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    O esguicho de para-brisa é um item muito importante para a limpeza do para-brisa, seja ele traseiro ou dianteiro.

    O esguicho de para-brisa é uma peça que merece cuidados assim como as palhetas e é importante para garantir sua visibilidade no trânsito.

    Muita gente nem se dá conta de que o esguicho do para-brisa pode acabar aprontando das suas, só percebendo quando ele resolve tirar umas férias não programadas.

    Se o seu carro está passando por isso e você não tem a menor ideia do que tá rolando, relaxa, a gente tá aqui pra dar uma mãozinha.

    Agora, se você tá tentando lavar o vidro e nenhum pinguinho de água sai dos bicos, calma lá, pode ter um monte de coisas causando essa zica.

    Pode ser que os bicos de pulverização tão entupidos, ou então a mangueira está fazendo a linha “vazamento discreto”.

    Até um fusível que deu seu último suspiro, uma bomba que decidiu tirar um cochilo eterno, o fluido que virou um picolé ou uma treta qualquer no sistema elétrico podem estar na jogada.

    E ó, não tira o olho da tela, porque a leitura vai ficar ainda mais interessante. Tá pronto? Então vem com a gente desvendar esse mistério automotivo.

    Leia também: Como limpar vidro de carro? 6 dicas para limpeza correta.

    Para que serve o esguicho de para-brisa?

    Caso você seja daqueles motoristas que nem sabiam da existência dessa peça, nós vamos te falar sobre ela.

    O esguicho de para-brisa é um item muito importante para a limpeza do para-brisa, seja ele traseiro ou dianteiro. Ao acionar um comando ele dispara água no vidro, facilitando a limpeza do vidro. 

    Essa limpeza acontece de forma automática, sem que o condutor precise sair do veículo. Ao encontrar qualquer sujeira que esteja atrapalhando a visão, é só acionar o esguicho para limpar. 

    Por isso, não adianta ficar atento apenas ao funcionamento das palhetas, o esguicho faz parte desse sistema de limpeza de vidros que garantem sua visibilidade. Inclusive, a falta de lubrificação da água diminui a vida útil das palhetas e arranha os vidros. 

    Como você pode perceber, o esguicho faz parte da sua segurança ao dirigir, sendo assim nunca deixe que falte água em seu reservatório. 

    Leia também: Palheta do carro: quanto tempo dura?

    Onde fica o reservatório de água do esguicho?

    Agora, é hora de aprender a completar a água do reservatório para que quando for necessário usar, ter a água. Para achar o reservatório é fácil, só abrir o capô que você irá se deparar com uma tampa azul ou amarela com o símbolo de um esguicho de água.

    Verifique se o nível está adequado e complete se necessário, evitando que uma grande quantidade de água caia do reservatório

    Não utilize sabão nesta mistura, pois ela pode até limpar o para-brisa no primeiro momento, mas escorrerá pela lataria e após secar, trará manchas na pintura e também irá agredir as borrachas das palhetas.

    Caso queira garantir uma limpeza mais eficiente utilize aditivo de água de para-brisa, que é facilmente encontrado em lojas de acessórios automotivos.

    Leia também: Diferença de peça original e reposição

    Como ajustar o esguicho de para-brisa?

    A posição do esguicho é fundamental para que ele funcione bem. Se ele estiver muito para baixo não ajuda na limpeza, se tiver muito para cima, a água não será jogada no para-brisa.

    Sendo assim, a posição certa é eles estarem posicionados para o meio do para-brisa. Por isso, quando for completar a água verifique se eles estão posicionados corretamente e se não estão entupidos, para isso siga o passo a passo: 

    1. Utilize uma agulha;
    2. Esguiche a água e observe a posição de cada jato;
    3. Reposicione os jatos com o auxílio da agulha;
    4. Esguiche novamente e observe a posição caso necessário repita a operação anterior.

    Leia também: Qual é a vida útil de um condensador de ar-condicionado do carro?

    Quais defeitos no esguicho de para-brisa?

    Esguicho entupido

    Você já notou como às vezes a água dos esguichos do para-brisa simplesmente para de sair? Isso acontece principalmente porque os bicos que soltam a água acabam entupidos.

    A razão por trás disso é um tanto curiosa: pequenos intrusos, como insetos que já partiram dessa para uma melhor, junto com poeira e pólen, caem nos bicos e começam a obstruir as passagens aos poucos, como um encanamento entupido.

    Em carros mais antigos, se você estivesse com esse problema, bastava pegar uma agulha e dar um jeito. Mas hoje em dia, nos carros mais modernos, a história é um pouco diferente.

    Os bicos de esguicho foram projetados de maneira mais delicada, quase como fios de cabelo, e a técnica da agulha não costuma funcionar mais. Ou seja, mexer nos bicos com uma agulha pode fazer mais mal do que bem.

    Fusível da bomba do para-brisa queimado

    A bomba do sistema precisa de eletricidade para funcionar, se o fusível estiver com defeito, o circuito é interrompido e a bomba para de funcionar.

    Para verificar se o fusível está queimado, pegue o manual do seu carro para conseguir encontrá-lo. Já sabe onde ele fica? Puxe-o para fora da caixa de fusível, usando um alicate de bico fino e segure-o contra a luz.

    Se a tira de metal estiver quebrada no meio, significa que ele está queimado. Sendo assim, substitua por uma da mesma amperagem ou seja, da mesma cor. 

    Falha na bomba da lavadora do para-brisa

    O problema também pode ser na bomba elétrica que alimenta o líquido para os bicos. Para testar é simples e rápido. Estacione o veículo.

    1. Ligue o carro e abra a porta do motorista;
    2. Fique em pé e ligue o esguicho;
    3. Se você ouvir um zumbido da bomba, é sinal que está funcionando, se não tiver som é porque está com defeito. 

    Mangueira da bomba do esguicho vazando

    Verifique se as mangueiras estão rachadas, soltas ou vazando. Isso acontece por conta das vibrações no compartimento do motor. 

    Outra forma de testar é estacionando o automóvel em um local seco e ligando o esguicho de para-brisa por alguns segundos. Depois olhe debaixo da frente do seu carro, se tiver uma poça é porque há vazamentos. 

    Importante: faça esse teste com o ar-condicionado desligado, pois a condensação da bobina do evaporador também faz poça de água. 

    Mangueira do esguicho de para-brisa entupido

    Outro item que pode entupir são as mangueiras. Para diagnosticar siga o passo a passo:

    1. Abra o capô e puxe a extremidade da mangueira;
    2. Ligue o esguicho de para-brisa;
    3. Se não tiver líquido jorrando e a bomba estiver funcionando é porque tem bloqueio em algum lugar. 

    Interruptor do esguicho com defeito

    Quando você tenta acionar o esguicho do para-brisa e nada acontece, é provável que isso seja devido a um problema no interruptor.

    Para entender o que está acontecendo, é necessário fazer um pouco de investigação e colocar as mãos na massa, mas não se preocupe, não é nenhum bicho de sete cabeças.

    A primeira etapa é tirar o interruptor do painel do carro. Isso pode parecer um pouco intimidante, mas com as ferramentas certas e um pouco de paciência, você pode fazer isso sem grandes problemas.

    Uma vez que o interruptor esteja em suas mãos, é hora de chamar o multímetro para o jogo.

    O multímetro é como o médico dos carros, capaz de diagnosticar problemas elétricos. Com o multímetro em mãos, conecte-o ao interruptor e comece a fazer algumas medições.

    As leituras que você obtiver vão dar pistas importantes sobre o que está acontecendo. Se as correntes elétricas não estiverem fluindo como deveriam, é provável que o interruptor esteja mesmo com defeito.

    Se você se sente confortável mexendo em coisas eletrônicas, essa é uma oportunidade empolgante de resolver o problema por conta própria.

    No entanto, se a eletrônica não é sua praia, não hesite em buscar a ajuda de um profissional. Afinal, é melhor ter certeza de que tudo vai ficar bem do que correr o risco de piorar as coisas, não é mesmo?

    Leia também: Onde encontrar peças difíceis

    Como aumentar a vida útil do esguicho?

    Para aumentar sua vida útil, você deve ficar atento ao líquido que vai ser colocado no reservatório. Por isso, o indicado é colocar água ou produtos específicos.

    Leia também: Você dá a atenção adequada às palhetas?

    Conclusão

    Em qualquer uma das situações no esguicho de para-brisa procure ajuda de uma oficina, em caso de defeito o mecânico fará o reparo. 

    Esse conteúdo te ajudou? Deixe sua opinião nos comentários. Para continuar lendo artigos como esse, não perca nossos posts semanais aqui no blog. 

    Leia também: Melhor Palheta Para-brisa: quais os tipos e a melhor marca.

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    10 Comments

    1. RobertMed disse:
      5 fevereiro, 2024 às 12:14 am

      Ola, quería saber o seu prezo.

      Responder
    2. RobertMed disse:
      15 março, 2024 às 10:35 am

      Sawubona, bengifuna ukwazi intengo yakho.

      Responder
    3. RobertMed disse:
      16 abril, 2024 às 10:11 pm

      Прывітанне, я хацеў даведацца Ваш прайс.

      Responder
    4. RobertMed disse:
      18 abril, 2024 às 4:32 pm

      Hæ, ég vildi vita verð þitt.

      Responder
    5. RobertMed disse:
      28 abril, 2024 às 3:03 pm

      Γεια σου, ήθελα να μάθω την τιμή σας.

      Responder
    6. RobertMed disse:
      28 abril, 2024 às 7:15 pm

      Sveiki, es gribēju zināt savu cenu.

      Responder
    7. RobertMed disse:
      2 maio, 2024 às 1:44 pm

      Hi, მინდოდა ვიცოდე თქვენი ფასი.

      Responder
    8. RobertMed disse:
      6 maio, 2024 às 4:57 am

      Hi, I wanted to know your price.

      Responder
    9. RobertMed disse:
      9 maio, 2024 às 7:04 am

      Здравейте, исках да знам цената ви.

      Responder
    10. RobertMed disse:
      15 maio, 2024 às 1:57 pm

      Hi, kam dashur të di çmimin tuaj

      Responder

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