O farol é um item do carro que está sempre inovando tecnologicamente, desde do seu surgimento. Antigamente, a peça era considerada simples, mas, com o avanço da indústria automotiva ele foi aprimorando o desempenho, tanto que hoje é conhecido como conjunto óptico automotivo.
Os faróis são obrigatórios no veículo, pois são considerados itens de segurança. Mas para que ele cumpra seu objetivo, é necessário que esteja em perfeito estado e funcionando corretamente.
O sistema de iluminação tem um papel fundamental, além de permitir que você enxergue durante a noite, ele também serve para facilitar a visualização do seu carro por outros condutores.
Porém, a variedade de componentes que fazem parte do farol é grande. Afinal existem vários tipos de faróis. Além disso, um farol possui diversos tipos de materiais, lâmpadas, encaixes, voltagens, temperaturas, luminosidades e modelos.
Para entender tudo sobre o item continue a leitura.
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Os faróis principais são a fonte de iluminação central do carro e apresentam níveis de intensidades diferentes de luz. Eles são equipados com uma lâmpada para cada função.
É também conhecida como luz de posição, ele emite uma luz baixa para delimitar a posição e o tamanho do carro em uma via. Esses faróis são equipados com uma lâmpada para cada função.
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O farol baixo tem como objetivo iluminar o que está à frente do carro. O seu facho de luz é voltado para baixo para não ofuscar a visão de quem trafega no sentido contrário. Além disso, é obrigatório o seu uso em rodovias durante o dia.
O farol é alto, deve ser usado quando não há nenhum tipo de iluminação na rodovia. O seu feixe de luz tem um alcance maior, possui uma lâmpada mais potente. Por ele ser muito forte, não deve ser usado na presença de outros motoristas, pois ofusca a visão.
O conjunto dos faróis auxiliares é composto pelo de neblina, que é separado das outras luzes. Os faróis de neblina são posicionados de 20 a 30 centímetros de altura em relação ao solo e ficam ligeiramente apontados para baixo.
Sua função é iluminar a pista em situações de baixa visibilidade, como a presença de neblina como o próprio nome da peça já sugere.
Seu uso não é permitido em casos em que não haja necessidade, por conta dele iluminar de baixo para cima, ofusca a visão de outros condutores que dirigem no sentido oposto.
É válido ressaltar que o contrário também não é permitido, usar as luzes para substituírem o farol de neblina quando é necessário, pois isso também atrapalha a visibilidade dos motoristas no sentido oposto.
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O farol de milha também faz parte do conjunto de faróis auxiliares e é adicional. Ele é instalado entre os faróis principais e tem um alcance de iluminação muito maior que os faróis originais, afinal seu objetivo é auxiliar na iluminação de longa distância.
Por conta do seu alcance e intensidade, eles precisam estar de acordo com a Resolução 227/07 do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran.
Outro fator importante é que sua cor deve ser branca e sua utilização só é permitida com a utilização dos faróis principais de luz alta.
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O pisca alerta só deve ser usado em como advertência, pois ele é destinado a indicar aos demais condutores da via que o veículo está parado ou em situação de emergência.
Geralmente, são luzes vermelhas que ficam piscando dentro do farol principal e são ativadas nesses momentos de necessidade ou atenção. Além disso, seu uso deve ser apenas em casos de falta de iluminação.
A DRL tem como objetivo melhorar a visibilidade do carro, mas não é para auxiliar o motorista que dirige e sim para que o veículo se torne perceptível para os outros condutores.
Ele pode ser usado substituindo o farol baixo nas rodovias, porém em via de dúvidas circule também com o farol baixo aceso na estrada.
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Cada tipo de farol, possui um tipo de lâmpada, com variedade na tonalidade, intensidade, potência, tamanho, entre outros.
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A lâmpada halógena é mais comum por causa do seu baixo custo de fabricação e reposição, além de ter uma vida útil extensa, de aproximadamente mil horas.
Ela emite uma luz branca, de tonalidade amarelada, expondo o motorista a menor exaustão ocular.
A lâmpada de LED, possui uma tecnologia que permite maior desempenho e durabilidade, além de ser a que menos esquenta durante o uso, garantindo ainda mais segurança para o condutor. Sendo assim, há menor risco de oxidação ou queima precoce deste acessório.
A lâmpada de xênon, ao contrário da halógena, não tem filamento e gera luz pela descarga de energia que atravessa o gás de xenônio.
Esse tipo de lâmpada costuma ser presente em carros de luxo, por possuir alta eficiência luminosa e alta temperatura de cor.
Porém, ela só é permitida somente quando vem original de fábrica, ou seja, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe o uso de kits de conversão para veículos que não possuem a tecnologia xênon original de fábrica – Resolução 384/2011.
Elas costumam ser usadas em:
Também são conhecidas pelos tipos D1S, D1R, D2S, D2R, D3S, D3R, D4S e D4R.
As lâmpadas de laser são pequenas, mas possuem uma iluminação quatro vezes maior que as de LED. Para quem vive na estrada, são as mais recomendadas, pois são perfeitas para iluminação à longa distância, tornando- se favorita dos viajantes.
Assim como a halógena, a lâmpada super branca também tem filamento metálico que depende de aquecimento para ser acionada.
É válido lembrar que o uso deste tipo de material depende da autorização prévia do Detran e estar com selo de aprovação do Inmetro.
A iluminação emitida por uma fonte de luz é denominada intensidade luminosa. Desse modo, a intensidade luminosa permite maiores tempos de reação: perigos e obstáculos podem ser detectados mais cedo e visualizados mais claramente.
O cone de luz é a iluminação emitida neste formato por um farol para uma iluminação visivelmente melhor da superfície da via.Por sua vez, esta característica garante uma viagem confortável e menos estressante.
A iluminação emitida de uma fonte de luz tem um comprimento de onda específico e, desse modo, uma cor específica também. A impressão da cor é criada por causa da incidência direta de luz no olho.
Um efeito de iluminação agradável e os contrastes mais fortes ajudam com a condução livre de fadiga e confortável.
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Quem determina o encaixe do farol é a lâmpada, mas é válido lembrar que o encaixe não interfere na luminosidade.
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Um farol é composto por vários itens, porém além de terem como objetivo principal garantir a visibilidade, trazendo segurança, as montadoras têm investido muito em seu design.
Um dos maiores responsáveis por estilizar um carro são as novas tecnologias e formatos dos faróis. Eles podem ser agrupados em blocos grandes, pequenos e até mesmo em linhas retas e curvas.
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