Você já ouviu falar em fading de freio? Se você ainda não conhece esse termo, chegou a hora de aprender mais sobre, porque caso aconteça com seu carro é necessário estar preparado. Afinal é perigoso para a sua segurança.
Muitos motoristas já perceberam que os freios “ficam mais fracos” após uma situação no qual foram muito solicitados, como uma descida de serra. Geralmente isso acontece em modelos de veículos mais antigos, pois os sistemas são menos eficientes.
Este fenômeno é conhecido como fading, que é um termo em inglês, que significa fadiga e está ligado a perda da eficiência de frenagem, que acontece por conta do superaquecimento do sistema.
Como você bem sabe, o sistema de freios está completamente ligado a sua segurança, por isso, se não for tomado as devidas precauções você corre perigo.
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Fonte: https://autopapo.uol.com.br
O fading é a redução da eficiência de frenagem causada pelo aquecimento das peças do sistema de freios, como: discos e pastilhas e lonas nos tambores. Ele é capaz de fazer com que o veículo fique sem freio por um tempo.
Para que a frenagem seja eficiente, é necessário que haja atrito entre pastilhas e discos, ou das lonas nos tambores. Mas, quando há aquecimento dos componentes, isso prejudica o atrito e aumenta a distância de frenagem, reduzindo a segurança e efetividade dos freios.
Em modelos mais antigos, geralmente equipados com freios dianteiros e traseiros a tambor, a capacidade de frenagem pode ser anulada totalmente por curtos períodos de tempo, até que o sistema se resfrie e a capacidade volte ao normal.
Os veículos mais modernos não costumam apresentar esse risco. O fading se apresenta de modo mais crítico apenas em situações especiais, como descida de serra de modo inadequado e na pilotagem em pista, ambas com uso severo do sistema de freios.
Quando o motorista tem que acionar o sistema de freios com mais constância do que o normal, como uma descida de serra, estrada longa ou local com muitas curvas, isso faz com que aconteça o aquecimento do sistema de frenagem.
Dessa forma, a alta temperatura faz com o que os componentes como os discos e pastilhas de freio, tenham seu funcionamento comprometido, o que pode trazer riscos na condução.
Outra situação muito comum em que o fading nos freios acontece é quando a troca do fluido do freio não foi feita, é importante lembrar ele necessita ser trocado a cada 2 anos. Caso o fluido esteja passado da validade, absorve água, provocando a perda de eficiência dos freios e acelerando o surgimento dos sintomas de fadiga dos freios.
A boa notícia é que a fadiga é facilmente evitável se você tiver boas práticas de direção. Entre as principais medidas para evitar o fading nos freios do carro, podemos considerar:
Usar o freio em excesso durante as descidas é um erro comum, que causa o aquecimento do sistema de frenagem, por isso o indicado é manter o carro engatado e usar o freio motor durante as descidas.
Para isso, utilize na descida a mesma marcha que você utilizaria para subir a serra. E não se preocupe com o consumo, pois nos carros com injeção eletrônica, o sistema é programado nessas situações para injetar apenas a quantidade de combustível necessária para manter o automóvel em funcionamento, o que não acontece com o carro “na banguela”.
Quando acontece a troca de elementos do sistema de freios, eles podem demorar um pouco para assentar e funcionar da maneira correta. Sendo assim, o mais indicado é não abusar dos freios quando estiverem recém-instalados.
Quando o carro roda com excesso de peso, o desempenho fica comprometido. Isso é comum principalmente em viagens por conta da quantidade de bagagens. Mas, mesmo nesses casos é importante respeitar o limite de peso do automóvel.
É fundamental que o motorista não desligue o carro se ele estiver em movimento, assim como só deve usar o freio de mão quando o carro estiver parado. Caso essas regras não sejam cumpridas, além de o uso não ser eficiente, ainda há o risco de acidentes.
Essa dica parece básica, mas é sempre bom alertar para a necessidade das revisões periódicas a fim de garantir o funcionamento correto do carro.
O fluido de freio é importante para não deixar que o sistema aqueça, mas quando ele passa da validade ou possui uma qualidade ruim, perde a capacidade de realizar a sua função. Se isso acontecer, pode ser que o pedal de freio fique “esponjoso”, chegando a casos extremos onde o pedal vai até o assoalho e o veículo não desacelera.
É por isso, que máxima atenção deve ser dada ao fluido de freio, pois ele sempre garantirá que a força do pé chegue aos cilindros de freio das pinças e tambores, fazendo assim, uma frenagem eficiente.
Fonte: https://autopapo.uol.com.br
Quando acontece o fading nos freios, o mais indicado é reduzir as marchas gradativamente e estacionar o carro no acostamento até que a temperatura dos componentes do freio voltem ao normal.
Em geral, em alguns minutos o sistema volta a funcionar perfeitamente sem a necessidade de alguma interferência mecânica.
É indicado porém que essa situação seja evitada o máximo possível e que, mesmo depois da normalização, sejam investigados os motivos pelos quais ele chegou acontecer, afinal o freio é um dos principais componentes de segurança.
Caso a falha provocada pelo aquecimento excessivo deixe algum defeito, o recomendado é cuidar disso já no momento da identificação do problema, evitando assim prejuízos financeiros ainda maiores e minimizando a possibilidade de acidentes graves.
Quando o sistema de freios do carro está com algum problema, costuma apresentar alguns sinais como:
Pronto, agora você já conhece o fading de freio e pode ficar atento ao funcionamento do seu sistema de freios, afinal ele é extremamente importante para sua segurança e dos demais motoristas no trânsito.
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