Você é daqueles que nunca ouviu falar sobre o freio motor? Calma, nós vamos te ajudar a entender a sua importância e principalmente como acioná-lo nos momentos necessários.
O primeiro ponto a ser citado, é que o freio motor não é uma peça que você entra no carro e já se depara com ela. Ele é um auxílio de frenagem, que é recomendado em declives longos ou, mesmo no trânsito, quando se percebe desacelerações em um congestionamento.
Acionar o freio motor do carro é uma prática segura e econômica. Além disso, não causa nenhum dano veículo como muitos acham.
É válido ressaltar que não é um recurso exclusivo dos caminhões, como muitos motoristas pensam. Ele também existe em veículos de passeio e tem como principal benefício preservar a vida dos freios do carro.
Para aprender tudo sobre o freio de motor continue a leitura.
Leia também: Freio ABS: saiba como funciona, importância e vantagens.
O freio motor é uma carcaça que fica acoplada no tubo de escape que é acionada quando o motorista reduz a marcha em grandes descidas. Isso faz com que o motor diminua sua rotação, dessa forma o próprio motor auxilia na frenagem, controlando a velocidade com o freio.
Dessa forma, o motorista tem um maior controle sobre a velocidade, aumenta a capacidade de tração e frenagem do carro. Ou seja, a técnica consiste na utilização do próprio motor em auxílio ao freio, através da redução de marcha.
O ideal é usar o freio motor em descidas longas e íngremes. A recomendação é que o motorista use a marcha na rotação como se ele tivesse subindo a ladeira.
Ao invés de descer em quarta ou quinta marcha e ter que controlar a velocidade pisando mais forte no freio, o objetivo é reduzir para terceira ou segunda marcha, isso fará com que o motor trabalhe menos e ajude a segurar o veículo, poupando o desgaste do sistema de freios.
Sem dúvidas ele garante mais segurança nas descidas. Mas, outro benefício é a redução do desgaste dos freios, também como a redução do fading de freio.
Vantagens de usar o freio motor
A maioria das pessoas acham que o freio motor causa desperdício de combustível, por conta de usar a marcha lenta quando o motor está trabalhando em alta rotação. Mas nesse caso acontece totalmente o contrário.
Para a economia acontecer, deve ser feito da seguinte forma: é necessário tirar o pé do acelerador ao acionar o freio de motor.
Leia também: Velocidade e consumo, saiba como economizar gasolina.
Em descidas longas o pedal de freio é mais utilizado para controlar a velocidade, ao usar o freio de motor essa ação é menos necessária, pois o veículo reduz gradualmente sem que os freios tenham que trabalhar.
Dessa forma, também terá menos desgastes de lonas, pastilhas e pneus.
É válido lembrar que o freio motor funciona como um sistema complementar que ajuda a manter a segurança e a dirigibilidade do carro.
Usar o freio motor ajuda a proteger os demais componentes do automóvel, pois ele promove maior segurança e controle do carro.
É válido ressaltar que é mito que eles contribuem para o superaquecimento do motor, por isso, não é necessário temer a utilização dele.
Se você até hoje nem conhecia essa função do seu carro, agora já sabe como descer ladeiras com mais segurança e economizando combustível.
Nada de colocar o carro na banguela, além de ser perigoso, não ajuda a reduzir o consumo de gasolina, pelo contrário, estudos mostram que faz o carro consumir ainda mais.
Precisando de peças para o seu carro? Acesse nossa loja virtual.
Leia também: Problemas na embreagem que você deve ficar atento.