O radiador é um sistema que necessita de cuidados especiais para manter o bom funcionamento do carro.
A maioria dos motoristas sabem da importância de completar o aditivo de radiador, mas desconhecem outra função muito importante da revisão da peça, que é a limpeza do radiador.
Em geral, as pessoas só lembram do radiador do veículo, quando começa a sair fumaça do capô, aí o estrago já está feito, dessa forma, é imprescindível que a manutenções preventivas sejam realizadas.
Fazer a limpeza do radiador, garante que o automóvel sempre resfrie o motor e não deixe que o mesmo se funda ou até mesmo exploda.
Realizar a limpeza do radiador não é uma tarefa fácil, o processo envolve vários passo a passo, por isso é indicado ser feito por um profissional qualificado, mas caso queira é possível fazer sozinho.
Leia também: Radiador furado e agora?
Vamos começar explicando porque você deve fazer a limpeza do radiador, para que assim você entenda a importância disso e não deixe de realizar no seu carro.
O sistema é responsável por manter o motor resfriado, evitando que o carro esquente. Com o tempo, muita sujeira fica acumulada dentro do radiador, prejudicando a eficácia do fluido.
Quando ele está sujo, isso atrapalha em seu desempenho, gerando um superaquecimento do motor.
Sendo assim, para que a peça funcione corretamente e não estrague o motor, é necessário que seja feita a limpeza de forma regular.
É válido lembrar que quando a limpeza do radiador não é realizada, pode gerar problemas em outras peças do carro, gerando ainda mais gastos.
Para saber o tempo ideal da limpeza do sistema do seu veículo é recomendável checar no manual do carro, geralmente há uma indicação de tempo nele.
Caso não encontre essa informação, o ideal é que a troca de fluido e a limpeza do radiador sejam feitas a cada 30 mil quilômetros rodados ou dois anos.
Para realizar a limpeza você precisará dos seguintes objetos:
Depois de separar os utensílios é só seguir o procedimento abaixo:
Dica importante: não descarte o fluido velho em qualquer lugar, pois ele é tóxico.
Existe um mito de que a coca cola é um líquido eficiente para a limpeza do radiador, porém essa informação é falsa.
O refrigerante apesar de ser bem ácido, possui muito açúcar o que pode deixar impurezas no sistema, mesmo que você lave bastante com água corrente.
Além disso, ao jogar o líquido provavelmente ele cairá no motor, e ao ligar e esquentar a peça o refrigerante virará um verdadeiro caramelo por conta do açúcar.
Sendo assim, por mais que seja mais barato, o certo é usar um limpa radiador.
No mercado automotivo existem produtos específicos para a limpeza do radiador, que são compostos por ácidos que eliminam as sujeiras do sistema.
Duas opções boas para isso são:
WD-40 Specialist® Desengordurante
Bom, se você estava na lista dos motoristas que não conheciam a importância da limpeza do radiador agora já sabe tudo sobre esse serviço e como realizá-lo.
Se você achava que para manter o sistema em bom funcionamento era necessário apenas trocar o fluido, agora você já sabe que para o possante rodar sem problemas e sem superaquecer o motor, mais medidas devem ser tomadas e uma delas é limpar o radiador.
Para continuar lendo conteúdos como esse não deixe de acessar nossos artigos semanais aqui no blog. Fique por dentro de tudo que acontece no mundo automotivo, nos seguindo também nas redes sociais.
Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe com mais gente que precisa aprender!
Leia também: Tudo sobre gasolina.