O farol é um item do sistema de iluminação do carro que é muito importante para garantir a visibilidade na pista. Dessa forma, é considerado um equipamento de segurança. Mas, quais são as consequências de andar com o farol queimado?
O sistema de iluminação exerce um papel fundamental, além de permitir que você enxergue durante a noite, também auxilia para facilitar a visualização do seu veículo por outros condutores. Por isso, não tem como fugir, o farol queimado gera multa.
Para te ajudar a entender as complicações por dirigir com o farol queimado, o artigo de hoje vai te alertar sobre quais riscos você corre.
Leia também: Usar corretamente os faróis do carro é importante.
A multa por dirigir com o farol queimado existe pois essa falha compromete a segurança no trânsito.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é uma infração média e as penalidades para quem trafega com farol queimado são:
Caso a abordagem realizada pelo policial aconteça a noite, o veículo pode ser removido por ser um perigo trafegar dessa forma.
Leia também: Saiba sobre os tipos de multas de trânsito existentes no Brasil.
Nas abordagens e fiscalizações de rotina, os agentes checam o estado de conservação dos pneus e outras condições do veículo.
Como o uso de faróis é obrigatório em rodovias, o policial também faz essa verificação nas lâmpadas.
Para saber se o farol do seu carro está queimado é simples. É só ligar o carro em sua própria garagem e acender os faróis e setas. Após isso, saia do carro e veja se alguma lâmpada está queimada.
Faça também o passo a passo a seguir:
Esse é um bom momento para você aproveitar e realizar a regulagem do farol.
O farol deve ser alinhado nas seguintes situações:
Leia também: Regulagem de Farol: saiba como fazer e porque é tão importante.
É possível trocar as lâmpadas de lanternas em casa, é bem fácil, basta acessar as caixas de proteção para efetuar a troca.
Uma dica é conferir como acessar os conjuntos óticos no manual do veículo. Outra informação importante é usar uma luva para fazer a troca, pois a gordura da mão diminui a vida útil da lâmpada.
Passo a passo de como trocar:
Caso o conector esteja com sinais de plásticos derretidos, é necessário fazer a substituição também, aí será necessário procurar um profissional para realizar o serviço.
É válido lembrar que quando for substituir as lâmpadas escolha sempre originais e com a mesma potência e modelo.
Leia também: Mitos e verdades sobre Lâmpadas Automotivas.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, algumas obrigações devem ser cumpridas, como:
Além disso, o motorista deve:
De acordo com o artigo 250 do CTB, quando o veículo estiver em movimento e deixar de acender a luz baixa tanto durante o dia quanto à noite será considerada infração média com penalidade de multa.
O condutor será obrigado a pagar R$130,16 reais, além de perder 4 pontos na carteira.
Leia também: Farol máscara negra: o que é, vantagens e é permitido?
É possível recorrer dessa multa, mas para isso é importante ter bons argumentos e provas que sustentem a sua solicitação.
Para realização da contestação, existem três possibilidade de defesa, veja a seguir:
Logo que o motorista recebe a notificação de infração ele pode apresentar os argumentos no prazo de 30 dias ao DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).
A segunda tentativa é a 1ª instância que é cabível nas situações em que não foram aceitos os argumentos na defesa prévia. Quando isso ocorre, o motorista recebe a Notificação de Imposição de Penalidade (NIP) e então poderá novamente enviar seus argumentos e provas, mas dessa vez para a Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI).
Esta é a última oportunidade para recorrer. Caso o condutor decida prosseguir, o recurso será encaminhado para o os órgãos superiores de trânsito como o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e o CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito) que serão responsáveis por avaliar e decidir sobre a anulação ou não da multa.
Leia também: Quais são os faróis do carro?
Muitos motoristas cometem infrações devido ao desconhecimento de como funciona o sistema de iluminação do automóvel.
Para não correr riscos, confira a seguir.
É destinada a indicar a presença e a largura do carro, é uma luz com menor intensidade.
É o farol que deve ser usado à noite para iluminar a via, ou de dia nas rodovias sinalizadas. Ele possui uma intensidade maior, porém ela é calculada para não ofuscar os demais veículos.
É o ajuste do farol para iluminar uma área maior da pista, deve ser usado em vias de iluminação à noite só quando não houver veículos à frente ou vindo no sentido contrário.
Este item não é obrigatório e sim opcional. Ele serve para melhorar a visibilidade em caso de cerração alta, o seu uso só é permitido neste caso porque pode ofuscar a visão do motorista que segue na direção contrária.
Leia também: Farol de Neblina: conheça as funções, para que serve, como e quando usá-lo.
Este item também é opcional, é uma luz de maior potência e intensidade, usada para iluminar melhor, assim como a luz alta. Ela pode ofuscar os demais condutores da via, por isso deve ser usada com moderação e cuidado.
Leia também: Farol de Milha e suas curiosidades.
Uma das causas mais comuns para a queima da lâmpada dos faróis é o superaquecimento devido a trabalharem em altas temperaturas.
Outro motivo é a infiltração de água quando há má vedação do farol. A falta de manutenção e de limpeza pode afetar tanto a vida útil do farol, como sua eficiência luminosa.
O acúmulo de sujeira na parte externa do farol cria uma camada de sujeira que atrapalha a dissipação adequada de calor, queimando as lâmpadas.
Leia também: Como Polir farol: Passo a Passo para a manutenção correta do seu carro.
Cuidar do item de iluminação é importante para garantir sua segurança e a multa por dirigir com farol queimado é uma das muitas existentes no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por isso, é importante ficar atento as demais.
Está precisando trocar as lanternas, faróis ou lanternas do seu carro? Acesse nossa loja virtual e compre a do seu possante!
Este conteúdo foi útil? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos. Continue acompanhando nossos artigos semanais aqui no blog e não perca nenhuma novidade.
Leia também: