento no consumo é um sinal grave de problemas e um grande indicativo de como saber se o motor fundiu.
Por isso, inclusive, é importante estar atento à qualidade do combustível que você abastece no seu carro! A alteração desse insumo também pode causar problemas graves no motor.
Leia também: Velocidade e consumo, saiba como economizar gasolina.
Um motor que esteja funcionando corretamente não deve expelir nenhuma fumaça visível pelo escapamento. Logo, alguns problemas no motor podem ser facilmente detectados, apenas observando-se a fumaça que sai pela tubulação. Exceto pela fumaça branca, que se dissolve rapidamente no ar, geralmente em dias frios e quando a temperatura do motor ainda está baixa.
Falhas em diversos componentes podem causar a evasão de diferentes tipos de gases, capazes de levar o motor a fundir
O motor de partida é uma peça com uma ótima durabilidade, como ele só é acionado quando o veículo dá a partida, o motor passa por muito pouca atividade durante seu tempo de vida, porém o uso indevido pode trazer problemas e acarretar mau funcionamento do motor. Os defeitos mais comuns podem ser os seguintes:
É o defeito mais comum. Pelo fato do material das escovas ser macio e condutor, quando a escova está gasta, o motor parece girar pesado ou até mesmo nem gira. Neste caso é necessário fazer a substituição das escovas.
As escovas são feitas de material leve e macio, para facilitar os giros. Porém, isso também significa que elas tendem a sofrer desgastes mais rapidamente do que outros componentes, requerendo um pouco mais de atenção e manutenção.
Felizmente essa substituição tende a ser rápida e barata.
Também chamado de “chave magnética”, o automático de partida é a peça do motor de arranque que gera o campo magnético que cria os primeiros giros. Quando isso acontece, ao acionar o motor de partida, só se ouve um barulho de “TEC” bem alto e mais nada acontece. Isso acontece porque o campo magnético é gerado, mas não é mantido, fazendo a peça bater e parar.
A única solução é a substituição por uma chave magnética (automático motor de arranque ou solenoide motor de partida) nova. Não há como recuperar o componente depois que ele começa a fazer esses estalos.
Também chamado “pinhão”, ele é o componente do motor de arranque que transmite o giro do volante até o motor. Por ser a peça que entra em contato com a cremalheira ou volante do motor, ela sofre mais desgaste do que as outras peças do motor de partida.
O sintoma de defeito mais claro de que o bendix é a parte com problemas é quando você escuta um ruído bem alto, como se estivesse girando em falso. Isso geralmente acontece quando o bendix está fixo demais ao volante ou não se encaixa mais apropriadamente nas outras peças.
Fazer a manutenção correta desse item, como a lubrificação, pode reduzir o atrito entre as peças e prolongar a sua vida útil. Porém, se já houver um defeito sério, você terá que substituí-lo também.
O induzido é uma peça que fica próxima ao bendix e à bobina. Sua função é servir como um condutor para o campo elétrico que faz com que o motor de arranque gire. As principais causas de defeitos no induzido são o uso constante do arranque ou quando o bendix fica preso ao volante, mas também pode ocorrer como consequência natural de desgaste.
O principal sinal de que o induzido está com defeito é a sensação de peso e arrastamento. Costumam ser similares aos de defeito na escova, então é sempre importante verificar o conteúdo antes para confirmar.
Na hora de fazer a manutenção, é recomendado a troca da peça, pois com o desgaste, é natural que o problema aconteça novamente.
A válvula solenoide é a peça responsável por controlar o fluxo de combustível que será injetado no cilindro do motor na hora da partida. É uma peça cilíndrica encaixada na parte de cima do motor de arranque.
É constituída por duas bobinas, uma de retenção, outra de atração e por um condutor de corrente elétrica formado por fios em espiral que produzem um campo magnético no seu interior.
São dois enrolamentos feitos de cobre e unidos um ao outro. Quando estes rolamentos são energizados, eles funcionam como um ímã. Caso contrário, o motor de partida não funciona.
Problemas na solenoide são bem raros. Quando aparece algum defeito no sistema de ignição do carro, provavelmente está relacionado com a bateria ou o motor de arranque. Quando uma solenoide é danificada, é necessária a substituição imediata da peça.
O cilindro do ferro acionador é uma peça que possui uma cavidade em uma de suas pontas. Essa cavidade serve para o garfo fazer o encaixe. Sua função é fazer o fechamento do automático e movimentar o garfo.
É necessária realizar a troca quando o ferro acionador se rompe. Isso é muito raro. É mais comum que uma parte elétrica do motor de partida se rompa, do que uma mecânica. Além disso, o motor de partida costuma ter uma vida útil longa, já que é pouco acionado.
A solução para o núcleo do ferro acionador com problemas é a substituição.
É uma haste em forma de Y. Ela se conecta ao núcleo de ferro acionador. Se o garfo não funciona direito, ele não transfere o movimento de avanço do núcleo ao conjunto do pinhão, o que provoca problema no motor de partida.
Leia também: Motor de carro: como funciona, tipos e como cuidar bem do seu.
Além do motor de arranque, existem outros motivos que levam o seu carro ter problemas na hora de dar a partida, como: filtro de combustível danificado, calço hidráulico, falhas no sistema de ignição e entre outros.
No entanto, se você suspeita que o motor de partida do seu carro está com problemas, peça para seu mecânico fazer um teste nos componentes a fim de verificar se o defeito está mesmo nesta peça. E o seu mecânico deverá verificar alguns pontos importantes como:
E lembre-se, se precisar substituir qualquer componente do carro, priorize peças originais. Acessórios paralelos podem causar prejuízos se forem feitos de materiais de baixa qualidade ou não se encaixarem de forma correta.
Procurando alguma peça para o seu carro? Visite nossa loja virtual e faça seu pedido e receba no conforto da sua casa.
Leia também: Peças de carro que tem prazo de validade
É muito difícil estimar o prazo de vida útil desse componente, tendo em vista que existem diversos fatores que podem influenciar o seu desempenho e durabilidade.
Mas confira alguns exemplos de defeitos paralelos que podem influenciar o funcionamento ou a durabilidade desse item:
É muito comum entrar no carro, ligar o motor e sair logo em seguida. Não é mesmo? É algo diário e instintivo. Mas os cuidados com motor de partida não devem ficar de lado. Apesar de suas poucas e rápidas operações, existem maneiras para estender sua vida útil.
Por exemplo, nunca gire a chave na ignição com o motor à combustão já em funcionamento. Isso pode ser fatal para o motor de partida e principalmente para o bendix, que tentará se conectar ao volante do motor, enquanto este último opera em alta velocidade.
Além disso, nos dias frios o cuidado deve ser maior! Ligar veículos atualmente é uma tarefa simples, sobretudo por conta dos tanques de partida a frio. Esses recipientes devem estar abastecidos com uma pequena reserva de gasolina, fundamental para a inicialização em temperaturas baixas.
Por isso, nunca deixe esse reservatório vazio. Caso isso aconteça, o motor de arranque pode superaquecer na infinita tentativa de fazer o veículo ligar.
Leia também: Peças Automotivas Online: saiba como comprar com segurança
Para rodar sempre tranquilo, o primeiro cuidado é fazer revisões preventivas no seu veículo. É necessário adotar alguns cuidados básicos para que não tenha dor de cabeça no futuro e nem de forma inesperada.
Nesse sentido, a manutenção preventiva é a maneira mais simples e segura de cuidar do seu carro, não importa o estado de conservação dele. Por meio dela, você já programa as visitas ao mecânico, checa os componentes mais importantes e mais sujeitos ao desgaste, dessa maneira, evita falhas repentinas.
Outro ponto importante é que a oficina seja da sua confiança. Profissionais sérios não mexem em sistemas que não dominam. Eles indicarão o que precisará ser feito, se o melhor será consultar outro especialista ou se o reparo exigirá um trabalho em equipe.
Bom, agora que você já sabe e entendeu como funciona o motor de partida, sua importância, como cada peça tem um papel fundamental e os principais cuidados que se deve ter para que o motor de partida tenha uma maior vida útil.
Não espere que esses sinais apareçam! A solução ideal é agir sempre de forma preventiva.
Aprove apenas a instalação de componentes novos e com alta qualidade. Nos reparos do motor de partida e outros serviços da parte elétrica, a principal despesa é com a mão de obra. Não arrisque perder muito para economizar pouco.
Se você achou este texto interessante e quer aprender ainda mais sobre o mundo dos automóveis, continue acessando nosso blog e compartilhe este texto com seus amigos nas redes sociais
Compre pela nossa loja virtual!
Leia também: O que é Correia Dentada? Quando trocar?