Aproveitando que amanhã é 1º de abril, popularmente conhecido como o dia mundial da mentira, preparamos este artigo para desmistificar as mentiras mais comuns que já te falaram sobre carros.
As fakes news se popularizam em níveis alarmantes por conta da internet, mas existem alguns mitos sobre o mundo automotivo que atravessam séculos.
Mas, para manter em ordem a manutenção do seu veículo, assim como sua segurança no trânsito é importante desmistificar essas lendas. Muitas dessas crenças podem causar prejuízos no possante.
Para te ajudar a escapar dessas ciladas separamos as 10 maiores mentiras sobre carros. Continue a leitura, para não ser enganado nunca mais.
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Colocar aditivo no óleo é o mesmo que jogar dinheiro fora, os lubrificantes já são elaborados pelas montadoras com todas as substâncias necessárias para que o produto exerça sua função de forma eficaz.
Além disso, adicionar aditivo no óleo pode causar uma reação química prejudicial ao motor, comprometendo a peça e aumentando o consumo de combustível.
Muita gente acha que por ele vibrarem mais, são menos resistentes. Pelo contrário, esses motores foram projetados para a redução de atrito, de peso e de consumo. São muito mais modernos e avançados que os quatro-cilindros e aspirados.
Esse é um costume antigo da época dos carros carburados. Porém os veículos de hoje em dia não necessitam disso, esse ato fará você apenas gastar mais combustível.
Além disso, traz danos como contaminar o óleo porque a gasolina não será queimada, em vez de lubrificar mais rápido, vai gerar atritos nos componentes metálicos.
Todos os dispositivos que prometem reduzir o consumo de combustível são mentira. Não existe nada criado na indústria automotiva que comprove a eficácia dessas gambiarras, elas só fazem você comprometer peças do carro e ainda gastar mais dinheiro com conserto.
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Existe uma lenda de que deixar o carro só no álcool deixa o sistema viciado e rendendo menos, por isso seria necessário abastecer o tanque de álcool a cada três de gasolina.
Isso não é verdade, os motores flex são projetados para reconhecerem qualquer dos dois combustíveis e em qualquer proporção.
As marcas japonesas possuem uma excelente reputação mecânica e realmente costumam dar menos dor de cabeça. Mas qualquer máquina é passível de ter problemas, até mesmo os mais novos.
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Muita gente acha que a revisão deve ser feita só quando vai pegar estrada. Mas isso não é verdade, além de ser perigoso. Todos os veículos possuem um plano de manutenção que precisa ser seguido e está sempre especificado no manual do automóvel.
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Descer ladeiras em ponto morto para poupar combustível ainda é uma das grandes mentiras propagadas. Na verdade, nos carros com injeção eletrônica o que acontece é o inverso.
No ponto morto, o veículo consome mais gasolina, etanol ou diesel, pois, ao desengatar a transmissão, o motor será acionado e começará a injetar combustível na câmara de combustão.
Os airbags foram projetados para funcionar levando e considerando justamente que os ocupantes estejam usando o cinto de segurança. Além disso, o item é um reforço de segurança em acidentes, não um substituto.
Para começar, qualquer peça que venha no carro de fábrica, não pode ser retirada, pois ela tem uma função. O catalisador não interfere no desempenho do motor, seu objetivo é reduzir a emissão de gases poluentes, quando retirado o veículo polui ainda mais o planeta.
Por serem carros altos e terem um porte mais robusto, as pessoas têm a percepção de que são mais seguros. Mas a verdade é que por terem o centro de gravidade mais elevado que os outros carros, a carroceria tende a oscilar e torcer bem mais, principalmente em curvas.
Sendo assim, eles precisam de mais dispositivos eletrônicos para que não capotem.
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As suspensões dos carros são preparadas para passar em lombadas, passar na diagonal é que prejudica o sistema e amortecedores.
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Essa prática não é mais necessária em carros com injeção eletrônica, graças a lubrificação do sistema e a dosagem da mistura de ar e combustível já estão programadas automaticamente para a próxima partida.
O gás do ar-condicionado não acaba e nem precisa ser reposto. Isso só acontece se tiver vazamentos no sistema de ar-condicionado.
Há quem acredite que a gasolina é afetada por conta das altas temperaturas do dia. Porém, ela não sofre essa variação de temperatura causada pelo sol quando está dentro do reservatório.
Ao dirigir você pode até ter essa sensação, mas mais uma vez se existe uma manual e regra, é porque isso cumpre algum objetivo. Calibrar com libras a menos, além de aumentar o consumo de combustível e reduz a vida útil dos pneus.
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É bem verdade que querosene limpa muitas coisas, mas não é o caso do motor, na verdade o produto corrói a peça.
Carro com baixa quilometragem costumam sair na frente na hora das vendas, mas olhar só para esse parâmetro é uma cilada. Para um carro ser um bom negócio, acima de tudo ele necessita estar com as manutenções em dia e bem conservado.
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Os carros, geralmente, têm tração dianteira, o que provoca mais desgaste nos pneus da frente. Porém a estabilidade do veículo está nas rodas traseiras. Sendo assim, os pneus traseiros estão desgastados, você poderá ter problemas.
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O câmbio automático necessita de revisões assim como o manual, inclusive esses prazos estão indicados no manual do automóvel.
Há quem acredite que: comer cebola, chupar bala Halls preta, beber vinagre, ficar com gelo e refrigerante na boca e até carvão ativado, é capaz de enganar o bafômetro que você está sob efeito de álcool.
Porém, o bafômetro faz a análise do ar exalado pelos pulmões. Isso porque quando um indivíduo ingere bebida alcoólica, o álcool deixa pequenas quantidades nas membranas dos alvéolos dos nossos órgãos respiratórios. Ou seja, o equipamento mede a concentração de álcool por litro de “ar alveolar”.
Mesmo que isso fosse possível, é crime. Dirigir sob efeito de álcool é perigoso para a vida do próprio motorista, além de demais motoristas. Cometer esse ato gera multas e retenção da CNH.
Parece bobeira, mas esses modelos de cores são mais comercializáveis. Então se você compra um carro pensando em revendê-lo no futuro, é ideal que não escolha cores diferentes, isso pode ser prejudicial.
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A película automotiva traz diversos benefícios, seja ela de segurança ou de controle solar.
Andar com o carro mais pesado, exige mais do veículo, o que impacta no consumo de gasolina. Há uma estimativa que mostra que a cada 50 quilos há um aumento de 1% no consumo.
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A prática abrevia a vida útil das peças de embreagem, como o disco de embreagem.
Depende. Em estradas o ar-condicionado ajuda a consumir menos gasolina, já no trânsito dentro da cidade, usá-lo contribui para consumir mais.
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E aí, quantas dessas lendas você achava que era verdade? Agora, você não será mais enganado por ninguém.
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