A tecnologia automotiva está avançando rapidamente, e o dispositivo ADAS é um exemplo impressionante desse progresso. Essa tecnologia tem se destacado nos carros mais recentes, oferecendo uma experiência de condução mais segura e inteligente.
O Sistema de Assistência Avançada ao Motorista, conhecido como ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), é um conjunto de tecnologias projetadas para aumentar a segurança e facilitar a condução de veículos.
Esses sistemas utilizam câmeras, sensores, radares e outras tecnologias avançadas para monitorar o ambiente ao redor do automóvel e fornecer assistência ao motorista, ajudando a prevenir acidentes e reduzindo a gravidade dos impactos quando eles ocorrem.
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O ADAS funciona coletando e processando dados em tempo real a partir de diversas fontes, como câmeras, radares e sensores de ultrassom. Esses dispositivos capturam informações sobre o entorno do veículo, incluindo outros carros, pedestres, ciclistas e obstáculos.
O sistema processa esses dados utilizando algoritmos avançados e inteligência artificial para identificar potenciais perigos e tomar ações apropriadas.
Dependendo do tipo de ADAS, o sistema pode alertar o motorista sobre perigos iminentes, aplicar os freios automaticamente, ajustar a velocidade do automóvel, entre outras funções.
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Existem diversos tipos de sistemas ADAS, cada um projetado para auxiliar em diferentes aspectos da condução. Alguns dos mais comuns incluem:
Ajusta automaticamente a velocidade do veículo para manter uma distância segura do veículo à frente.
Monitora as marcações de faixas na estrada e corrige a direção do veículo para mantê-lo na faixa correta.
Detecta obstáculos à frente e aplica os freios automaticamente para evitar colisões.
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Avisa o motorista sobre veículos em pontos cegos durante a mudança de faixa.
Reconhecimento de sinais de trânsito (TSR). Identifica sinais de trânsito e exibe as informações no painel de instrumentos do carro.
Identifica pedestres e ciclistas e pode aplicar os freios automaticamente para evitar colisões.
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O dispositivo ADAS é categorizado em diferentes níveis de automação, conforme definido pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE). Os níveis variam de 0 a 5, conforme o grau de autonomia oferecido:
O motorista controla totalmente o veículo, com apenas alertas ou avisos.
Sistemas como controle de cruzeiro adaptativo ou assistente de manutenção de faixa que auxiliam o motorista, mas ele continua responsável pela direção.
Sistemas que podem controlar a direção e a velocidade simultaneamente, mas o motorista deve estar sempre atento e pronto para intervir.
O automóvel pode dirigir de forma autônoma em determinadas condições, mas o motorista deve estar disponível para assumir o controle quando solicitado.
O carro pode operar de forma autônoma em muitas situações, sem necessidade de intervenção do motorista, exceto em algumas condições específicas.
O veículo é totalmente autônomo em todas as condições e não requer intervenção do motorista.
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O dispositivo ADAS incorpora recursos que aumentam significativamente a segurança do veículo, como a detecção de pedestres, frenagem automática em situações de emergência e assistência na manutenção da faixa de rodagem.
Com a capacidade de detectar obstáculos e alertar o motorista sobre potenciais perigos, o ADAS diminui consideravelmente os riscos de colisões e outros acidentes no trânsito.
O ADAS oferece comodidades que elevam o conforto ao dirigir, como controle de cruzeiro adaptativo, assistência de estacionamento e ajuste automático das luzes dos faróis.
Esses sistemas ajudam a reduzir a fadiga do motorista, permitindo uma condução semiautônoma que alivia parte do esforço de dirigir.
Com sensores avançados e câmeras 360°, o dispositivo ADAS fornece ao motorista informações em tempo real sobre o ambiente ao redor do carro, aumentando a consciência situacional.
Em alguns modelos, é possível ajustar as configurações do ADAS de acordo com as preferências individuais e necessidades específicas de condução.
O ADAS melhora significativamente a experiência de dirigir à noite, ajustando automaticamente as luzes e detectando pessoas e obstáculos, o que aprimora a visibilidade e reduz o risco de acidentes.
O ADAS é projetado para se adaptar a diversas condições de condução, incluindo variações de clima, iluminação e tráfego, respondendo de maneira eficaz a diferentes situações na estrada.
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O 208, um hatch compacto, é o carro mais acessível com assistente de condução no Brasil. Este valor se aplica à versão topo de linha Griffe, equipada com um motor 1.6 16V, entregando 120/113 cv de potência e 15,7/15,4 kgfm de torque máximo.
Entre os itens de segurança ativa, se destacam a frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão e o alerta e assistente de permanência em faixa, que corrige a trajetória do veículo caso ele comece a sair da pista sem que a seta tenha sido acionada e sensor de farol alto.
A montadora japonesa ainda não ajustou os preços de sua linha compacta, o que mantém o Yaris na segunda posição entre os carros mais acessíveis com assistente de condução.
Isso se aplica à versão intermediária XS, que vem equipada com o assistente de pré-colisão (Pre-Crash System – PCS), oferecendo alerta sonoro e visual, além de frenagem automática para evitar colisões.
O hatch também conta com o sistema de alerta de mudança de faixa (Lane Departure Alert – LDA), que, neste caso, apenas emite uma advertência sem corrigir a trajetória do carro.
O Yaris é equipado com um motor 1.5 16V, gerando 110/105 cv de potência, combinado com uma transmissão automática do tipo CVT, que simula 7 marchas virtuais.
O sedã compacto da Toyota ocupa a terceira posição entre os carros mais acessíveis com assistente de condução. Ele está disponível na versão intermediária XS, oferecendo os mesmos recursos de segurança ativa e passiva. Além disso, compartilha o mesmo conjunto mecânico.
O HB20 também teve uma redução de preço recentemente, mas apenas a versão topo de linha inclui assistentes de condução.
Esses recursos incluem frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência e centralização de faixa.
Entre os destaques do modelo estão o alerta de saída segura ao abrir as portas, sensor de ponto cego, assistente de tráfego cruzado traseiro e farol alto adaptativo. O motor é um 1.0 12V turbo com 120 cv de potência, combinado com uma transmissão automática de seis marchas.
O Virtus também teve seus preços reduzidos e a versão TSI, já vem equipada com assistente de condução. Além da frenagem autônoma de emergência, este sedã conta com controle de cruzeiro adaptativo de velocidade.
Com esses recursos, o VW Virtus se destaca como o carro mais barato com ACC, que ajusta a velocidade conforme a distância do veículo à frente.
O modelo também possui um sistema de frenagem automática pós-colisão (Post Collision Brake), que imobiliza o carro imediatamente após um impacto.
O motor é um 1.0 12V turbo com 116/109 cv, acoplado a um câmbio manual.
O sedã compacto da marca sul-coreana também se encontra entre os carros mais acessíveis com assistente de condução.
Assim como sua versão hatch, apenas na variante mais equipada, a Platinum Plus, que compartilha o mesmo motor, câmbio e recursos de assistência ao motorista.
O sedã importado do México vem equipado com os recursos de segurança ativa e passiva que destacamos nesta lista, em sua versão topo de linha.
O Versa Exclusive conta com alerta de colisão frontal e assistente inteligente de frenagem (FCW/FEB), capazes de parar o automóvel completamente em caso de iminência de colisão.
Além disso, inclui outros itens do pacote Safety Shield, como alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA), monitoramento de ponto cego (BSW) e detector de objetos em movimento. O motor é um 1.6 16V, com 113/110 cv, acoplado a uma transmissão CVT.
O Nivus se destaca como o SUV mais acessível com assistente de condução. Interessantemente, o crossover possui apenas duas versões, ambas equipadas com piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência (City Emergency Brake) para evitar colisões frontais até 50 km/h.
O Nivus é movido por um motor 1.0 TSI, entregando uma potência de 128/116 cv. Este motor é combinado com uma transmissão automática de seis velocidades Tiptronic.
O SUV compacto é outro dos carros mais acessíveis com assistente de condução, embora esses recursos estejam disponíveis apenas na versão mais completa.
O Fiat Pulse Impetus vem equipado com o pacote ADAS da Fiat, que inclui frenagem autônoma de emergência (AEB), alerta de mudança involuntária de faixa (LDW) e comutação automática de farol alto (AHB).
Esta versão é alimentada por um motor 1.0 turbo de três cilindros, oferecendo 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, acoplado a uma transmissão CVT com sete marchas simuladas.
O novato hatch da fabricante japonesa encerra nossa lista dos carros mais baratos com assistente de condução.
No entanto, esses recursos estão disponíveis apenas na versão topo de linha Touring, que conta com o mesmo motor 1.5 16V com injeção direta e 126 cv, além do pacote Honda Sensing.
Esse pacote inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente ativo de permanência em faixa.
O City também possui um interessante sistema de alerta de ponto cego, que utiliza uma câmera no retrovisor direito para exibir as imagens do lado do carro na central multimídia quando o motorista aciona a seta.
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Modelo | Versão | Assistentes de Condução | Motor e Transmissão |
Peugeot 208 | Griffe | AEB, Assistente de Permanência em Faixa, Sensor de Farol Alto | 1.6 16V, 120/113 cv, 15,7/15,4 kgfm, Manual |
Toyota Yaris | XS | AEB, LDA | 1.5 16V, 110/105 cv, CVT |
Toyota Yaris Sedã | XS | AEB, LDA | 1.5 16V, 110/105 cv, CVT |
Hyundai HB20 | Platinum Plus | AEB, Assistente de Permanência em Faixa, Sensor de Ponto Cego, Alerta de Saída Segura, AHB | 1.0 12V Turbo, 120 cv, CVT |
VW Virtus | TSI | ACC, AEB, Post Collision Brake | 1.0 12V Turbo, 116/109 cv, Manual |
Fiat Pulse | Impetus | AEB, LDW, AHB | 1.0 Turbo, 130/125 cv, CVT |
Honda City | Touring | ACC, AEB, Assistente de Permanência em Faixa, Alerta de Ponto Cego | 1.5 16V, 126 cv, CVT |
Nivus | Todas as Versões | ACC, AEB | 1.0 TSI, 128/116 cv, CVT |
Nissan Versa | Exclusive | FCW, FEB, RCTA, BSW, Detector de Objetos em Movimento | 1.6 16V, 113/110 cv, CVT |
Em um cenário automotivo cada vez mais voltado para a segurança e a tecnologia, o dispositivo ADAS está se tornando um recurso essencial, mesmo para os carros mais acessíveis do mercado.
Como vimos, há uma variedade de modelos e versões que oferecem essas tecnologias de assistência, cada um com suas características e vantagens específicas.
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