Se tem uma pergunta que não sai da cabeça da gente é “porque os carros no Brasil estão tão caros?”. Afinal um carro que custava R$ 50 mil reais a dois anos, atualmente está custando o dobro.
Os motivos para o aumento de preços dos carros no Brasil têm várias razões, já que muitas mudanças aconteceram no mundo inteiro nos últimos anos.
E os aumentos não são apenas veículos zero-quilômetro, mas também nos seminovos e usados.
Junto com o início da pandemia do COVID-19, o mundo foi atingido por um outro problema, a queda da economia. E o Brasil não ficou de fora, pelo contrário, o país sente em diversos setores, o aumento dos preços dos produtos.
Para entender o motivo dos altos preços e descobrir qual é a época mais indicada para isso continue a leitura.
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Fonte: https://www.disalconsorcio.com.br/
A gente já sabe que os carros no Brasil sempre tiveram um preço mais elevado, mas o que não estávamos acostumados era com os reajustes tão frequentes em seus valores.
Hoje, quem quiser comprar um automóvel novo tem que estar preparado para desembolsar uma boa quantia.
Atualmente, um veículo zero quilômetro está na faixa de R$ 50 mil, preço dos carros mais baratos do mercado atualmente, que são Renault Kwid e o Fiat Mob.
Nesse caso, o motivo está relacionado à alta do dólar, que fez com que o preço do real caísse, bem como a intensa crise de falta de componentes automotivos que impactou todas as montadoras ao redor do mundo.
Mas quais os principais influenciadores desse caos nos preços de veículos? Vamos listar alguns dos pontos cruciais para entender o porquê os carros no Brasil estão mais caros.
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A falta de semicondutores fez com que o número de carros produzidos diminuísse, e com uma menor quantidade de modelos produzidos, porém, com a mesma intensidade de procura, naturalmente os preços subiram. É a famosa lei da oferta e da procura.
Porém, a situação da alta dos preços dos carros no Brasil não está só ligada a isso, afinal os preços vêm subindo gradativamente há muitos anos.
A carga tributária, continua com a mesma alíquota desde 2002, mas elas também estão sendo responsáveis pelo alto preço dos carros no Brasil.
Segundo a Anfavea, após o cálculo do IPI, PIS/Cofins, ICMS, IPVA, IOF, os tributos chegam a 52% do valor total do veículo.
Cada veículo que sai do pátio da concessionária deixa com o governo 31% do seu valor. São quatro impostos e três deles são tributos federais:
Outro fator que tem elevado o preço dos carros é a implementação dos itens de série em todos os carros. Se antes ar-condicionado, vidros elétricos e direção hidráulica ou mecânica eram opcionais, agora todos contam com esse tipo de conforto. Até mesmo o sistema de posicionamento global (GPS) ou câmbio automático.
Não é possível comparar um carro “popular” hoje em dia com um do começo dos anos 2000. Atualmente, o mercado exige uma série de fatores que encarecem o preço final do produto, como por exemplo itens de segurança que são obrigatórios por lei.
Nos últimos anos, teve uma ascensão do número de vendas dos SUV’s.
Hoje, a margem de diferença de um hatch que antigamente era considerado mais básico, e um SUV está bem mais reduzida do que há anos atrás. Dessa forma, o consumidor nacional escolhe investir um pouco mais e garantir um modelo de categoria superior.
Não tem como fugir, o dólar tem pesado no preço dos carros no Brasil, com o dólar caríssimo e o real bastante desvalorizado.
De janeiro de 2020 a maio de 2021, a cotação do dólar subiu 29%. E isso não afeta apenas os modelos importados. Mesmo para os produtos fabricados aqui existem vários componentes que são importados, elevando o preço da transação.
As commodities também são diretamente afetadas pelo dólar, como o aço (que subiu 70% em 2020) e a resina plástica (derivada do petróleo). Outro movimento que existe é uma crescente inflação, como aponta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 8% registrado entre maio de 2020 e maio de 2021.
Muita gente achou que era só culpa da pandemia do Coronavírus, ela não é a única, mas tem uma grande parcela nisso.
Por conta da pandemia, criou-se uma desorganização. As commodities, aço, resinas plásticas e borrachas tiveram uma grande aumento.
Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando porque os carros seminovos também sofreram aumento, visto que já estão fabricados.
Mas, isso também é uma questão de oferta e demanda, afinal teve uma baixa nos estoques de lojas e concessionárias.
Dessa forma, há uma procura maior do que estoque disponível nas lojas, o que acaba gerando a alta no valor final dos carros usados.
Leia também: Como evitar a desvalorização do carro na hora da revenda.
Fonte: https://www.smartia.com.br/
Infelizmente não tem como fugir, quem deseja comprar um automóvel, vai ter que aprender a lidar os preços dos carros no Brasil, pois eles tendem a abaixar mais para o final de 2022, porém não muito.
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