Você sabe tudo sobre a gasolina? Como escolher a melhor para o seu carro, qual a cor de um combustível adulterado, quais as existentes no mercado e quais a diferenças entre elas?
No texto de hoje vamos explicar a diferença entre as gasolinas, para você tomar a decisão certa no momento de abastecer. Nada como entender porque uma é melhor que outra para escolher com confiança.
Afinal, abastecer um automóvel sem ter conhecimento do combustível que é recomendado para ele pode oferecer diversos riscos para o funcionamento do veículo. Dessa forma, é importante saber quais os benefícios ou malefícios que cada gasolina oferece, para cada tipo de situação.
A gente sabe que o preço da gasolina é algo que tem feito os brasileiros perderem o sono. Na hora que a gente chega no posto, a opção mais em conta é a que muitos oferecem, mas será mesmo uma economia válida? Venha descobrir no decorrer do texto.
Leia também: Velocidade e consumo, saiba como economizar gasolina.
A gasolina comum é um combustível que não tem aditivos e é identificada com tipo C. Ela é leva adição de 27% de etanol anidro (sem água).
É mais usada nos postos de combustíveis, ela possui octanagem mínima de 87, que é o índice de resistência do combustível à pressão que ele sofre dentro da câmara de combustão do motor. Além disso, ela não tem corante, sendo alaranjada ou incolor.
Também é válido lembrar que a premium também possui aditivos que contribuem na limpeza e conservação do motor, mas se usada em carros comuns, o efeito dela acaba sendo imperceptível.
A gasolina aditivada é uma gasolina comum com acréscimos de aditivos, que são propriedades detergentes e dispersantes, que tem como objetivo manter o sistema de alimentação do veículo limpo.
Ela possui a mesma quantidade de octanagem da comum, porém essa é a sua única diferença.
A gasolina premium como o próprio nome já diz, é superior a comum e aditivada, pois ela possui uma octanagem maior, sendo mais indicada para motores mais avançados.
Dessa forma, ela acaba sendo usada em carros esportivos e importados. Muita gente pensa que elas aumentam a potência do motor e melhoram o desempenho do automóvel, isso não é verdade, o que elas fazem é extrair o melhor do propulsor.
Leia também: Dirigir com o carro na reserva é ruim?
Verdade. O combustível aditivado possui uma espécie de detergente, que ao passar pelo motor, evita o acúmulo de mais resíduos e dissolve a goma. Dessa forma, a sujeira é queimada junto com o combustível.
Mito. Muitos condutores acham que o aditivo aumenta a potência do combustível, mas isso não é verdade. O que faz um combustível ter mais potência é a quantidade de octanagem, nesse caso ela é igual ao do tipo C.
Isso não é verdade. O aditivo que é colocado na gasolina só tem função de limpar o motor, não aumenta a potência do carro e muito menos o consumo de combustível.
O que pode acontecer é que a longo prazo usando a gasolina comum possam formar gomas, que são acúmulos de resíduos e sujeiras. Isso faz com que a mistura da gasolina com o ar, fique comprometida, diminuindo a potência do automóvel, aí sim irá aumentar o consumo de combustível. Dessa forma, o combustível aditivado a longo prazo evita que surjam essas gomas.
Mito. Bem, se você chegou até aqui, já deve ter a certeza que a gasolina aditivada é sempre a melhor escolha para o seu veículo.
Mas, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nas grandes cidades, onde o tráfego é maior e o condutor costuma ficar muito tempo no trânsito lento, o recomendável é a gasolina aditivada.
Já quando for pegar estrada, é recomendado a gasolina comum, pois as velocidades são mais altas.
Verdade, misturar as gasolinas não prejudica o motor, mas a gasolina aditivada mistura a comum perde seus aditivos e não funciona fazendo a limpeza do motor.
Mito. E é válido lembrar que isso não é um bom recurso, apesar de ser oferecido na maioria dos postos. A justificativa é que esse aditivo complementar não possui a proporção ideal entre gasolina e aditivo.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, é normal que a gasolina comum e premium possuam cor amarela ou sejam incolor. Isso acontece por conta do seu processo de refinamento e da sua composição química.
Já a maioria das gasolinas aditivadas são verdes, porque nelas são adicionadas corantes para diferenciá-las, é válido lembrar que isso não afeta sua qualidade.
Caso você esteja no posto e fique em dúvida por conta de sua coloração, você tem o direito de pedir um exame de teste, que é realizado no mesmo momento pelo frentista. O teste serve para apontar se há um nível elevado de etanol anidro que em grande quantidade não é permitido por lei.
Leia também: Como o combustível adulterado danifica o veículo?
Em alguns manuais de carro, é normal que venha sugerido o uso de gasolina comum. Mas você deve estar pensando porque, se a aditivada é comprovadamente melhor, a gente te responde.
Isso acontece pois a aditivação das gasolinas não é padronizada no Brasil. Para não correr riscos que os motores tenham problemas por conta disso, os fabricantes sugerem o uso da comum.
Sim, o combustível possui um prazo de validade, após abastecer seu carro consuma esse combustível em até 3 meses, depois disso ela vai perdendo seus componentes.
Leia também: Carro com cheiro de gasolina? Saiba como identificar e resolver.
Pronto, agora você já sabe tudo sobre gasolina, principalmente a diferença entre a comum e a aditivada. Sendo assim, na hora de abastecer lembre-se das dicas que deixamos aqui para você.
Para continuar lendo conteúdos como esse, não deixe de acessar nosso conteúdo semanal aqui no blog.
Leia também: Saiba como é calculada a autonomia de combustível do carro.