O farol é um item que todo motorista conhece, ninguém tem muita dúvida sobre sua funcionalidade e onde eles estão. O que confunde a maioria dos condutores é a diferença existente entre eles e quando usá-los. Será que o farol auxiliar, diurno e principal são a mesma coisa?
Em um carro existem várias luzes que têm funções diferentes, além de simplesmente iluminar. Para que o motorista conduza o veículo de forma segura e sem que sua visibilidade e de outros condutores sejam prejudicados, saber quando acionar cada uma é primordial.
Há quem pense que o farol tem como objetivo apenas iluminar o caminho a frente, mas não é bem isso. Ele serve para sinalizar para pedestres, ciclistas, motociclistas e demais motoristas sobre sua presença na via.
A verdade é que grande parte dos motoristas saem da autoescola prontos para dirigir, mas sem saber quando cada item de iluminação do veículo necessita ser acionado, e acaba rodando por aí de forma errada e correndo perigos.
Para você nunca mais ter dúvidas sobre a função e onde fica localizado cada farol, o texto de hoje vai te ajudar!
Leia também:
+ Usar corretamente os faróis do carro é importante.
+ Os diferentes tipos de faróis.
O farol automotivo é o principal item do conjunto óptico de um carro. Ele pode ser um farol principal, farol auxiliar ou farol diurno. Um farol é formado por:
Além disso, um farol pode usar lâmpadas de:
Leia também: Mitos e verdades sobre Lâmpadas Automotivas.
O farol auxiliar é também conhecido como farol de milha e de neblina, que não são a mesma coisa, mas se encaixam na categoria de faróis auxiliares.
São chamados de farol auxiliar porque eles complementam a ação do farol principal e normalmente tem foco fixo, além de ser um item opcional, não obrigatório como o farol principal.
O farol auxiliar, tanto de neblina, quanto de ilha contribuem para a visibilidade, especialmente em vias mal iluminadas ou em trechos em que tenha neblina, fumaça, chuva ou geada.
É válido lembrar que o farol auxiliar não substitui o farol principal, ele é apenas com complemento.
Os faróis de milha ficam alinhados aos faróis principais e em muitos casos já embutidos neles.
Eles têm a função de iluminar à longa distância e devem ser usados em vias sem iluminação e desligados sempre que o carro cruzar com outro veículo que vem no sentido contrário.
Leia também: Farol de Milha e suas curiosidades.
Já o farol de neblina fica na parte baixa dos para-choque e tem um feixe mais fraco, pode ser usado em qualquer momento, desde que a luz não possua uma intensidade alta.
Sua função é iluminar de baixo para cima, sendo útil em trechos que possuam baixa visibilidade, com a presença de geada, neblina, fumaça ou chuva intensa.
Leia também: Farol de Neblina: conheça as funções, para que serve, como e quando usá-lo.
Quando o carro não saí de fábrica com faróis auxiliares é possível instalá-los. Segundo a legislação Brasileira, podem ser instalados no máximo dois faróis auxiliares em carros de passeio ou comerciais leves.
Não há restrição ao posicionamento das luzes, desde que apontem sempre para a frente do veículo e vinculadas ao farol alto do carro.
Para evitar qualquer tipo de dano aos cabos do veículo e evitar curtos-circuitos, a instalação elétrica deve ser feita por especialistas.
Quando for comprar um farol auxiliar é importante escolher a peça que possua as características originais e que preservem a integridade e a estética do carro.
Além disso, as peças precisam ser certificadas pelos órgãos regulamentadores e testadas em laboratórios de qualidade.
A moldura do farol auxiliar é uma peça que tem o objetivo de unir o farol auxiliar ao para-choque.
Alguns modelos de carro possuem o farol de milha fixado diretamente no para-choque, porém, em grande parte dos veículos os faróis são fixados nas molduras.
É importante que essa peça seja fabricada em material de qualidade para que haja estabilidade nos faróis evitando assim trepidações que podem levar a quebra da peça.
Molduras de qualidade, possuem certificações do INMETRO e preservam as características originais do automóvel.
Existem molduras de faróis auxiliares cromados, de metal ou de plástico.
O farol diurno é conhecido como luz diurna ou como DRL (Daytime Running Light) , que significa luz de rodagem diurna.
É válido ressaltar que para ser considerado um farol diurno, é preciso que ele cumpra a intensidade de luz de 400 candelas a 1.200 candelas (unidade internacional de medição de luminosidade).
O farol diurno não serve para situações em que o farol baixo é exigido, como em circulação à noite ou em túneis.
Leia também: Saiba o que é a Luz de Rodagem Diurna (DRL) e para que serve.
O farol diurno foi desenvolvido para deixar o carro mais visível durante o dia, sem que o motorista necessite ligar o farol baixo. Além disso, a peça também funciona como um elemento de design para o veículo.
Como o próprio nome já diz, este é o farol principal do carro, também conhecido como convencional.
Ele é a fonte de iluminação central do automóvel e apresenta níveis de intensidades diferentes de luz, sendo equipado com uma lâmpada para cada função.
O farol principal normalmente tem 3 tipos de luzes:
O farol alto é usado em trechos onde há pouca iluminação, pois ele possui um facho de luz mais intenso que ilumina em longa distância.
Já o farol baixo é usado para iluminar as vias, quando bem regulado evita o ofuscamento, sendo obrigatório ser ligado à noite, em túneis e em rodovias.
O farolete ou lanterna, é a iluminação que necessita estar sempre ligada, ao sair com o carro ela deve ser acionada.
É comumente conhecida como luz de posição, pois ela tem o objetivo de delimitar a posição e o tamanho do veículo em uma via. O farolete emite uma luz baixa e é equipado com uma lâmpada para cada função.
Leia também: Quais são os faróis do carro?
Quando for escolher um farol novo e impecável para o carro, é importante que ele tenha certificação do INMETRO.
Isso dá a segurança de comprar uma peça com encaixe perfeito e que vai manter as características originais do carro.
Além disso, existem faróis cromados, espelhados, máscara negra, lente de vidro ou plástico.
Não tem como fugir, com o tempo a maioria dos faróis amarelam, isso acontece devido a exposição ao sol e chuva, especialmente em regiões urbanas onde a poluição é maior. Tudo isso acaba atingindo a camada protetora da peça.
Porém, existem alternativas para que o amarelado demore mais tempo para aparecer e o farol fique conservado por mais tempo, como:
Leia também:
+ Como polir farol: passo a passo para a manutenção correta do seu carro.
+ 3 formas fáceis de recuperar o farol amarelado.
O sistema de iluminação do carro deve ser usado de forma correta para que não prejudique a direção do motorista e nem de outros condutores.
Há quem pense que o farol é um só e muita gente acha que eles devem ser acionados só durante a noite e nem se quer sabem a diferença entre farol auxiliar, diurno e principal.
Se você não conhecia toda a complexidade e função de cada farol, com o texto de hoje ficou craque e nunca mais vai errar ao dirigir.
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