O freio ABS é um item de segurança importante presente nos carros. Ele pode ser a diferença entre um acidente acontecer ou não.
ABS é abreviação de “anti-lock braking system”, ou sistema antitravamento de rodas.
O freio ABS impede que as rodas dos carros travem quando acontece uma freada brusca, ele funciona como um sistema de apoio dos freios tradicionais.
Hoje, ele é indispensável para tornar a condução de carros mais segura, mesmo em condições adversas e é obrigatório no Brasil desde 2014.
Mas você sabe como surgiu e como funciona esse sistema de frenagem? Afinal, como funciona um freio ABS?
E quais as diferenças entre o freio ABS e freio a disco? Se você tem essas dúvidas, está no artigo certo.
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O freio ABS parece um freio comum, porém não é. Ele é um sistema que evita o travamento das rodas. O ABS possui uma tecnologia que evita que o carro derrape e perca o controle na pista.
A tecnologia permite que o motorista desvie de obstáculos na pista sem que ocorra acidentes enquanto freia.
A derrapagem sempre foi uma das principais causas de acidentes e o ABS não permite que isso aconteça, ele reduz a parada em até 30%.
Dessa forma, o freio ABS se tornou obrigatório no Brasil e aumentou o nível de segurança na pista.
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É hora de conferir porque os freios ABS são tão importantes para uma direção segura e descobrir em quais situações eles fazem toda a diferença.
Quando a pista está molhada, o atrito entre o pneu e a pista é ainda menor. Em situações como essa, se as rodas estiverem sob uma lâmina d’água elas podem entrar num estado de aquaplanagem e perder completamente a tração com o solo.
Se o motorista estiver em alta velocidade, o acidente pode ser muito grave.
Com o freio ABS, a segurança em dirigir em pistas molhadas fica maior, pois ele evita a aquaplanagem e impede que as rodas travem.
Quando é preciso frear bruscamente por conta de algum desvio, de forma que haja pouco espaço para paralisar o carro, o freio ABS ajuda bastante.
Ele faz com que o motorista tenha mais facilidade de controlar o veículo, desviando do obstáculo, sem causar acidentes com o travamento das rodas.
Isso acontece quando as rodas estão em superfícies diferentes e o freio é acionado. É extremamente perigoso, e uma situação comum é quando o carro passa dentro de uma poça com apenas uma das rodas.
Essa frenagem desigual faz com que o motorista perca o controle do carro, quando o automóvel não possui o freio ABS.
O sistema do freio ABS é todo baseado em sensores e é feito para complementar o sistema de freios tradicional.
Esses sensores servem para monitorar a velocidade nas rodas e controlar cada uma delas independentemente.
Assim, eles podem atuar para evitar o travamento de uma ou mais rodas do veículo, aplicando e soltando pressão continuamente em cada uma delas.
Basicamente, você tem um sensor de velocidade em cada roda do carro que permite ao módulo identificar se alguma delas está na iminência de travar durante a frenagem, o que indica possível derrapagem.
A partir daí, o módulo do ABS faz uso de eletroválvulas para dosar a pressão do fluído de freio na roda travada (ou em todas as rodas, se for necessário) para fazer você parar com maior eficiência.
Na prática, o que acontece é que você pisa no freio apavorado, gerando muita pressão no sistema hidráulico, e o ABS modula essa pressão: adicionando, mantendo ou reduzindo.
Tudo isso várias vezes por segundo, independentemente de cada roda, mesmo que você continue com o pé no pedal.
Em alguns carros, você pode sentir o pedal do freio trepidar enquanto o ABS está operando, justamente por causa desse ajuste de pressão que o sistema está fazendo.
O interessante é que o sistema de freio ABS atua em situações de emergência. Ou seja, ele é ativado apenas quando o freio é acionado bruscamente e com força.
O sistema de freio ABS é composto por:
Mas quais são os benefícios de contar com o sensor abs no carro? Confira!
De acordo com especialistas, pode chegar até 30%, algo crucial durante uma manobra para desviar de obstáculos.
Vamos lhe mostrar com dados como ele é importante na redução de acidentes.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Institute for Highway Safety (IIHS), mencionada na Revista Quatro Rodas, esse sistema pode reduzir em até 37% as fatalidades no trânsito.
A principal vantagem do sensor abs é a redução nas chances de derrapagem. O processo de frenagem fica muito mais delicado, evitando que o travamento brusco resulte em um deslizamento das rodas.
Consequentemente, o motorista passa a ter mais estabilidade quando realiza o travamento das rodas. Ou seja, o sensor abs impacta diretamente no nível de segurança que o veículo oferece.
Outro benefício é a conservação dos pneus e do próprio sistema de frenagem, já que tais recursos são utilizados de maneira mais suave e menos abrupta, o que afeta a vida útil desses itens.
Muitos motoristas não sabem, mas o freio ABS não é considerado um sistema de freio em si. Ele é apenas uma tecnologia que trabalha em conjunto com os tipos de freio.
Assim, por exemplo, existem carros com freio a disco que têm a tecnologia ABS, assim como existem aqueles veículos equipados com freio a tambor e que também se beneficiam com os recursos do módulo de ABS.
Sendo assim, a mecânica de freios em si acaba sendo a mesma para os veículos que estão equipados com ABS e para os que não estão. A princípio, o mecanismo de frenagem tem as mesmas configurações, condições e componentes.
O freio a disco é mecânico, com o pedal de freio empurrando o fluido. Contudo, nesse modelo, o sistema é aberto, expondo o disco de freio. Isso impede seu aquecimento, responsável pela perda da frenagem (fading).
Essa abertura também acelera a secagem e diminui o acúmulo de sujeira, o que o torna mais seguro.
Como tem longa durabilidade e baixo custo de manutenção, é muito usado na parte dianteira de carros de passeio e das motocicletas.
Nesse modelo, pistões hidráulicos (peças cilíndricas que se expandem) são acionados pelo pedal, expandindo-se com a transmissão do fluido e empurrando sapatas (placas de fricção) contra o tambor (lateral da roda).
É comum encontrar o freio a tambor nas rodas traseiras de veículos, principalmente nos modelos populares de passeio.
Além de ter alta capacidade de frenagem, o freio a tambor costuma ser mais barato e vir acompanhado de sistema de estacionamento.
No entanto, sua manutenção é mais cara, e ele é menos seguro, pois pode acumular água e sujeira.
Também conhecido como freio a ar, esse tipo é mais adotado em frotas pesadas. Seu sistema trabalha com cargas variadas de potência e funciona de forma diferente dos freios usados em veículos menores.
O modelo pneumático trabalha com um compressor, que faz a admissão do ar ao mesmo tempo que o motor.
Os freios de estacionamento são mais conhecidos como freios de mão, nome que vem do fato de serem acionados de forma manual, por meio de uma alavanca.
Sua principal função é servir como sistema complementar de freios dos veículos a motor, garantindo que fiquem completamente parados enquanto não estão sendo usados.
Um sensor de velocidade, uma válvula de controle de frenagem para cada roda.
Um sensor e uma válvula para as rodas traseiras. Porém as rodas dianteiras têm sensores e válvulas independentes.
Um sensor e uma eletroválvula no diferencial do eixo traseiro. Dois sensores de rotação no eixo dianteiro e uma eletroválvula para controle de pressão.
Um sensor de velocidade e uma válvula de controle de frenagem para todas as rodas.
Trata-se de um sistema auxiliar do freio ABS que controla a tração e a altura do veículo em relação ao solo.
É um auxiliar ao freio ABS que proporciona melhor distribuição das forças empregadas na frenagem.
Trabalha diminuindo o esforço necessário no pedal e sua trepidação. Como o ABS faz a frenagem aos poucos, pode ser necessário pisar fundo no pedal para frear.
A UFU aumenta a pressão para proporcionar uma parada mais rápida (assistência à frenagem de emergência).
Um carro com ABS apresenta uma frenagem muito melhor do que um modelo sem a tecnologia.
Em situações extremas, quando o motorista é surpreendido por algum imprevisto ou a pista não tem a aderência necessária, esses freios fazem a diferença.
É por essas razões que o sistema ABS é tão vantajoso: uma vez que ele evita a paralisação total das rodas, há a redução da distância de frenagem do automóvel.
Em situações emergenciais, a tecnologia pode ter um papel essencial no sentido de evitar um acidente.
Além disso, como as rodas não travam, quem está dirigindo consegue manter o controle necessário para conduzir o veículo em segurança.
Desse modo, mais do que encurtar a distância, ele permite que o condutor faça manobras para desviar de algum obstáculo, por exemplo, o que contribui significativamente para a segurança da frenagem.
O ABS, especificamente, não apresenta itens de desgaste. Contudo, como tem sensores nas rodas, módulo eletrônico e luz indicativa no painel, ele também precisa ser checado para garantir que todos os pontos estejam íntegros e funcionais.
Mas sua manutenção precisa ser realizada por especialistas, não é algo que o próprio motorista pode e deve fazer sozinho. São manutenções específicas para o sistema ABS feitas através de um scanner.
Os defeitos apurados pelo scanner podem ser: bomba ou válvula hidráulica que não respondeu ao sinal enviado.
Então, um computador externo ou scanner deve ser usado para descobrir ou comparar os defeitos antes de reparar.
Uma coisa muito importante é prestar atenção na luz do ABS no painel. Quando você liga a ignição do carro, ela tem que acender e precisa apagar depois da partida. Assim você sabe que tudo está normal.
É comum a luz piscar no painel quando o ABS está funcionando também, mas para saber mais sobre o comportamento do alerta você precisa ler o manual do seu carro.
Agora, se ela acende e não apaga mais enquanto o carro está ligado, é um sinal de defeito e você precisa ir para a oficina.
O fato de a luz estar acesa indica alguma avaria no sistema, mecânica ou elétrica. Neste caso, o freio convencional continua operante, porém sem a assistência do ABS.
Fique atento aos barulhos novos que surgem ao acionar os freios. É normal que os freios ABS causem alguns ruídos tradicionais de destravamento da roda em freadas agressivas, mas barulhos que fujam desses leves ruídos sempre devem ser um alerta.
O pedal está tremendo quando o freio é acionado? Isso pode ocorrer devido ao empenamento do disco, que nunca deve ser maior do que 0,1 mm. Quando esse limite é extrapolado, o sistema é prejudicado.
Em caminhões e ônibus com sistema ABS, a força de atuação nos tambores de freio é regulada, proporcionando uma redução gradual no número de rotações da roda, melhorando assim o aproveitamento do coeficiente de aderência entre pneu e piso.
Dessa forma, a dirigibilidade e a estabilidade do veículo permanecem constantes, sem prejuízos para uma frenagem eficaz.
Na maioria das condições, o módulo ABS deve durar a vida útil do seu carro. Se o seu módulo ABS falhar, o ABS irá parar de funcionar.
Podemos resumir que você poderá em média rodar 10 mil quilômetros sem precisar fazer nenhuma alteração ou manutenção no sistema de freio.
Mas, assim que chegar a essa quilometragem rodada é importante fazer uma revisão.
O freio ABS tem como função justamente evitar esse travamento de rodas, por isso ele foi incluído no sistema de freios.
Os freios ABS trabalham com a diminuição da rotação das rodas e impedem seu travamento, assim, o deslizamento sobre o solo é impedido e o espaço de frenagem é reduzido.
Leia também: Fluido de Freio: qual a sua importância para o carro e quando realizar a troca.
Agora você já sabe o que é o freio ABS e suas funções. Descobriu que é importante ficar atento à manutenção recomendada, não rodar com a luz do ABS acesa, e sempre procurar mão de obra e oficina especializada em ABS, mesmo que seja para uma manutenção básica.
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